terça-feira, 16 de outubro de 2012

CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ|MG


Núcleo Chapada do Lagoão

Aconteceu
- 02/10 - Articulação com as famílias para construção da tecnologia para tratamento de dejetos humanos - banheiro biocompostável a seco -, nas comunidades Santa Rita de Cássia e Tesouras de Cima.

- 04/10 - Reforma da estrutura física da Casa de Sementes da comunidade de Tesouras de Cima, finalizando os rebocos das paredes dos fundos. Toda a reforma foi feita na linha de construções sustentáveis, com reboco e pintura feita com terra natural.

- 08/10 - Conclusão do açude em parceria com um grupo de sete famílias da comunidade Tesouras de Cima, para armazenar água de chuva atendendo às necessidades do cultivo nos quintais e à criação de pequenos animais. Foram 50 (cinquenta) horas de trator, sendo 25 (vinte e cinco) delas articuladas entre o grupo.


- 10/10 - Doação de sementes crioulas feita por moradores da comunidade de Tesouras de Cima para a Casa de Sementes. Foram doados 4 kg de sementes, entre milho e feijão bico de ouro.

- 11/10 - Roda com o grupo responsável pela coordenação da Casa de Sementes, para criar diretrizes de gestão, visando ao bom funcionamento da Casa e cumprindo a missão de “guardião das sementes crioulas”.

Acontece
- Construção de um viveiro de mudas na comunidade Tesouras de Cima, integrado à Casa de Sementes, para potencializar a proteção às variedades de sementes crioulas e nativas da região. Essa ação incentiva e estrutura o plantio de árvores, contextualizando os princípios da permacultura, nosso esteio de sustentação.


Acontecerá
- 24 e 25/10 - Participação da Educadora Luciana Jardim em um evento sobre proteção da biodiversidade, realizado na cidade de Diamantina. Esse evento fortalece o conjunto de discussões e articulações em parceria com entidades locais.

- 30/10 - Cercamento em uma área de proteção permanente localizada na APA - Área de Proteção Ambiental - da Chapada do Lagoão. Esse local tem grande diversidade biológica, potencial de recarga dos lençóis freático e subterrâneo - através da absorção da água de chuva - e uma cobertura vegetal característica do bioma Cerrado. Essa iniciativa é de Sr. Zezé, cidadão comprometido com as causas ambientais.


EFA - Escola Família Agroecológica de Araçuaí

Aconteceu
- 03/10 - Oficina de permacultura na comunidade Macucos, com a participação de 17 (dezessete) alunos da Escola Antônio Vieira Lemes e 10 (dez) moradores locais. O encontro teve como objetivo principal discutir os princípios da permacultura e disseminar os conceitos que permitem maior diversidade e resistência aos ecossistemas naturais.
Durante a oficina reutilizamos garrafas PET para construção do jardim na escola.


- 04/10 - Entrega de 10 (dez) galinhas, 10 (dez) pintinhos e um galo à escola EFA. Esses pequenos animais fazem parte do PAIS, um sistema alternativo de trabalho, que gera renda e melhora a qualidade de vida das famílias.



- 10/10 - Práticas de permacultura no quintal de Senilo e Luciana, na comunidade Macucos, com participação de oito pessoas. Foram construídos dois círculos de bananeira e duas mandalas. Dois educadores do CPCD e uma aluna da EFA, Maria Santa, acompanharam as atividades.



Acontece
- 15/10 - Continuidade na construção do jardim, na Escola Antônio Vieira Lemes. Os alunos estão coletando as garrafas PET e pedaços de madeira nas casas das famílias e multiplicam os canteiros arredondados que deixam a horta mais bonita e mais fácil de ser cuidada.

Acontecerá
- 29/10 - Oficina de permacultura na comunidade Paredão. A aluna da EFA, Raissa, mobiliza as famílias para que o número de envolvidos seja ainda maior.


Núcleo Cruzinhas

Aconteceu
- 03/10 - Ampliação da produção de mudas no mini viveiro do Quintal Maravilha de Maria José, na comunidade Palmital. Foram produzidas 750 (setecentas e cinquenta) mudas de café, frutíferas e nativas. As mudas produzidas serão plantadas nos quintais, no início do período chuvoso.

- 08/10 - Três famílias da comunidade Aferidor foram presenteadas com a construção de açude. A água do açude será destinada à produção de alimentos.

- 10/10 - Criação de abelha jataí na casa de Maria Socorro. O grupo de Mães Cuidadoras iniciou a criação de abelha jataí com objetivo de aumentar a renda. A criação será ampliada gradativamente, destacando a produção de mel.

- 11/10 - Oficina comunitária com as crianças na casa de Rosiren, Mãe Cuidadora, na comunidade Taioba. Os presentes experimentaram a receita de mingau de jatobá. Contamos com a participação de oito crianças. A receita, alternativa, utiliza o jatobá - fruta típica da região.
Acontece

- 15/10 - Produção de alimentos orgânicos no quintal da Mãe Cuidadora Janinha, na comunidade Mucambo. Toda a família trabalha com a produção de hortaliças em escala, produzindo durante todo o ano. A produção de tomate orgânico é comercializada.




Acontecerá
- 18/10 - Oficina comunitária na casa de Neidir, na comunidade Gangorrinha, com a receita de sabão caseiro.

- 25/10 - Construção de cerca viva com erva cidreira, na casa da Mãe Cuidadora Áurea.

- 30/10 - Coleta de sementes com as crianças, na fazenda do Sr. Antônio.


Núcleo Alfredo Graça

Aconteceu
- 01/10 - Produção de hortaliças no Quintal Maravilha de Maria Nilma. O local é referência na produção sustentável, sempre consorciando mudas de café, abacaxi, hortaliças e mudas frutíferas. A produção do Quintal é vendida na comunidade.




- 03/10 - Participação do grupo de Mães Cuidadoras no Projeto Primavera, na Escola Estadual Hilário Pinheiro Jardim. Apresentação teatral e sorteio de 80 (oitenta) mudas de neem indiano e acerola para os participantes.



- 05/10 - Implantação do PAIS - Produção Agroecologica Integrada e Sustentável - no quintal de Isnaldo. O PAIS atenderá, diretamente, três famílias oferecendo horta, espaço agroflorestal e criação de pequenos animais.

- 09/10 - Atividade com o Jogo Carta da terra. O objetivo é fortalecer as discussões sobre o cuidado com o meio ambiente. Contamos com a participação de 32 (trinta e dois) jovens participantes do Projovem.

- 10/11 - Oficina de tinta de terra na comunidade. Seis espaços foram embelezados com as cores da terra. Essa tecnologia será replicada em 14 (quatorze) caixas de captação de água de chuva.




Acontece
- 15/10 - Doação de mudas frutíferas e nativas à comunidade e ao Programa “Uma Criança, Uma Vida”.




Acontecerá
- 17/10 - Cinema Itinerante na comunidade de Alfredo Graça.
- 25/10 - Oficina de reciclagem no Centro Comunitário, com o grupo de Mães Cuidadoras, para confecção de arranjos de flores utilizando garrafas PET.


Núcleo Olinto Ramalho
Aconteceu
- 01/10 - Folia da Água, na comunidade Banco do Setúbal, com a participação de 80 (oitenta) pessoas, um sanfoneiro e três violeiros. Josino Medina também esteve presente e animou bastante a folia! Durante o evento, as crianças apresentaram peças retratando a coleta seletiva e o grupo de mães apresentou o teatro sobre o meio ambiente. Na oportunidade, foram distribuídas 30 (trinta) mudas de neem indiano e 25 (vinte e cinco) mudas de maracujá.

- 02/10 - Dona Marizete, da comunidade São João do Setúbal, doou ao Ser Criança, aproximadamente, 15 Kg (quinze quilogramas) de limão galego.

- A adubação orgânica contribui significativamente para o aumento da produtividade. Algumas verduras da horta da Mãe Cuidadora Ilda são doadas aos vizinhos.

- 03/10 - Doação de 27 (vinte e sete) mudas, entre acerola, jaca, graviola, amora e outras, ao Programa “Uma Criança, Uma Vida.”

- 06/10 - As famílias beneficiadas com o PAIS - Produção Agroecológica Integrada Sustentável -, da comunidade São João do Setúbal, produzem hortaliças e as comercializam na Feira Livre da cidade de Araçuaí. Essa nova tecnologia proporciona aos agricultores o aumento na renda familiar.


- 10/10 - Palestra sobre a Saúde da Mulher, realizada no cinema Luz da Lua. O encontro teve como objetivo orientar as mulheres sobre a importância da realização anual de exames ginecológicos para prevenção de doenças. Na oportunidade, foram esclarecidas várias dúvidas e indicados os locais de atendimento. 90 (noventa) mulheres estiveram presentes.

Acontece
- 15/10 - Produção de 100 (cem) mudas frutíferas, com as crianças da Escola Municipal São Roque. As mudas serão doadas ao Programa “Uma Criança, Uma Vida.”


- Oficina comunitária na casa de Carmelita, com a produção de sabão caseiro e torta de talos. A oficina teve como objetivo reaproveitar as sobras de gordura e os talos das verduras. Participação de 17 (dezessete) pessoas.

Acontecerá
- 17/10 - Pintura com tinta de terra nas cisternas de placa de Antônia, na comunidade Cemitério de Adão, e no banheiro de Maria de Lourdes, em São João do Setúbal.

- Utilização dos Jogos Algibeira Ambiental e Quintal Maravilha, com as crianças da comunidade Barra do Gravatá e Vargem João Alves.


CAMINHO DAS ÁGUA - em foco -

- Entrega de 60 (sessenta) galinhas, 60 (sessenta) pintos e seis galos à tecnologia PAIS - Produção Agroecológica Integrada Sustentável, com a proposta de aumentar a geração de renda das famílias.

- Foram realizadas visitas técnicas às comunidades de Cruzinhas e Chapada do Lagoão para levantamento de fatores biofísicos do solo para construção de açudes e/ou barragens para armazenamento de água de chuva. Esse acompanhamento foi realizado com a consultoria do Engenheiro Agrônomo Carlos André.

Nenhum comentário: