sexta-feira, 20 de julho de 2012

CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ

Núcleo Olinto Ramalho

Aconteceu
- 01/07 -
Construção do 2º filtro de purificação de água na casa de Lina, na comunidade Vargem João Alves. A oficina foi ministrada pelo Sr. Miro Barreto e contou com a participação do grupo de Mães Cuidadoras, além de quatro pessoas da comunidade que já possuem cisternas de placas. Para fazer a montagem, foram usadas pedras de tamanhos diferenciados, areia, funil e um pedaço de sombrite. Todo esse material foi encontrado na própria comunidade.
 
- Oficina comunitária com a produção de doce de coco na casa de Emilia, com a participação de 17 (dezessete) pessoas. A comunidade doou 20 (vinte) litros de leite e 05 (cinco) cocos. A produção foi dividida entre os participantes.
 - 10/07 - Visita da educadora Juliana Jardim, estudante de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, à casa de Lina Lúcia. Juliana veio participar das práticas de permacultura que são realizadas nos quintais. Na oportunidade, a educadora presenciou a montagem da pilha de composto feito de insumos humanos e a fabricação de biofertilizante e repelente.

Acontece
- Montagem do 3º e 4º filtro de purificação de água na casa de Rosa e Fatinha, na comunidade Banco do Setúbal.


 - Reaplicação da 5ª Tecnologia Social PAIS - Produção Agroecológica Integrada Sustentável, realizada na casa de Lina Lúcia, em Vargem João Alves.

- 17/07 - Oficina da Feira Econômica Solidária. A atividade foi realizada na creche da comunidade Banco do Setúbal e contou com a participação do grupo de Mães Cuidadoras.

Acontecerá
- 23/07 -
Análise das cisternas de placas e do Rio Setúbal, na comunidade São João.
 
- 26/07 - Oficina de fibra de bananeira, na casa de Emilia, na comunidade Olinto Ramalho. Na oportunidade, a Mãe Cuidadora Fatinha ensinará a fazer um lindo suporte de panela.

Núcleo Alfredo Graça

Aconteceu
- 02/07 -
Feira Solidária com o grupo de Mães Cuidadoras e Guardiões das Águas, realizada no Centro Comunitário. Na feira, pode-se trocar a moeda social, que substitui o dinheiro formal, permitindo a criação de um novo mercado onde produtores e consumidores satisfazem mutuamente suas necessidades sem o uso do dinheiro.
 
- 04/07 - Atividade com as crianças no Centro Comunitário, com o jogo “Moeda Ambiental”. 12 (doze) crianças brincaram e aprenderam um pouco mais sobre práticas de permacultura e sustentabilidade.

- 05/07 - Pedagogia do Biscoito com alunos da Escola Municipal Brincando e Aprendendo. Participação de 18 (dezoito) crianças.


 - 11/07 - Roda de viola na comunidade de Alfredo Graça, com a participação do grupo de batuque da comunidade Córrego das Velhas. 112 (cento e doze) pessoas estiveram presentes. Na oportunidade, o grupo de jovens apresentou danças e músicas da cultura local.
 
- 16/07 - Produção de mudas nos mini-viveiros. Dessa forma, podemos arborizar a comunidade, realizar trocas com outros núcleos e doar mudas ao Programa “Uma Criança, Uma Vida”.
 
Acontece
- 17/07 -
Cinema Itinerante em Alfredo Graça. Exibição do filme “Lanterna Verde”.
 
Acontecerá
- 18/07 e 19/07 -
Oficina de monitoramento da água na comunidade de Alfredo Graça.
 
- 23/07 - Construção de viveiro comunitário no Quintal Maravilha de Maria Aparecida.


Núcleo Cruzinhas

Aconteceu
- 01/07 -
Mães Cuidadoras e Guardiões das Águas analisaram a água de cinco cisternas de placas e três reservatórios de água que abastecem as famílias e os animais da comunidade Palmital. Felizmente, a água analisada não apresentou contaminação.

- 03/07 - Atividade com os jogos da Algibeira Ambiental, realizada no quintal de Maria José, na comunidade Palmital. As 10 (dez) crianças presentes aprenderam de forma divertida a importância da preservação ambiental.


- 08/07 - Dia da Reciclagem com as crianças da Escola Professora Maria Gema. Os alunos trocaram todo o material recolhido por mudas frutíferas.
 
- 16/07 - Roda de viola na Casa de Farinha da comunidade Palmital, com a participação do sanfoneiro Luiz, da comunidade Alfredo Graça. 100 (cem) pessoas participaram do evento. Depois da roda, o time de campo apresentou teatros e recitou poemas.
 
Acontece
- 17/07 - Reaplicação do apiário na casa de Delma, na comunidade Mucambo. O objetivo é gerar renda às famílias envolvidas.
 
Acontecerá
- 18/07 - Montagem do filtro de purificação de água na casa de Zene, na comunidade Pequi.
 
- 23/07 - Oficina comunitária com a produção de sabão e xarope caseiro.

EFA - Escola Família Agroecológica de Araçuaí

Aconteceu
- 03/07 -
Roda de conversa com alunos das turmas do 2° e 3° ano do Curso Técnico de Agricultura. Na oportunidade, discutimos propostas de ações conjuntas, que serão aplicadas nas comunidades onde os alunos atuam.


- 05/07 - Seleção dos livros para montagem das Algibeiras Educativas que serão disponibilizadas à EFA. Os livros, cartilhas e apostilas abordam os cuidados e ações que podem ser feitos com o solo, água, animais, sementes e a vida como um todo.
 
Acontece 
- Participação dos alunos nas atividades do Sitio Maravilha, com objetivo de aprofundar seus conhecimentos em práticas alternativas de cuidado com o meio ambiente. Essa semana, o Sitio conta com o trabalho de três estagiárias.
 
Acontecerá 
- 26/07 - Visita à casa do aluno Breno Ramalho, na comunidade Vagem João Alves. No encontro definiremos algumas práticas de permacultura iniciando as construções dos Quintais Maravilha nas casas dos alunos.

Núcleo Chapada do Lagoão

Aconteceu
- 03/07 a 06/07 -
Encerramento das construções das caixas de captação de água da chuva na casa de Lucas e Dona Terezinha, na comunidade Lapinha. As famílias beneficiadas já iniciaram a troca da “moeda ambiental” reutilizando as garrafas PET que estavam no quintal e realizando pinturas com tinta e terra.

 - 10/07 - Visita às nascentes de Sr. Martin e Cristovão para filmar imagens que serão usadas no vídeo “Caminho das Águas”.

- 12/07 - Pintura com tinta de terra no banheiro seco da casa de Sidinália. Ela usou a terra branca para deixar as paredes mais bonitas!

Acontece
- Mutirão de moradores da comunidade Tesouras de Cima para encerramento do trabalho manual feito no local da construção da barragem comunitária. O grupo “levanta” as paredes de cimento que sustentarão o aterro feito com o trator.

Acontecerá
- 18/06 - Construção de adobe natural na casa de Sr. Antônio, na comunidade Santa Rita de Cássia. Os adobes serão usados para construir o banheiro seco que tem como objetivo economizar água e, ao mesmo tempo, aproveitar os resíduos sólidos como adubo orgânico, evitando a contaminação do meio ambiente.
 
- 19/07 - Cinema Itinerante na comunidade Tesouras de Cima. Exibição do filme “Menino da Porteira”.
 
- 25/07 - Cercamento das nascentes de Iran e José Vaqueiro, na comunidade Jacuba. Quatro bolas de arame e três quilogramas de grampos foram entregues às famílias para proteger as nascentes do pisoteio de animais e recuperar a vegetação nativa.



CAMINHO DAS ÁGUA - em foco -

Aconteceu
- Visita da equipe do Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas - CAA - aos projetos do CPCD, para conhecer as ações realizadas, trocar experiências e articular maneiras eficientes que fortaleçam a vida do homem no campo.
 
- Visita dos educadores peruanos Pedro e Daniel aos projetos do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento. Durante duas semanas, os visitantes conheceram nossas atividades e ficaram impressionados com os resultados alcançados. A intenção é levar ao Peru o modelo aprendido no CPCD e aplicá-lo nos projetos sociais desenvolvidos pelo país.

Nenhum comentário: