segunda-feira, 17 de outubro de 2011


CAMINHO DAS ÁGUAS ‐ ARAÇUAÍ/MG

Núcleo Cruzinhas

Aconteceu
‐ 03/10 ‐
Construção de 18 (dezoito) leiras de galhos secos, na comunidade de Palmital. O objetivo é minimizar a entrada excessiva de água, no quintal, no período das chuvas.

‐ 07/10 ‐
Plantio de mudas de abacaxi consorciadas com mudas de café, no quintal da casa de Judite. Ao todo, foram plantadas 250 (duzentas e cinquenta) mudas, garantindo o aumento na produção de alimentos.

‐ 10/10 ‐ Reaproveitamento de 200 (duzentas) garrafas pet, no jardim da casa de Rossânia. O objetivo é embelezar e harmonizar a casa, evitando que as garrafas sejam jogadas no lixo. 15 (quinze) mudas de rosa e pingo de ouro foram plantadas no jardim. Cinco crianças participaram da atividade.

‐ 13/10 ‐ Mutirão de Limpeza em Cruzinhas, com a participação de 15 (quinze) pessoas. Duas lixeiras feitas de cipó foram colocadas em pontos estratégicos da praça, deixando a comunidade mais limpa e bem cuidada.

‐ 14/10 ‐
Clube do Vídeo com a equipe de campo, na casa de Áurea. Assistimos ao filme “Amigos para
  Sempre”.

Acontece
‐ 17/10 ‐
Grupo de produção, na casa de Zene, na comunidade Pequi. Na oportunidade, as mulheres se reúnem para fazer sabão de sebo e de sobras de gordura.

Acontecerá
‐ 19/10 ‐
Cinema Itinerante, na comunidade Gangorrinha. O filme exibido será “Viagem ao Centro da Terra”. Vídeos feitos pelos meninos do Cinema também serão exibidos, incentivando a comunidade a cuidar melhor do meio ambiente.

‐ 22/10 ‐ Roda de viola na casa de Valdívia, na comunidade Pequi, com apresentações de danças, teatros e músicas da nossa região.

‐ 28/10 ‐
Dia de Beleza com as crianças da comunidade Mucambo. A atividade melhora a autoestima e o entrosamento entre as crianças.

Chapada do Lagoão

Aconteceu
‐ 03 a 06/10 ‐
Construção de adobes naturais na comunidade Tesouras de Cima. 1000 (mil) adobes foram feitos e serão usados na construção dos banheiros compostáveis a seco.



‐ 07/10 ‐ Início das escavações para construção das caixas de captação de água da chuva, na comunidade Tesouras de Cima. Ao todo, três buracos já foram perfurados.

Acontece
‐ 17/10 ‐
Reunião com as famílias das comunidades Girau e Malhada Preta, para seleção dos beneficiários do kit “Casa Maravilha” ‐ banheiro seco, caixa de captação de água da chuva e práticas de permacultura. Cada família beneficiada com o kit tem o compromisso de cuidar do meio ambiente.

‐ Cercamento das nascentes, com o objetivo de proteger a mata nativa e preservar os corpos hídricos existentes.




Acontecerá
‐ 18/10
‐ Reunião da APA, com a participação dos conselheiros e entidades parceiras. O encontro será na comunidade Santa Luzia do Tombo para facilitar a participação dos moradores locais.

‐ 20 e 21/10 ‐
Oficina de monitoramento da qualidade da água, realizada na Escola São Vicente, na comunidade Malhada Preta. A oficina será ministrada por Carlos André, da Visão Mundial. O objetivo principal é capacitar os novos Vigilantes da Água da Chapada do Lagoão.

Núcleo Alfredo Graça

Aconteceu
‐ 03/10 ‐
Mutirão de plantio, com os alunos da Escola Estadual Hilário Pinheiro Jardim. O projeto Caminho das Águas doou 10 (dez) mudas de nim indiano e 20 (vinte) mudas frutíferas. Todos os alunos participaram do plantio, aprendendo um pouco mais sobre a importância de se preservar o meio ambiente. As mudas foram plantadas na horta da Escola.

‐ 05/10 ‐ Participação das educadoras Edilúcia e Viviane na reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araçuaí, em Carbonita.

‐ 13/10 ‐ Cinema Itinerante, na comunidade Engenheiro Schnoor, com a participação de 70 (setenta) pessoas. Exibimos o filme “Rio”.

‐ 13/10 ‐
Gincana com as crianças, no Centro Comunitário, em parceria com a Associar, em comemoração à Semana da Criança. Durante a atividade, 25 (vinte e cinco) crianças divertiram‐se e aprenderem muitas coisas novas.

Acontece
‐ 14/10 ‐
A comunidade Alfredo Graça doou várias mudas ao Programa “Uma Criança, Uma Vida”. Foram doadas 100 (cem) mudas de goiaba, acerola, graviola e figo.

‐ 17/10 ‐
Plantio de 20 (vinte) mudas de urucum, na horta da Escola Estadual Hilário Pinheiro Jardim. A proposta é estimular o plantio de mudas frutíferas, aumentando a produção de alimentos e garantindo uma alimentação saudável às crianças.

Acontecerá
‐ 19/10 ‐
Oficina comunitária ‐ Produção de sabão caseiro, na casa da Mãe Cuidadora Suzana.

‐ 25/10 ‐
Cinema Itinerante na praça da comunidade de Alfredo Graça.

Núcleo Olinto Ramalho

‐ 06/10 ‐ Oficina comunitária na Casinha de Cultura, na comunidade Lagoa dos Patos, com a participação de 15 (quinze) pessoas. Nesse dia, os participantes produziram flores e sacolas feitas de retalhos de pano. A proposta é reaproveitar os retalhos e valorizar o artesanato local.

‐ 07/10 ‐ Passeio ecológico na beira do Rio Setúbal, com a participação de 21 (vinte e uma) crianças da comunidade Cemitério de Adão. Debaixo da mangueira, realizamos uma contação de histórias, cantamos músicas de roda e brincamos com os jogos ambientais.




‐ 10/10 ‐ Cinema Itinerante, na creche da comunidade Banco do Setúbal. 45 (quarenta e cinco) pessoas assistiram ao filme “Menino da Porteira”. Depois da sessão, distribuímos 40 (quarenta) mudas de “pinhão manso”.

Acontece
‐ Visita de educadores e produtores da cidade de Raposos à comunidade São João do Setúbal e aos Quintais Maravilha de Dona Marizete e Dona Fatinha. Os visitantes desejam conhecer as ações sustentáveis promovidas pelo CPCD.

Acontecerá
‐ 19/10 ‐
Piquenique e roda de contação de histórias com as crianças, no quintal de Dona Beta, em São João do Setúbal.

‐ 26/10 ‐ Cinema Itinerante na creche da comunidade Vargem João Alves, com exibição do filme “Menino da Porteira.”

‐ Produção de mudas nativas, frutíferas e Clube do Vídeo com as crianças e adolescentes, na casa de Maria Emilia Barbosa.

COOPERATIVA DEDO DE GENTE

‐ FABRIQUETAS DE ARTESANATO ‐ ARAÇUAÍ/MG

Aconteceu
‐ A Fabriqueta Serralheria produziu 120 (cento e vinte) unidades da coleção “mulheres do Vale”. As unidades serão enviadas a CEF, em Brasília.

‐ 03 a 05/10 ‐
Participação da Cooperativa no 3º Salão Especial de Artesanato 2011, realizado na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte. Mais uma vez, conquistamos novos admiradores e fizemos bons negócios.

‐ Recebemos os primeiros exemplares de livros para montarmos nossa biblioteca. Os livros são clássicos literários de diversos países.

Acontece
‐ Oficina com Sérgio Barbosa, na Marcenaria. O grupo deseja produzir móveis diferenciados,
modificando a produção.

‐ Pintura em camisetas, realizada pelos jovens da Fabriqueta Tinta de Terra. As pinturas são lindas e representam a importância do Vale para a cultura nacional.

Acontecerá
‐ Participação da Cooperativa no 4º Salão Internacional de Artesanato, realizado no ExpôBrasília, no Distrito Federal.

‐ FABRIQUETA DE SOFTWARES ARAÇUAÍ/MG ‐

Aconteceu
‐ 03 a 05/10 ‐
Sessões fotográficas no Projeto Ser Criança e edição dos elementos gráficos que irão compor o livro digital do CD ‐ Diário do Abraço.

‐ 03 a 05/10 ‐ Planejamento e início da reformulação do site da Fabriqueta de Softwares.

‐ 06/10 ‐ Reunião com Carol Rolim e Educadoras do Projeto Caminho das Águas, para discussão e elaboração da proposta para o novo site do projeto.

‐ 07/10 ‐ Finalização e disponibilização na internet do site da empresa EMGA www.emgagranito.com.br

‐ 10 e 11/10 ‐ Edição de fotos e cadastramento de produtos na Loja Virtual.

‐ 07 a 15/10 ‐ Criação do site Caminho das Águas.

Acontece
‐ Disponibilização na internet do site Caminho das Águas.

‐ 17 a 21/10 ‐ Criação do CD com as histórias do Diário do Abraço.

Acontecerá
‐ Atualizações no site da Dedo de Gente.

‐ 24 a 28/10 ‐ Oficina de Designer, com Leo Sousa e Carol Rolim.

‐ FABRIQUETA DE CULTURA ‐ CINEMA MENINOS DE ARAÇUAÍ

Aconteceu
‐ Filmagem para produção de vídeo sobre os 15 anos do Grupo de Teatro Ícaros do Vale.

‐ Produção de vídeo ‐ Campanha Contra Queimadas ‐ Chapada do Lagoão

‐ Sessão com a equipe. O filme exibido foi “Cinema Paradiso”.

‐ Sessão Especial Semana da Criança, com alunos e professores do Centro Solidário. Público de 79 (setenta e nove) pessoas. Exibimos o filme “Tigrão e Pooh”.

Acontece
‐ Duas jovens do Cinema participam da oficina de Comunicação, ministrada pelos alunos do curso de Comunicação Social da UFMG e membros do projeto Pólo Jequitinhonha UFMG. A oficina tem como objetivo desenvolver nos jovens o aprendizado na área de comunicação. Durante esse período, os jovens fazem toda a comunicação e divulgação do Festival de Teatro de Rua, que acontece aqui em Araçuaí, em comemoração aos 15 anos do Grupo de Teatro Ícaros do Vale.

Acontecerá

‐ Cine Tema ‐ Produção de vídeos a partir de temas discutidos e pesquisados nas rodas de estudos.

‐ Viagem para Mogi das Cruzes/SP e produção de vídeo Evento Seminário dos Voluntários C&A.

‐ 28/10 ‐ O Cinema Meninos de Araçuaí e o Cine Luz da Lua participarão do Dia Internacional da Animação. Esse dia é realizado nacionalmente pela ABCA ‐ Associação Brasileira de Cinema de Animação, com apoio da ASIFA ‐ Associação Internacional do Filme de Animação, em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria. Essa é a 8ª edição nacional e 10ª edição mundial. A mostra oficial é exibida, simultaneamente, em todas as cidades, às 19h e 30min, do dia 28 de outubro. 

SER CRIANÇA ‐ ARAÇUAÍ/MG

‐ 03/10 ‐ Encontro de pais para apresentação das atividades desenvolvidas no Ser Criança. Durante o
encontro, os pais assistiram a um slide sobre as viagens do Coro, o cortejo dos bois Manhoso e Menino e os passeios e atividades desenvolvidas dentro do projeto.

‐ 05/10 ‐ Construção de um supermercado educativo dentro do Ser Criança. Dessa forma, podemos trabalhar as dificuldades das crianças em Matemática e Português.

‐ 05/10 ‐
Apresentação na roda grande dos bois Menino e Manhoso, juntamente com as crianças do grupo Furundum. A roda estava realmente animada! Estavam presentes Leonardo, da Instituição Bernad Vaanleer, Tião Rocha, Dora e Flávia.

‐ 06 a 08/10 ‐ O Coro Meninos de Araçuaí apresentou o espetáculo Pra Inhá Terra na cidade de  Salvador. 



Acontece
‐ Apresentação de teatro na roda grande.

‐ Dia de Beleza com as crianças. Ensinamos a elas a importância da higiene pessoal.

‐ Clubinho da Matéria. As crianças participam com mais prazer e superam suas dificuldades escolares.

Acontecerá
‐ 11/10 ‐
Campeonato de futebol, queimada, peteca e pula corda.

‐ 14/10 ‐ Festa em comemoração ao Dia das Crianças.

SITIO MARAVILHA ‐ ARAÇUAÍ/MG

Aconteceu
‐ 04/10 ‐
Plantio de 30 (trinta) covas de guandu em leiras, na floresta de alimentos. A intenção é adubar a área, deixando o solo fértil.

‐ 06/10 ‐ 32 kg (trinta e dois quilogramas) de pó de nim indiano foram usados na produção de repelente para combater as pragas nas hortaliças e mudas frutíferas.

‐ 07/10 ‐ Produção de 83 (oitenta e três) mudas de caju. As mudas serão doadas ao Programa “Uma Criança; Uma Vida” e ao Projeto Caminho das Águas.

‐ 10/10 ‐ Entrega ao Projeto Ação de 190 kg (cento e noventa quilogramas) de alimentos, entre beterraba, cenoura, berinjela, mandioca, abóbora, jiló, tomatinho, pimentão, banana e repolho. 10 (dez) molhos de erva‐cidreira, cebolinha e salsa e três dúzias de ovos também foram entregues. O objetivo é melhorar a qualidade da alimentação das crianças.

‐ 179 kg (cento e setenta e nove quilogramas) de repolho, berinjela, mandioca, pimentão e jiló foram doados ao Projeto Ação Social. 13 (treze) molhos de cebolinha, erva cidreira e salsa também foram doados. Dessa forma, deseja‐se melhorar a alimentação dos idosos.




‐ 12/10 ‐ Plantio de manaíba cacau, na zona 03. Estamos plantando em escala para ter a produção durante todo o ano.

‐ 13/10 ‐ Visita de educadores e produtores da cidade de Raposos ao Sítio Maravilha, com objetivo de conhecer as tecnologias sustentáveis da produção.


‐ EM FOCO ‐

Aconteceu‐ 04/10 ‐ Visita de Tião Rocha, Flávia Mota ‐ CPCD e Leonardo Yanez e Rutger Wijnands ‐ Bernard Van Leer, aos projetos do CPCD, em Araçuaí. Os visitantes participaram de rodas de conversas, bate papo, apresentação do trabalho e exibição de vídeos. Conheceram os Quintais Maravilha da comunidade São João do Setúbal. Na oportunidade, presenciaram a produção de 100 (cem) mudas frutíferas, entre caju, acerola, laranja e limão. Nove crianças participaram da atividade.


Colaboração de...

Hélia Viviane, Luciana Jardim, Regina Poluceno, Edilúcia Luiz, Advete Rodrigues, Ana Paula, Diana Ribeiro, Dora e Simone Cecília.