segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAI

Núcleo Alfredo Graça

Aconteceu

- 10/12 - Mutirão para plantio de mudas nas valas de infiltração no tereno do grupo Para Terra. Participaram do mutirão sete integrantes do grupo, oito crianças da comunidade e 6 mães-cuidadoras.

- Foram plantadas nas valas seis espécies de frutíferas: manga, jaca, caju, jenipapo, goiaba e limão.

- Mudas de leucena, moringa, nim e bambu, também foram plantados no morro, totalizando cento e trinta mudas, para recuperar a área degradada e ao mesmo tempo transformar o morro num espaço sustentável.

- Semeamos também as sementes de cotralária, que fazem parte da lista de plantas para a adubação verde.

- 18/11 - Na casa da mãe-cuidadora, Joelma, o adolescente Raique, fez uma decoração em seu quarto, utilizando as cores naturais da terra.

A partir das oficinas realizadas nas comunidades, as pessoas vêm incorporando esta prática simples, que embeleza as casas, utilizando os recursos da comunidade.


Acontecerá

- 22/12 -
Confraternização das equipes Cidade Criança e Caminho das Águas para encerramento das atividades. Durante o evento, faremos o amigo oculto, para fortalecer a amizade entre as pessoas, contribuindo para a harmonia entre o grupo.


Núcleo Cruzinhas

Aconteceu

- 17/11 -
Roda de contação de história, com quatorze crianças da comunidade do Palmital, que utilizaram os livros das algibeiras como instrumento de aprendizagem. Durante a atividade os participantes discutiram sobre cuidados importantes para contribuir com a melhoria do meio ambiente.


- 18/11 - Na comunidade Palmital, foram preparadas cem mudas para o mini viveiro do Quintal Maravilha, na casa do Beto. São mudas de rosas, acerola, laranja e manga. Este é um dos mais novos quintais referência, do núcleo.


- Na comunidade Pequi, foram produzidas trinta mudas nativas, com a participação de dez crianças da comunidade.


- Na casa da moradora Nenas, utilizamos 150 garrafas peti, para fazer bordaduras nos canteiros. A atividade, além de contribuir com a redução do lixo, dá vida nova aos jardins das famílias.


- 01 e 02/12 - As mães-cuidadoras e os guardiões reuniram para embelezar três quintais da comunidade Palmital.


- As casas das mães-cuidadoras Judite e Áurea, receberam mudas de grama e rosas.


- O quintal da Maria José, também foi ampliado com mudas de grama.


Todos esses quintais passam por um processo de mudança, pois as famílias estão comprometidas com a troca da moeda ambiental. São Quintais Maravilha, que recebem cuidados essenciais.


Aconteceu

- Em dezembro - Avaliação final com a comunidade, grupo de mães e guardiões das águas (coleta de dados para realização do IQP). A avaliação tem como objetivo medir nossos avanços durante todo o ano.

- Encerramento das construções das caixas para captar água da chuva. A equipe de pedreiros aproveita a semana que a chuva caiu, em menor quantidade, para terminar as construções, juntamente com as famílias.


- Os mutirões, durante esta semana, tiveram uma participação maior das pessoas, que tentam aproveitar alguma “estiada”, para acelerar a finalização das cisternas.

Nenhum comentário: