segunda-feira, 22 de dezembro de 2008


BOAS FESTAS!!


CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAI

Núcleo Alfredo Graça

Aconteceu

- 10/12 - Mutirão para plantio de mudas nas valas de infiltração no tereno do grupo Para Terra. Participaram do mutirão sete integrantes do grupo, oito crianças da comunidade e 6 mães-cuidadoras.

- Foram plantadas nas valas seis espécies de frutíferas: manga, jaca, caju, jenipapo, goiaba e limão.

- Mudas de leucena, moringa, nim e bambu, também foram plantados no morro, totalizando cento e trinta mudas, para recuperar a área degradada e ao mesmo tempo transformar o morro num espaço sustentável.

- Semeamos também as sementes de cotralária, que fazem parte da lista de plantas para a adubação verde.

- 18/11 - Na casa da mãe-cuidadora, Joelma, o adolescente Raique, fez uma decoração em seu quarto, utilizando as cores naturais da terra.

A partir das oficinas realizadas nas comunidades, as pessoas vêm incorporando esta prática simples, que embeleza as casas, utilizando os recursos da comunidade.


Acontecerá

- 22/12 -
Confraternização das equipes Cidade Criança e Caminho das Águas para encerramento das atividades. Durante o evento, faremos o amigo oculto, para fortalecer a amizade entre as pessoas, contribuindo para a harmonia entre o grupo.


Núcleo Cruzinhas

Aconteceu

- 17/11 -
Roda de contação de história, com quatorze crianças da comunidade do Palmital, que utilizaram os livros das algibeiras como instrumento de aprendizagem. Durante a atividade os participantes discutiram sobre cuidados importantes para contribuir com a melhoria do meio ambiente.


- 18/11 - Na comunidade Palmital, foram preparadas cem mudas para o mini viveiro do Quintal Maravilha, na casa do Beto. São mudas de rosas, acerola, laranja e manga. Este é um dos mais novos quintais referência, do núcleo.


- Na comunidade Pequi, foram produzidas trinta mudas nativas, com a participação de dez crianças da comunidade.


- Na casa da moradora Nenas, utilizamos 150 garrafas peti, para fazer bordaduras nos canteiros. A atividade, além de contribuir com a redução do lixo, dá vida nova aos jardins das famílias.


- 01 e 02/12 - As mães-cuidadoras e os guardiões reuniram para embelezar três quintais da comunidade Palmital.


- As casas das mães-cuidadoras Judite e Áurea, receberam mudas de grama e rosas.


- O quintal da Maria José, também foi ampliado com mudas de grama.


Todos esses quintais passam por um processo de mudança, pois as famílias estão comprometidas com a troca da moeda ambiental. São Quintais Maravilha, que recebem cuidados essenciais.


Aconteceu

- Em dezembro - Avaliação final com a comunidade, grupo de mães e guardiões das águas (coleta de dados para realização do IQP). A avaliação tem como objetivo medir nossos avanços durante todo o ano.

- Encerramento das construções das caixas para captar água da chuva. A equipe de pedreiros aproveita a semana que a chuva caiu, em menor quantidade, para terminar as construções, juntamente com as famílias.


- Os mutirões, durante esta semana, tiveram uma participação maior das pessoas, que tentam aproveitar alguma “estiada”, para acelerar a finalização das cisternas.

PROJETO CIDADE CRIANÇA - ARAÇUAÍ

Aconteceu
- 04/12 - Encontro com aproximadamente 09 gestantes na comunidade Engenheiro Schnoor para receberem a massagem shantala.

- 05/12 - Oficina comunitária na casa da Dona Maura, no bairro Arraial, com a participação de 12 pessoas, para fazer sabão.

- 11 e 12/12 - Reuniões com a equipe da zona urbana e da Baixa Quente para avaliação final e discussão sobre o IQP.

- 12/12 - Caminhada com as gestantes na comunidade Baixa Quente.

- 12/12 - Oficina comunitária na comunidade Engenheiro Schnoor.

- 13/12 - Folia do Livro e Roda de Batuque saindo do Nova Esperança para o Arraial.

- 16 a 19/12 - Encerramento das atividades com as crianças e comunidade.

PEDAGOGIA DO ABRAÇO - ARAÇUAÍ

Aconteceu
- 24/11 -
Reunião em Santo André sob coordenação de Márcia Vasconcelos. A equipe está elaborando o “Diário do Abraço”, a fim de documentar reuniões e atividades desenvolvidas. A idéia é que, a cada reunião, estes diários sejam trocados entre as educadoras que, após leitura, acrescentarão as suas próprias experiências formando, assim, um diário coletivo.

- 28/11 - Reunião com equipe do Projeto Pedagogia do Abraço em Curvelo, com a participação de Onésima Mourthé, Marcilene Chaves e Vânia Coutinho.

- Discussão do PTA – Plano de Trabalho e Avaliação e planejamento de reuniões com as famílias.

- 11/11 - Reunião com equipe de Araçuaí.

FABRIQUETAS ARAÇUAI


- 06/12 - Lançamento da coleção de Natal em Araçuaí. Compareceram em torno de 70 pessoas que parabenizaram muito a equipe pelo belo trabalho. Contamos com muita luz, velas e tochas, que deram um efeito maravilhoso sobre os produtos. O resultado deste trabalho está refletindo nas vendas, que aumentaram bastante neste período.

CINEMA MENINOS DE ARAÇUAI



COLABORAÇÃO

Este informativo contou com a contribuição de Dora, Luciana Jardim, Edilúcia Borges, Vânia Coutinho, Aline Fabrícia e Eliane Oliveira.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008



CINEMA MENINOS DE ARAÇUAI

Aconteceu

FABRIQUETAS - ARAÇUAI


Acontecerá

- 06/12 - Lançamento da Coleção de Natal, às 19h30, nas fabriquetas. Rua Minas Gerais, S/N, Alto Santuário – Araçuaí, MG.

O espaço será todo ornamentado com materiais alternativos, uma decoração rústica, utilizando elementos da nossa região.
Os grupos estão empenhados na produção de peças inéditas e bastante criativas.


PROJETO CIDADE CRIANÇA - ARAÇUAI

Aconteceu

- 04/11 - Oficina de brinquedo no bairro Nova Esperança. Foram reproduzidos e criados 32 brinquedos como chique-chique, carrinhos, boneca, vai e vem, palhaço, biboquê e móbiles.

- 05/11 - Oficina comunitária no bairro Arraial. Cerca de 15 pessoas reuniram-se para experimentar a receita de uma torta de verduras e o suco de mandacaru.

- 06/11- Dia de Beleza com 12 gestantes na comunidade Engenheiro Schnoor.

- 10/11 - Realizamos o guisado com 12 crianças dos bairros Pedregulho e Lazaredo.

- 11/11 - Reunião com algumas mães da comunidade para o Dia do Chá. O Objetivo do encontro é aproximar ainda mais as pessoas da comunidade e discutir assuntos de interesse comum.

- 13/11 - Aconteceu no Sementinha uma oficina para criação de fantoches, reaproveitando as caixas de leite. Foram construídos 10 fantoches, um para cada criança presente.

Acontece

- 17 a 24/11 - A equipe das mães e agentes comunitários de educação estão fazendo os IQPs com as crianças, comunidades e gestantes.

PROJETO CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAI

Núcleo Cruzinhas

Aconteceu

- 03 a 14/11 - Práticas de permacultura nos quintais das famílias do núcleo das Cruzinhas com o objetivo de dar continuidade ao trabalho de recuperação do solo, cuidado com as plantas e também com a vida, como um todo.

- Foram feitos espirais de ervas, com plantio de variedade das mesmas, para uso nos chás naturais, contribuindo

assim para melhoria da saúde das pessoas nas casa de dona Corina, comunidade de Gangorrinha, Beto, do Palmital e Maurílio da Taioba.

- Círculo de bananeira, aproveitando a água da pia. O tanque foi feito na casa da Sebastiana na comunidade Mucambo.

- Pintura de tinta de terra na casa de Sr. Joaquim, no Pequi; a atividade contou com a participação de dois jovens da comunidade que contribuíram para que mais uma casa ficasse embelezada com as cores naturais da terra.

- Na Gangorrinha a atividade foi o preparo de vinte mudas frutíferas e dezessete mudas nativas para serem utilizadas nos quintais das famílias.

- No Alferidor, onze crianças e dois pais da comunidade reuniram-se com guardiões e mães-cuidadoras para fazerem uma cabaninha, ponto de encontro para realização de outras atividades, principalmente contação de história.

- No Mucambo nove crianças fizeram um passeio ecológico e em seguida criaram três historinhas sobre a natureza.

- 18/11 - Visita do João Eudes, funcionário do sindicato, para avaliar os terrenos onde serão construídas as barragens, com o objetivo de captar água de chuva para beneficiar mais famílias.

- 20/11 - Reunião de avaliação e planejamento das atividades do mês de novembro, com foco no IQP Indicador de Qualidade do Projeto.

Acontece

- Cadastro das famílias para o monitoramento da Petrobras, ao todo mais de 150 pessoas já foram cadastradas.

- Construção de mais caixas para captar água da chuva, com a participação de quatro pedreiros que estão acelerando seu trabalho, para serem mais rápidos que a chuva que já vem caindo com grande freqüência em nossa região.

BANCO DO LIVRO - ARAÇUAI

Acontece

- Oficina dos jogos de aprendizagem “Árvore Ortográfica” na Escola Estadual Arthur Berganholi atendendo aproximadamente 5 turmas.

SÍTIO MARAVILHA - ARAÇUAI

Aconteceu
- 31/10 - Visita de representantes de Associações Comunitárias e lideranças das Pastorais do Imigrante de Araçuaí e da cidade de Itinga. O objetivo foi conhecer os trabalhos de permacultura.

- 03/11 - Cerca de 343 kg de verduras foram colhidas e enviadas para o Projeto Ser Criança e a Ação Social.

- 04 e 05/11 - Foram selecionadas 700 mudas de árvores frutíferas e nativas e enviadas para as comunidades atendidas pelo projeto Caminho das Águas..
- 11/11 - Plantio de 10 kg de milho da qualidade da semente “crioula”.

- 13/11 - No viveiro foram plantadas 73 saquinhos com sementes de leucena, 120 de acerola, 72 de sementes de maracujá e 26 mudas de bambu.

- 14/11 - Foram plantadas 250 mudas de árvores nativas e frutíferas nas zonas 02 e 04 da propriedade.

Acontece

- 05 a 07/11 -
Podas e adubação das plantas frutíferas na zona 02.

SER CRIANÇA - ARAÇUAI

Aconteceu

- 11 a 13/11 - Reunião das equipes dos projetos Pedagogia do Abraço, Ser Criança Araçuaí e Curvelo, mães-cuidadoras e coordenação. Durante três dias estudamos, conversamos, elaboramos o PTA do Projeto. Discutimos temas importantes, abordando a transição das crianças da casa para a escola.

- 18/11 - Reportagem da TV Leste, Programa Valles de Minas,no projeto Ser Criança.

- 21/11 - Realização de duas animadas gincanas no Ser Criança com provas voltadas para os temas meio ambiente, conhecimentos gerais e agilidade.

EM FOCO

Aconteceu

- 13/11 - Participação de Tião Rocha como palestrante no evento Expo - Brasil, realizado pelo Sebrae/MT em Cuiabá. Público estimado: 1.200 pessoas.

- 19/11 - Palestra de Tião Rocha no VI Ciclo de Fomento em Nova Serrana (MG) com o tema Educação e Cultura. O evento faz parte do projeto idealizado pelo CeMAIS, através do IGS- Instituto de Governança Social.

- Visite nosso site e veja a entrevista do Tião para a revista Vida Simples.

Colaboração de...

Dora, Gislane, Pama, Ana Paula, Luciana Jardim, Jorge Luiz e Edilúcia Borges.