quarta-feira, 18 de maio de 2011

CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ/MG

Chapada do lagoão

Aconteceu
- 04 a 08/04 - Coleta de sementes nativas, realizada pelos alunos da Escola Nucleada São Vicente, situada na Malhada Preta. Todas as sementes coletadas serão levadas ao Sítio Maravilha para a produção de mudas.

- 13/14 e 15/04 - Visita às nascentes situadas nas comunidades Tesouras de Cima e Girau, com o objetivo de realizar o levantamento georeferenciado das nascentes e estabelecer um primeiro contato com as famílias. Esse trabalho foi realizado pela equipe do CPCD e representantes das comunidades.

- 25/04 - Visita às nascentes das comunidades Tesouras de Baixo e Santa Rita de Cássia, com a presença de Antônio Gomes, morador local e Presidente da APA.

- 26/05 - Reunião com as famílias das comunidades Tesouras, Girau e Guariba, realizada na Malhada Preta, com o propósito de apresentar propostas visando à recuperação e preservação das nascentes.

Núcleo Cruzinhas

Aconteceu
- 01/04 - Oficina comunitária na casa de Sônia, na comunidade Mucambo, com a participação de dez pessoas. Os participantes aprenderam a preparar torta de talos.

- 05/04 - Plantio de 150 mudas de laranja, café, abacate e jaca, no quintal de Judite. Três pessoas da comunidade do Palmital participaram da atividade.

- 06/04 - Dia da Celebração da Vida, na comunidade Cruzinhas. 20 crianças foram pesadas. A atividade contou com o apoio das Mães Cuidadoras e de um grupo formado pela Associar.

- 07 e 08/04 - Encontro com o grupo de Mães Cuidadoras e Guardiões das Águas para avaliação do trabalho e construção das metas para o mês de abril. No encontro, refletimos sobre a nossa relação com as famílias e as mudanças que podemos alcançar através do projeto.

- 11/04 - Construções de placas que serão colocadas nos quintais das Mães Cuidadoras e Guardiães das Águas. As placas estamparão frases sobre os cuidados com o meio ambiente. O objetivo é que essa ação sirva de exemplo para outras famílias da comunidade.

Acontece
- Atividade nos quintais das Mães Cuidadoras - construção de placas de identificação, práticas de permacultura e plantio de mudas nativas, frutíferas e ornamentais. O objetivo é transformar 12 quintais a partir de práticas ecologicamente corretas. Essa é uma das metas a serem cumpridas até o final do mês.

Acontecerá
- Apresentação de peças teatrais sobre o meio ambiente, na escola Irmã Maria Gema. As peças serão apresentadas pelo grupo de Mães Cuidadoras, Guardiões e alguns adolescentes da escola. O intuito é levar os alunos a preservarem e cuidarem do meio onde vivem.

Núcleo Olinto Ramalho

Aconteceu
- 04/04 - Transplantamos 106 mudas de mamão para os copos feitos com fibra de bananeira. Essas mudas serão doadas à comunidade. As estagiárias Marinete e Rosinete, estudantes da EFA de Araçuaí, participaram da atividade.

- Oficina comunitária na casa de Letícia, no Banco do Setúbal, com a produção de sabão caseiro e suco de mandioca com leite. Sete pessoas participaram da atividade. O objetivo é incentivar as pessoas a usar o material alternativo encontrado em seu próprio quintal.

- 05/04 - Construção de mandalas no Quintal Maravilha de Maria de Fátima, com a participação de cinco estagiárias da EFA de Araçuaí. Construímos duas mandalas usando telhas e bambu e fizemos as semeaduras de cenoura e beterraba. As estagiárias aprenderam a fazer canteiros em formatos diferentes. Fizemos também o “círculo de bananeira”, com intuito de reaproveitar as águas cinzas das pias de cozinha. A Mãe Cuidadora Hilda doou quatro mudas de bananeira e as estagiárias ajudaram a preparar a terra.

- 08/04 - Plantio de mudas no bananal do Sr. Nelson, em São João do Setúbal. Plantamos 31 mudas de mamão, uma muda de jaca, uma muda de acerola e uma muda de ingá.

- 14/04 - A Mãe Cuidadora Fatinha coordenou uma oficina para a produção de bonecas de lã. 12 pessoas participaram da atividade.

- 25/04 - Oficina comunitária na Casinha de Cultura, na comunidade Lagoa dos Patos, com a produção de sacolas, cuscuz de sal e suco de erva-cidreira. O objetivo é promover a troca de saberes, proporcionando momentos de interação entre os envolvidos. 25 pessoas, entre adolescentes e adultos, participaram do evento.

- 26/04 - Oficina Comunitária na casa de Sr. Ornelindo, com a produção de doce de banana. Assim, podemos reaproveitar a fruta, característica dessa época do ano.

- Oficina comunitária, na casa de Judite, com a produção de detergente e pasta de brilho. Trocamos saberes e aprendemos ainda mais com a comunidade.

Núcleo Alfredo Graça

Aconteceu
- 04/04 - Celebração da Vida com a participação de 26 crianças na creche da comunidade. A atividade tem como objetivo acompanhar o desenvolvimento das crianças e orientar as mães e responsáveis sobre os cuidados com a vacinação e alimentação de seus filhos.

- 05/04 - Produção de uma pilha de composto na casa de Geise. O composto, produzido com esterco de gado, folhas secas e verdes, será usado na adubação de canteiros e espiral de ervas.

- 11/04 - Produção 20 mudas de gameleira. As mudas serão plantadas em áreas cercadas nas margens do Rio Gravatá. Uma família ficará responsável pelas mudas. O objetivo é recuperar as matas ciliares e mobilizar a comunidade para que todos se envolvam no cuidado com o rio.

- 11/04 - Visita a dez famílias da comunidade que moram próximas às margens do Rio Gravatá. Durante e visita, o grupo de mães e Guardiões mostrou à comunidade a importância do cuidado com o lixo.

- 12/04 - Oficina comunitária na casa de Dona Geralda. Durante a oficina, conhecemos receitas curiosas: farofa de umbigo de banana, lombrigueiro de babosa e suco de mandacaru. 20 pessoas participaram da atividade.

- 14/04 - Produção de 18 mudas de ervas medicinais no quintal de Maria. 12 crianças participaram da atividade.



- 15/04 - Oficina de biofertilizante e inseticida, na casa de Cleuza. O objetivo é ensinar às famílias receitas caseiras para combater pragas e insetos dos pomares.

- 25/04 - Pintura com tinta de terra no muro da casa de Eliene, com a participação de 10 crianças.

- 25/04 - Ensaio de teatro, com a participação de 15 jovens da comunidade. A peça, que retratou o cuidado com o meio ambiente.

- 26/04 - Construção de mandalas no quintal de Sr. Beu. Os canteiros foram preparados com matéria orgânica e neles, serão plantadas algumas hortaliças.

Nenhum comentário: