segunda-feira, 20 de agosto de 2012

CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ|MG


Núcleo Alfredo Graça

Aconteceu
- 02/08 - Implantação do Projeto Pais (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável) no quintal de “Seu Beu”, na Comunidade de Alfredo Graça.

- 03/08 - Pedagogia do biscoito, com participação de 25 crianças do 2º ano, da Escola Estadual Hilário Pinheiro Jardim. O objetivo desta atividade foi trabalhar a aprendizagem de forma lúdica.

- 08/08 - Doação de 2 kits de café para a Senhora Maria e o Senhor Itamar, num total de 24 mudas. Os kits de café foram plantados, nos quintais, com objetivo de ampliar o plantio.

- 10/08 - Visita do engenheiro-agrônomo, Carlos, ao Morro “Para Terra”, com finalidade de avaliação do processo de recuperação da vegetação, após a construção dos canais de infiltração.

- 10/08 - Oficina de construção de vassouras usando garrafa PET. A atividade aconteceu, no Centro Comunitário da Comunidade, com o grupo de Mães Cuidadoras, os Guardiões das Águas e a comunidade. No total, participaram 20 pessoas e foram produzidas 7 vassouras.

- 11/08 - Roda de contação de histórias, com a participação de 12 crianças, na Escola Municipal “Brincando e Aprendendo”.

Acontece
- 16/08 - Os primeiros resultados do kit café já estão produzindo frutos. Mudas de café foram doadas, pelo Sítio Maravilha, em 2008, para os Quintais Maravilha, no Núcleo Alfredo Graça. A produção está sendo usada pela própria família.

Acontecerá
- 17/08 - Construção de 3 (três) “canteiros mandalas” utilizando garrafa PET, nas casas de Suzana, Marilda e Isaías.

Núcleo Olinto Ramalho

Aconteceu
- 01/08 a 03/08 - Reaplicação da Tecnologia Social PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável), no Quintal Maravilha de Lina. Essa nova tecnologia beneficiará 2 famílias, com a proposta de aumentar a renda familiar e diversificar o cultivo de hortaliças e a criação de pequenos animais.



- 06/08 - Piquenique na beira do Rio Setúbal, com participação de 25 crianças. Nesse dia, houve contação de estórias e as crianças brincaram de roda, “toca do coelho” e “faça assim”. Essa atividade teve como objetivo promover a interação entre as crianças.

- Neuza Borges, da Comunidade Olinto Ramalho, é um exemplo de vida para as pessoas. Ela está comercializando, na feira livre, aos sábados, na cidade de Araçuaí, os produtos orgânicos produzidos, no quintal, como: hortaliça, urucum, ovos de codorna, ovos caipira, tempero moído, rapadura, melado. Nessa oportunidade, ela também distribuiu mudas de “neem indiano” produzidas, por ela mesma, em garrafas PET e sacolas plásticas.

- 09/08 - Oficina comunitária na creche da Comunidade Banco do Setúbal, com a produção de suportes de panelas, revestimentos em garrafas, confecção de sacolas usando a fibra da bananeira, com a proposta de potencializar os recursos naturais existentes.

- 15/08 - Construção dos jogos ambientais “Quintal Maravilha” e “Algibeira Ambiental”, na creche da Comunidade Banco do Setúbal.

Acontece
- 16/08 - Atividades com as crianças usando os jogos ambientais, na casa de Maria Vieira.

- Construção do “banheiro seco” nas casas de Armelina, em São João do Setúbal, e de Iralice Guedes, no Banco do Setúbal.



Acontecerá
- 17/08 - Feira de Economia Solidária, com o grupo de Mães Cuidadoras, na igreja da Comunidade São João do Setúbal, com participação da comunidade.

- Mutirão de limpeza, no Rio Setúbal, com participação da comunidade.

Chapada do Lagoão

Aconteceu
- 01/08 - Roda de bate papo sobre a APA (Área de Preservação Ambiental), na Chapada do Lagoão, com a meninada do Projeto Ser Criança. Debaixo de um pé de pequi, Seu Zezé e Silvano, moradores locais, falaram sobre o potencial existente na Chapada, dando ênfase para as plantas medicinais, que são de suma importância para a vida de todas as pessoas que moram na região.

- 06/08 - A Unidade Operacional da Visão Mundial, no Vale do Jequitinhonha, organizou um encontro sobre Banco de Sementes, no centro da Associação dos Moradores e Amigos de Itinga - AMAI. O principal objetivo foi trocar experiências sobre os bancos de sementes, que vem sendo implantados na nossa região. Na oportunidade, fizemos alguns encaminhamentos, com intuito de fortalecer a rede através de diagnósticos e mapeamentos das ações que já acontecem. Participaram 28 pessoas, entre agricultores e representantes das entidades locais de Araçuaí, Itinga, Caraí e Ponto dos Volantes.

- 14/08 - Visita a propriedade de Nélio Ferreira, na Comunidade Córrego Jacuba, com objetivo de conhecer as nascentes que serão cercadas. Para nossa alegria, existem seis nascentes, sendo que duas delas têm grande quantidade de água, que é usada para o consumo de toda a família.



Acontece
- Reunião da APA (Área de Preservação Ambiental), no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Araçuaí, para seleção de novos conselheiros do grupo gestor, que é constituído por representantes das comunidades e entidades não-governamentais presentes no município de Araçuaí.

Acontecerá
- 17/08 - Oficina com tinta de terra na Comunidade Tesouras de Cima. Juntamente com os moradores, vamos finalizar as pinturas pelo lado de fora da casa de sementes.

- 27/08 - Oficina com tinta, na casa de sementes do Senhor Valteir, Município de Itinga. Esta ação acontecerá em parceria com a Cáritas Diocesana de Araçuaí, CPCD e moradores da Comunidade Caldeirão.

- 30/08 - Construção do banheiro seco, na casa de Seu Antônio, na Comunidade Santa Rita de Cássia. Seu Antônio já participou de várias oficinas de permacultura, no Sítio Maravilha, e, empolgado com o banheiro, já incentiva a família sobre como usar o mesmo de maneira correta.

Núcleo Cruzinhas

Aconteceu
- 01/08 - Aumento da produção do Quintal Maravilha da Mãe Cuidadora Janinha, da Comunidade Mucambo. A partir da elaboração do MDI (Maneiras Diferentes e Inovadoras) com a dimensão satisfação econômica, as famílias ampliaram a produção de hortaliças, que são vendidas em Araçuaí, Engenheiro Schnoor e Cruzinhas. Com a venda de produtos orgânicos, as famílias conseguem aumentar a renda e melhorar a qualidade da alimentação da família.



- 03/08 - Oficina comunitária, na casa de Zene, com a produção de xarope de umbigo de banana, com participação de 18 pessoas. A produção foi dividida entre os participantes.

- 07/08 - Construção de um viveiro de mudas, no quintal de Maria José. O espaço foi destinado à produção de mudas frutíferas, nativas, sendo mais um local de troca de aprendizagem e experimentos com toda a comunidade.

- 09/08 - Criação de espaço de agrofloresta, no Quintal Maravilha de Maria do Socorro, consorciando mudas frutíferas e nativas. Foram plantadas 44 mudas, entre jaca, mamão, maracujá, abacate, corante e angico.

Acontece
- Oficina de produção de brinquedos reciclados, na casa de Lidiane, Comunidade Palmital.

Acontecerá
- 17/08 - Cinema itinerante, na tenda de farinha, da Comunidade Palmital, com o filme “Os Smorfes”.

- 24/08 - Oficina para construção de filtro de purificação de água, na casa da Mãe Cuidadora Zene, na Comunidade Pequi.

EFA - Escola Família Agroecológica de Araçuaí

Aconteceu
- Participação das estagiárias Jaqueline e Jeane, nas atividades dos Quintais Maravilha da Olinto Ramalho. Juntamente com as Mães Cuidadoras e moradores, as estagiárias participaram, também, da construção de um viveiro de mudas, da construção do PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável) na casa de Dona Lina e de rodas de avaliações. As trocas de experiência têm como objetivo contribuir com a formação dos alunos e ao mesmo tempo fazer com que eles se envolvam no processo de transformação das comunidades.

- 01/08 - Reunião com monitores da EFA (Escola Família Agrícola) e grupo de alunos, que fazem parte da Associação de Alunos. O encontro teve como objetivo realizar um planejamento baseado em uma campanha de preservação e conscientização ambiental, que acontecerá em algumas comunidades.

- 03/08 - Apresentação sobre a APA (Área de Proteção Ambiental), para a turma de alunos do 1º ano. A ideia foi provocar os mesmos para contribuírem com ações práticas e coerentes capazes de impactar positivamente a vida das pessoas, além de discussão sobre a fauna e a flora em torno da Chapada do Lagoão.

- 10/08 - Mutirão de limpeza na Comunidade Baixa Quente, com participação de 52 pessoas entre alunos, equipe Caminho das Águas e monitores da EFA (Escola Família Agrícola). Dois caminhões de lixo foram retirados das ruas, grotas e beira do Rio Calhauzinho.




Durante o mutirão, panfletos com frases significativas sobre o meio ambiente foram distribuídos para que as pessoas pudessem contribuir com um lugar melhor de se viver.

- Apresentações de teatros, vídeos, filmes, músicas e exposição dos trabalhos dos alunos na quadra esportiva da Comunidade Baixa Quente. No encontro, tivemos a participação da Polícia Ambiental, Agente de Saúde, representante do pró-jovem e Associação de Pais da Escola. O evento teve como objetivo provocar os moradores para participarem do mutirão de limpeza, em prol de uma comunidade mais limpa e saudável.

Acontece
- Entrega de 50 mudas frutíferas para serem plantadas, nos locais onde é implantado o PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável), o qual incentiva a diversificação da produção, evita o desperdício de alimento, água, energia e tempo, além de promover a melhora da qualidade de vida na agricultura familiar.

Acontecerá
- 28/08 - Visita, na casa do estudante Leonardo, na Comunidade Tesouras de Cima, para início do planejamento das oficinas comunitárias. O aluno tem grande interesse em realizar ações conjuntas, com base na permacultura, que possam contribuir com um planeta melhor de se viver.

CAMINHO DAS ÁGUA - em foco -

Acontece
- Oficinas para construção de viveiros de mudas, nos núcleos Olinto Ramalho, Cruzinhas e Alfredo Graça, com a equipe de Mães Cuidadoras e alguns moradores das comunidades, a fim de aumentar a quantidade de mudas frutíferas e diversificar as espécies nativas.

Nenhum comentário: