quarta-feira, 18 de março de 2009

PROJETO CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ

Aconteceu

- 10 e 18/02 - Curso para formação das mães-cuidadoras e guardiões das águas, dando continuidade ao projeto Caminho das Águas e Cidade Criança, nos núcleos Olinto Ramalho, Cruzinhas e Alfredo Graça. Participaram 64 pessoas.

Durante a formação, foram abordados temas como: formação de equipe, compromisso ambiental, potencialidades, técnicas alternativas de cultivo, estudo do IQP, para levantamento das atividades que deram melhores resultados e pontos que precisam ser melhor trabalhados.

O nosso maior objetivo com estes encontros de equipe, é motivá-las para que, juntas, possam contribuir com a transformação social do lugar onde vivem.Encerramos a formação com a elaboração de MDIs, para este ano e elaboração de cronogramas de trabalho.


- 18 e 19/02 - Reunião na Cáritas Diocesana de Araçuaí, com participação de educadores do CPCD para apresentação do Programa P1+2 Uma Terra e Duas Águas, com participação de instituições da cidade de Araçuaí, Francisco Badaró e Jenipapo de Minas. No encontro foram formadas comissões municipais e definidas as comunidades onde o programa atuará.


Serão construídas cisternas calçadão de 52 mil litros. A água acumulada nestas cisternas, será usada para irrigação e outras ações voltadas para a segurança alimentar.


Núcleo Olinto Ramalho

Aconteceu

- 13/02 - Primeiro planejamento da equipe de mães e guardiões das águas na comunidade Banco do Setubal.


- 16 a 19/02 - Construção de duas mandalas, composto orgânico e biofertilizante nas comunidades Banco do Setubal e São João do Setubal.


- 20/02 - Construção de irrigação por gotejamento,em 39 mudas dos canais de infiltração, na comunidade São João do Setubal. As mudas plantadas, já estão sentindo o impacto do forte sol da região.

- 26 e 27/02 - Reunião com as famílias beneficiadas pelas cisternas de captação de água da chuva. As reuniões aconteceram nas comunidades Banco do Setubal e São João do Setubal. Participaram 23 pessoas, representando as famílias.

- 27/02 - Mutirão para construção do buraco de lixo, próximo à igreja. Com ele a intenção é conscientizar as pessoas a concentrar todo o lixo produzido em um só lugar. Participaram do mutirão 12 pessoas.


Núcleo Cruzinhas

Acontece

- Fevereiro - Observamos mudanças significativas a partir das ações realizadas na comunidade no ano de 2008:


- Com a construção das caixas para captar água das chuvas, algumas famílias relatam como melhoraram a qualidade de vida, a partir da oportunidade de terem uma água boa para consumo.


- Dona Cota, da comunidade Mucambo, relata, com orgulho, que sua vida melhorou muito a partir desse benefício. A coluna dói menos porque busca menos água, “na cabeça”. A água para beber é boa e o seu quintal está mais bonito e produzindo mais, porque adotou as práticas de permacultura que resgatam a fertilidade do solo.


- Quintal Maravilha de Maria José - ela fala com orgulho da boa produtividade dos alimentos, esse ano. O milho deu espigas e grãos maiores. Ela se apropriou das práticas simples: não queima mais, utiliza matéria seca para adubar a terra e tudo que antes jogava fora está sendo fundamental para o processo de recuperação do solo.


Acontece

- 19/02 - Encontro com o grupo para elaboração do planejamento mensal e organização do trabalho.

- 19/02 - Roda de conversa para falarmos do início das atividades, contra partida do grupo e do nosso compromisso em transformar a comunidade em um lugar melhor de se viver.


- 20 à 26/02 - Visita às 98 famílias, de dez comunidades atendidas pelo Projeto. Estas visitas tiveram o objetivo de mobilizar as famílias para a continuidade das ações. Aproveitamos para incentivar os cuidados com os quintais, caixa para captar água da chuva e das práticas de permacultura que têm contribuído para melhorar a vida das pessoas.

Núcleo Alfredo Graça

Acontece

- Janeiro - Durante o mês de janeiro, foram construídas 10 caixas para captação de água de chuva. Todas as famílias beneficiadas mostram grande entusiasmo em participar dos mutirões de construção.

- 27/02 - Encontro do grupo para realização do planejamento do mês de março e avaliação da semana.


- 13/02 à 16/02 - O grupo de mães-cuidadoras das águas, realizou atividades no viveiro de mudas, da horta Semente da Esperança. Estamos, produzindo novas mudas, utilizando os saquinhos de leite que são distribuídos na comunidade.


- Foram produzidas 256 mudas de árvores, 14 de tamborí, 70 de leucena, 82 de angico, 71 de moringa. Todas as mudas foram plantadas em saquinhos de leite que são distribuídos para as famílias..

- 19/02 - Experiência no quintal maravilha de Seu Beu: foram plantadas sementes de alface, usando o biofertilizante e as mesmas germinaram com muita rapidez: apenas 03 dias. Normalmente, as sementes gastam no mínimo 5 dias, para germinarem.


- 20/02 - Pintura com tinta de terra, na casa de Rosane. O grupo de mães-cuidadoras realizou a pintura da caixa de captação de água de chuva, juntamente com a família, que está bastante entusiasmada com a transformação, em seu quintal. As práticas de permacultura, começaram com a construção de canteiros mandalas e, aos poucos, o quintal vai se tornando um quintal maravilha.


- 27/02 - Foi realizada a primeira roda de viola de 2009, na comunidade de Alfredo Graça.




3 comentários:

Anônimo disse...

Gente...! que legal que a equipe do Caminho das Águas está se envolvendo com o P1+2, esse programa é muito legal!
Fiquie muuuito feliz com a notícia da cisterna calçadão!
abraço a todos

Carlos disse...

Parabéns !! ficou super legal este blog.

abraços,

Carlos

Pedro Afonso disse...

Araçuaí merece toda a dedicação e atenção.Parabéns pelo belissimo blog, mas sobretudo, pela iniciativa, que faz veler e reconhecer a dignidade da pessoa humana, é preciso ter responsabilidade e levar a sério o respeito pela vida das pessoas.

O parabéns.

Pedro
Itamarandiba-MG