quarta-feira, 6 de abril de 2011

Núcleo Alfredo Graça

Aconteceu
- 15/03 - Na casa de Edna, revitalizamos as mandalas, fizemos a adubação orgânica e plantamos sementes de alface e mostarda.

- 16/03 - Oficina comunitária, com a produção de xarope de umbigo de banana e ervas medicinais. 12 (doze) pessoas participaram da oficina. Na receita, foram utilizadas ervas como poejo, hortelã, guaco e açúcar mascavo. Também foi produzida uma receita de sabão líquido.

- 17/03 - Atividades com oito crianças, realizadas na horta da creche da comunidade. Junto com o grupo de mães, as crianças identificavam as hortaliças e faziam placas para as plantas. O objetivo é conversar com as mesmas sobre os cuidados com as plantas, a alimentação saudável e o cuidado com a terra.

- 22/03 - Pintura com tinta de terra no Quintal Maravilha de Beti. A pintura é mais uma alternativa econômica para transformar os espaços e embelezar os quintais.

- 25/03 - Produção de mudas na casa de Beti, com a participação de nove crianças. Foram produzidas 20 (vinte) mudas de caju, mamão e jaca. Todas as sementes foram plantadas em saquinhos de leite.

- 25/03 - Atividade no Quintal Maravilha de Celso, com a produção de uma pilha de composto e 25L (vinte e cinco litros) de inseticida de nim indiano para combater as pragas.

- 25/03 - Oficina comunitária no quintal de Beti. Na oportunidade, experimentamos uma receita alternativa de doce de mandacaru com leite. Contamos com a participação de oito pessoas.

- 1/04 - Práticas de permacultura na horta da Escola Estadual Hilário Pinheiro Jardim. Produção de uma pilha de composto e preparo de biofertilizante de esterco de vaca.

- 04/04 - Clube do Vídeo com o grupo de Mães Cuidadoras e Guardiões das Águas, na casa da Mãe Cuidadora Suzana Magalhães.

Núcleo Cruzinhas

Aconteceu
- 15/03 - Plantio de 83 (oitenta e três) mudas de café no Quintal Maravilha da casa de Sr. Dé, na comunidade do Palmital. A ideia é multiplicar os plantios nesse espaço para aumentar a produção da família e garantir uma renda extra.

- 16/03 - Contação de história com 11 (onze) crianças da comunidade do Palmital. As Mães Cuidadoras criaram duas histórias cujo tema tem por base o cuidado com as plantas e os animais. Na roda, as crianças ficaram empolgadas e participaram com entusiasmo.

- 17/03 - Clube do Vídeo na casa de Janinha. Assistimos ao filme “Quebrando Regras”, levando o grupo a realizar uma reflexão positiva sobre a convivência do dia a dia e a criação de estratégias para alcançarmos nossos objetivos.

- 22/03 - Oficina comunitária na casa de Zene, na comunidade Pequi. 12 (doze) mulheres reuniram-se para fazer doce de feijão. Foram utilizados 16L (dezesseis) litros de leite para acrescentar na receita. O leite foi doado pelos moradores locais.

- 23/03 - Reunião com o Conselho Gestor da APA, realizada no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Araçuaí. A partir desse encontro, o Conselho fica ciente de todo o trabalho planejado pelo Caminho das Águas na Chapada do Lagoão.

- 24/03 - Produção de mudas no quintal de Judite. Foram produzidas 250 (duzentas e cinquenta) mudas de graviola, siriguela e laranja. As mudas serão doadas às famílias locais.

- 01/04 - Reunião com as famílias nas comunidades Santa Rita de Cássia e Malhada Preta, para
apresentação do Projeto Caminho das Águas. A partir do encontro, mostraremos a todos as ações a serem desenvolvidas na Área de Preservação Ambiental – APA - da Chapada do Lagoão.

- 04/04 - Oficina comunitária na casa de Rossania, fizemos torta de talos de hortaliças. O objetivo é incentivar as famílias a usar os alimentos alternativos, melhorando a alimentação de toda a comunidade. Núcleo Olinto Ramalho

Aconteceu
- 15/03 - Brincadeiras e roda de contação de histórias com as crianças do Banco do Setúbal e Vargem João Alves. 19 (dezenove) crianças participaram das atividades realizadas no campo de futebol e na casa de Lina. Os livros lidos foram “Clarinha na Ilha”, “Papo Firme” e “Estranho Hóspede da Bruxa Olinda”.

- 15/03 - Criação de peças teatrais usando os livros “Jogo do Bicho” e “Tocaram a Campainha” e a dinâmica “Comandante, Mina e Avião”. As atividades, com o objetivo de favorecer o hábito da leitura, foram realizadas na barraca da comunidade Cemitério de Adão e contaram com a participação de 21 (vinte e uma) crianças.

- 16 e 17/03 - Produção de pasta de brilho, na casa de Rosa e Roseli, na comunidade Cemitério de Adão. A intenção é mostrar à comunidade como aproveitar materiais alternativos. Cada participante produziu 1 kg (um quilo) do produto.

- 18/03 - Confecções de bandeirolas e ensaios de músicas, realizados na casa de Maria de Fátima.

- 19/03 -
Roda de viola na casa da Mãe Cuidadora Maria de Fátima. Desejamos resgatar a cultura local e proporcionar aos convidados uma noite cultural diferente. As estudantes Jaqueline e Jucilene recitaram a música “Não Jogue Lixo no Chão” para um público de, aproximadamente, 100 (cem) pessoas. Violeiros, sanfoneiros e outros artistas animaram a noite.

- 23/03 - Oficina comunitária com a produção de refrigerante caseiro e xarope, na casa de Lina. O objetivo é usar recursos naturais existentes na própria comunidade. Durante a produção, contamos com a participação de 18 (dezoito) pessoas, que levaram os produtos para casa. A produção recebeu aprovação unânime.

- 24/03 - Oficina comunitária na casa de Fatinha, com a produção de biscoito de coalhada. 10 (dez) pessoas participaram da atividade. A produção foi igualmente dividida entre todos. Foi mais uma experiência muito produtiva.

- 31/03 - Confecção de bonecas de pano, produção de pomada de babosa e refrigerante caseiro, na Casinha de Cultura da Lagoa dos Patos. Durante a atividade, muitas experiências singulares foram vivenciadas pelos 20 (vinte) participantes.

- 01/04 - Clube do Vídeo na casa de Antônia e reunião de planejamento.

- 04/04 - Manejo e plantio de mudas no viveiro da casa de Fatinha, em São João do Setúbal, e na casa de Maria Emilia, em Olinto Ramalho.

Nenhum comentário: