sexta-feira, 20 de julho de 2012

SER CRIANÇA - ARAÇUAÍ|MG

Aconteceu
- 30/06 -
Quintal Maravilha na casa da educadora Paula, com a participação dos peruanos Daniel e Pedro. Na oportunidade, construímos um canteiro para plantio de ervas medicinais, um laguinho e bordadura com garrafas PET nas plantas frutíferas.


- 02/07 - Té, nossa Mestra da cozinha, animou a roda grande ensinando a cantiga da “Nega do Mané Joaquim”. Té aprendeu essa canção com sua mãe e quis ensiná-la à criançada.
 
- 04/07 - Oficina de brincadeiras na Praça do Fórum, com a participação de crianças e adolescentes. Os participantes brincaram de casinha, jogaram vôlei, futebol, pularam corda e usaram os jogos dos bornais da Aprendizagem e Ambiental.

- 05/07 - Em mais um encontro, os pais apreciaram o trabalho realizado com as crianças durante o último mês. Numa roda de avaliação, as crianças tocaram viola e tambores, cantaram e apresentaram danças culturais e teatros ambientais. O encontro foi muito rico e os pais ficaram orgulhosos com o resultado.
 
- 06/07 - Roda com muita cantoria, batuque, brincadeiras e alegria. O Educador Yuri também deu um “show”, contando piadas e histórias.

- 07/07 - Eloísa, Socióloga, especialista em Economia Sustentável e professora da Universidade de Buenos Aires, e Lolita, professora da Universidade Federal de Lavras, vieram conhecer os projetos do Araçuaí Sustentável. Na oportunidade, elas participaram de uma Feira promovida pelos Educadores do CPCD. Essa feira tem como objetivo despertar nos grupos a economia solidária, estimulando o uso de moeda social.


 -14/07 - Reunião de Educadores para programação da Colônia de Férias. O tema deste ano será “Colônia Ambiental”.
 
- 14/07 - Primeiro jogo dos meninos do Projeto Ser Criança pelo Campeonato Copa Escola, promovido pela Prefeitura Municipal. O jogo aconteceu no Ginásio Poliesportivo de Araçuaí.

Acontece 
- O grupo Furundum ensaia o texto “Céu de Passarinho”, de Carlos Brandão. O texto poético e ambiental fará parte das atividades desenvolvidas na Colônia de Férias.
 
- Construção de pipas com os grupos “Estrelar” e “Rouxinol”.
 
- O futebol está cada vez mais animado! As crianças brincam mais e brigam menos, aprendendo maneiras diferentes de jogar o futebol reverso, cumprindo melhor os combinados e divertindo-se com prazer.
 
- O trabalho com Josino proporciona maior interação e apropriação das crianças pela cultura popular. Meninos e meninas gostam de tocar, dançar e cantar batuques, repentes, cantigas, sempre trazendo inovação às rodas.

- Roda de avaliação sobre o futebol, realizada às sextas-feiras. Durante a roda, os participantes pontuam os avanços e as dificuldades da semana, sempre melhorando a atividade.
 
- Treino dos meninos do Futebol para o Campeonato Copa Escola de Araçuaí.
 
- Desenhos feitos pelas crianças para ilustrar as receitas sustentáveis que farão parte do Livreto de Receitas do Projeto Arassussa.

Acontecerá
- 17 a 27/07 - Colônia de Férias. Algumas atividades serão desenvolvidas na Rua Olaria, adotada pelo projeto no bairro Esplanada.

Nenhum comentário: