quarta-feira, 19 de setembro de 2012

SER CRIANÇA - ARAÇUAÍ|MG


Aconteceu 
- 03/09 -  Representação teatral da música “Lavadeira”. As crianças vestiram-se como os personagens da música e, com muita criatividade e alegria, encantaram a todos na roda. 

- 03/09 -  Realização de rodas individuais, com a intenção de incentivar os participantes a reconhecerem a importância do respeito ao próximo. Na oportunidade, foram lidos textos reflexivos, poesias e várias músicas foram cantadas, alegrando o ambiente. A partir dessas rodas, as crianças participam melhor das atividades, tornando o cotidiano do projeto mais tranquilo e prazeroso. 

- 04/09 - Construção de MDI - Maneiras Diferentes e Inovadoras - para a roda grande, favorecendo uma maior interação entre os participantes.  

- 04/09 - Clube do Vídeo com a equipe do CPCD. O filme exibido, “Uma Chance para Viver”, mostra a luta de um professor universitário, que tenta achar a fórmula certa para atrair o carinho e a atenção de seus alunos. 


- 05/09 - Oficina sustentável reaproveitando os retalhos. Os grupos “Matematizando Ideias” e “Borboleta Pequenina” confeccionaram lindos palhacinhos de pano. 



- 06/09 - Alunos e professores da Escola Estadual Leopoldo Pereira vieram conhecer o projeto e participaram da roda grande. Várias brincadeiras, cantoria e muita alegria animaram os presentes. Realizaremos na escola novas oficinas de música e percussão. 

- 10/09 -  Avaliação sobre as atividades desenvolvidas na cozinha. Fizemos alguns combinados para melhorar, cada vez mais, a qualidade da nossa alimentação. A roda foi muito produtiva; todos deram sugestões importantes.  


- 10/09 -  O grupo “Matematizando Ideias” participou da Cozinha Experimental e fez doce de mamão. Essa ação favorece a interação entre crianças e Educadores.  



- 31/09 -  Visita do grupo de alunos do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG. Os jovens vieram conhecer o CPCD e fazer um trabalho de pesquisa sobre nossos projetos. 


Acontece 
- 15/09 a 01/10 -  Viagem do Coro Meninos de Araçuaí a Barbacena para ensaiar e provar o figurino do espetáculo. Depois de duas semanas de ensaio, os jovens irão a São Paulo para apresentarem-se juntamente com Milton Nascimento. 

- 17/09 -  Oficina de percussão, com o Educador Yuri. Durante as oficinas, as crianças assistirão a vídeos-documentários sobre os instrumentos e o desenvolvimento de técnicas rítmicas. 


- Todos os dias, cada grupo é responsável por trazer, para a roda grande, algo que a deixe mais participativa e prazerosa. Assim, textos e histórias são contados. As músicas também alegram o momento.  



- Amigo Carinhoso é mais uma atividade bem aceita entre as crianças. Todas elas sentem-se à vontade para escrever bilhetes carinhosos, frases, poesias, músicas, rimas, entre outras coisas. A intenção é despertar a afetividade entre as crianças.  

Acontecerá 
- Reunião de planejamento e avaliação das atividades desenvolvidas - quinzenal e mensal. 

- 19/09 - Cortejo e apresentação dos bois Menino e Manhoso na Escola Estadual Manuel Fulgêncio. 

- 20/09 - Encontro de pais. Na oportunidade, trabalharemos o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA.  

Nenhum comentário: