segunda-feira, 17 de outubro de 2011

CAMINHO DAS ÁGUAS ‐ ARAÇUAÍ/MG

Núcleo Cruzinhas

Aconteceu
‐ 03/10 ‐
Construção de 18 (dezoito) leiras de galhos secos, na comunidade de Palmital. O objetivo é minimizar a entrada excessiva de água, no quintal, no período das chuvas.

‐ 07/10 ‐
Plantio de mudas de abacaxi consorciadas com mudas de café, no quintal da casa de Judite. Ao todo, foram plantadas 250 (duzentas e cinquenta) mudas, garantindo o aumento na produção de alimentos.

‐ 10/10 ‐ Reaproveitamento de 200 (duzentas) garrafas pet, no jardim da casa de Rossânia. O objetivo é embelezar e harmonizar a casa, evitando que as garrafas sejam jogadas no lixo. 15 (quinze) mudas de rosa e pingo de ouro foram plantadas no jardim. Cinco crianças participaram da atividade.

‐ 13/10 ‐ Mutirão de Limpeza em Cruzinhas, com a participação de 15 (quinze) pessoas. Duas lixeiras feitas de cipó foram colocadas em pontos estratégicos da praça, deixando a comunidade mais limpa e bem cuidada.

‐ 14/10 ‐
Clube do Vídeo com a equipe de campo, na casa de Áurea. Assistimos ao filme “Amigos para
  Sempre”.

Acontece
‐ 17/10 ‐
Grupo de produção, na casa de Zene, na comunidade Pequi. Na oportunidade, as mulheres se reúnem para fazer sabão de sebo e de sobras de gordura.

Acontecerá
‐ 19/10 ‐
Cinema Itinerante, na comunidade Gangorrinha. O filme exibido será “Viagem ao Centro da Terra”. Vídeos feitos pelos meninos do Cinema também serão exibidos, incentivando a comunidade a cuidar melhor do meio ambiente.

‐ 22/10 ‐ Roda de viola na casa de Valdívia, na comunidade Pequi, com apresentações de danças, teatros e músicas da nossa região.

‐ 28/10 ‐
Dia de Beleza com as crianças da comunidade Mucambo. A atividade melhora a autoestima e o entrosamento entre as crianças.

Chapada do Lagoão

Aconteceu
‐ 03 a 06/10 ‐
Construção de adobes naturais na comunidade Tesouras de Cima. 1000 (mil) adobes foram feitos e serão usados na construção dos banheiros compostáveis a seco.



‐ 07/10 ‐ Início das escavações para construção das caixas de captação de água da chuva, na comunidade Tesouras de Cima. Ao todo, três buracos já foram perfurados.

Acontece
‐ 17/10 ‐
Reunião com as famílias das comunidades Girau e Malhada Preta, para seleção dos beneficiários do kit “Casa Maravilha” ‐ banheiro seco, caixa de captação de água da chuva e práticas de permacultura. Cada família beneficiada com o kit tem o compromisso de cuidar do meio ambiente.

‐ Cercamento das nascentes, com o objetivo de proteger a mata nativa e preservar os corpos hídricos existentes.




Acontecerá
‐ 18/10
‐ Reunião da APA, com a participação dos conselheiros e entidades parceiras. O encontro será na comunidade Santa Luzia do Tombo para facilitar a participação dos moradores locais.

‐ 20 e 21/10 ‐
Oficina de monitoramento da qualidade da água, realizada na Escola São Vicente, na comunidade Malhada Preta. A oficina será ministrada por Carlos André, da Visão Mundial. O objetivo principal é capacitar os novos Vigilantes da Água da Chapada do Lagoão.

Núcleo Alfredo Graça

Aconteceu
‐ 03/10 ‐
Mutirão de plantio, com os alunos da Escola Estadual Hilário Pinheiro Jardim. O projeto Caminho das Águas doou 10 (dez) mudas de nim indiano e 20 (vinte) mudas frutíferas. Todos os alunos participaram do plantio, aprendendo um pouco mais sobre a importância de se preservar o meio ambiente. As mudas foram plantadas na horta da Escola.

‐ 05/10 ‐ Participação das educadoras Edilúcia e Viviane na reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araçuaí, em Carbonita.

‐ 13/10 ‐ Cinema Itinerante, na comunidade Engenheiro Schnoor, com a participação de 70 (setenta) pessoas. Exibimos o filme “Rio”.

‐ 13/10 ‐
Gincana com as crianças, no Centro Comunitário, em parceria com a Associar, em comemoração à Semana da Criança. Durante a atividade, 25 (vinte e cinco) crianças divertiram‐se e aprenderem muitas coisas novas.

Acontece
‐ 14/10 ‐
A comunidade Alfredo Graça doou várias mudas ao Programa “Uma Criança, Uma Vida”. Foram doadas 100 (cem) mudas de goiaba, acerola, graviola e figo.

‐ 17/10 ‐
Plantio de 20 (vinte) mudas de urucum, na horta da Escola Estadual Hilário Pinheiro Jardim. A proposta é estimular o plantio de mudas frutíferas, aumentando a produção de alimentos e garantindo uma alimentação saudável às crianças.

Acontecerá
‐ 19/10 ‐
Oficina comunitária ‐ Produção de sabão caseiro, na casa da Mãe Cuidadora Suzana.

‐ 25/10 ‐
Cinema Itinerante na praça da comunidade de Alfredo Graça.

Núcleo Olinto Ramalho

‐ 06/10 ‐ Oficina comunitária na Casinha de Cultura, na comunidade Lagoa dos Patos, com a participação de 15 (quinze) pessoas. Nesse dia, os participantes produziram flores e sacolas feitas de retalhos de pano. A proposta é reaproveitar os retalhos e valorizar o artesanato local.

‐ 07/10 ‐ Passeio ecológico na beira do Rio Setúbal, com a participação de 21 (vinte e uma) crianças da comunidade Cemitério de Adão. Debaixo da mangueira, realizamos uma contação de histórias, cantamos músicas de roda e brincamos com os jogos ambientais.




‐ 10/10 ‐ Cinema Itinerante, na creche da comunidade Banco do Setúbal. 45 (quarenta e cinco) pessoas assistiram ao filme “Menino da Porteira”. Depois da sessão, distribuímos 40 (quarenta) mudas de “pinhão manso”.

Acontece
‐ Visita de educadores e produtores da cidade de Raposos à comunidade São João do Setúbal e aos Quintais Maravilha de Dona Marizete e Dona Fatinha. Os visitantes desejam conhecer as ações sustentáveis promovidas pelo CPCD.

Acontecerá
‐ 19/10 ‐
Piquenique e roda de contação de histórias com as crianças, no quintal de Dona Beta, em São João do Setúbal.

‐ 26/10 ‐ Cinema Itinerante na creche da comunidade Vargem João Alves, com exibição do filme “Menino da Porteira.”

‐ Produção de mudas nativas, frutíferas e Clube do Vídeo com as crianças e adolescentes, na casa de Maria Emilia Barbosa.

Nenhum comentário: