segunda-feira, 13 de outubro de 2008

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

CINEMA MENINOS DE ARAÇUAÍ

Aconteceu 
- 11/09 - Lançamento do livro “Caminhos da Arte Popular O Vale do Jequitinhonha” de Ângela Mascelani, no Cinema Meninos de Araçuai. Público de 85 pessoas, incluindo alguns artistas do Vale, homenageados no livro.

- João Alves, artista de Taiobeiras é homenageado no Livro “Caminho das Artes – O Vale do Jequitinhonha e aproveita para expor suas peças coloridas, em barro cru, nas quais privilegia a representação do cotidiano de pessoas negras, que vivem no campo.


Exposição de peças de João Alves, artista de Taiobeiras



Agentes Comunitário de Cultura fazem filmagem
nas ruas do Centro Velho


- 18/09 - Sessão-escola com os alunos da Escola Municipal São Vicente, da comunidade Malhada Preta. O filme exibido foi “A Babá Encantada,” com público de 57 pessoas.

- Os Agentes Comunitários de Cultura, pesquisaram temas de dispositivos de criação. Os temas escolhidos foram: os cortadores de cana (os sentimentos das mulheres que convivem com a ausência de seus maridos e filhos) e Sá Luiza benzedeira, também relatando sentimentos das pessoas em relação às lembranças de suas rezas. Serão apresentados na segunda etapa do Fórum projeto “Cidades Invisíveis”.

Acontecerá

FABRIQUETA DE SOFTWARE

Acontece
- O Projeto Bornais de Jogos Eletrônicos foi aprovado pelo Instituto Oi Futuro.

O projeto garante a continuidade da Fabriqueta de Software com foco em produção de jogos eletrônicos educacionais.

SÍTIO MARAVILHA

Aconteceu
- 01 a 05/09 - Visita e acompanhamento do Celso no IPA, Manaus, que teve como foco conhecer os criatórios de pequenos animais.

- 08 a 11/09 - Oficina de Permacultura, coordenada pelo Celso, com a participação de cerca de 10 pessoas que fazem parte do Projeto Anchieta em São Paulo. As atividades foram conciliadas entre as práticas e as discussões sobre o que é a permacultura, as três éticas da permacultura, como proteger o solo, como preservar, qual a função e a ação de cada elemento.

- 16 e 17/09 - Acompanhamento e orientação dos trabalhos realizados junto a horta e viveiro.


- 18 e 19/09 - Encontro Regional de Sementes Crioulas organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais e pela Cáritas, que contou com a participação do Celso,representante do Sítio Maravilha, técnicos, entidades parceiras, agricultores e familiares. O objetivo desse encontro foi fazer um plano de ação que visa resgatar sementes e realizar outras ações como: reuniões, catalogação e recolhimento de sementes, etc.

- 26/09 - Reunião do Banco de Sementes que realizará um levantamento das sementes e as datas que serão recolhidas.

PROJETO CAMINHO DAS ÁGUAS

Núcleo Cruzinhas

Aconteceu
- 16/09 - Biofertirrigação no quintal da Dona Vanda, quinze pés de laranja e vinte e cinco de café receberam o tônico natural que contribui para o bom desenvolvimento das plantas.

Acontece
- Mutirão em seis comunidades do núcleo para fazer os buracos das caixas de placa. Mais vinte e cinco caixas serão construídas no mês de outubro, com o objetivo de levar às famílias água de boa qualidade para beber e cozinhar. Participam desse mutirão famílias que serão beneficiadas, ao todo contamos com um número de quinze pessoas que revezam em suas comunidades, para que a ação possa acontecer de forma mais rápida.

- Práticas de permacultura no Quintal Maravilha, na casa do Beto. O espaço que se iniciou com oito mandalas, já tem um novo visual. A família está muito empolgada e durante a semana quatro mandalas foram cercadas com bambu e sobras de entulho do quintal.

Núcleo Olinto Ramalho




Aconteceu
- 11 e 16/09 - Grupo de produção nas comunidades Banco do Setubal e São João. Produzimos xarope contra gripe e doce contra verme. Participaram 18 pessoas da comunidade.

- 16/09 - Começamos a colocar o bagaço de cana nas valas de infiltração. O trabalho aconteceu nas terras do Sr. José Geraldo.


Núcleo Alfredo Graça

Aconteceu
- 11/09 - Caminhada Ecológica com os alunos da Escola Estadual Hilário Pinheiro Jardim. Participaram da atividade 200 alunos, professores, equipe Caminho das Águas e Associar. Durante a caminhada foram recolhidas sementes de árvores nativas, como angico, aroeira, tambori e leucena. As sementes recolhidas serão utilizadas para criar um viveiro de mudas na Escola, para reflorestamento das margens do rio Gravatá.

- 18/09 - Reunião com o grupo “Para Terra”, para combinarmos as contrapartidas do grupo, na cobertura das valas de infiltração. O encontro aconteceu na sede do Para Terra, com a participação de 16 agricultores.

Cada família será responsável pela cobertura e plantio das valas com árvores nativas, forrageiras e o grupo de mães-cuidadoras da água dará a sua contribuição, produzindo mudas e organizando o mutirão para o plantio.

Acontecerá
- 24/09 - Mutirão com o Grupo Para Terra para recolher o bagaço do alambique do Sr. Itamar para fazer a cobertura das valas de infiltração. Todo o grupo está envolvido nesta mobilização tendo sido feita uma escala para que, a cada dia, três agricultores fiquem responsáveis pela organização. A idéia é tornar o morro um local de referência, pois com as valas é possível tornar a terra mais produtiva, uma vez que toda a água das chuvas infiltrará no solo.

FABRIQUETAS ARAÇUAI


EM FOCO

Aconteceu
- 16 a 17/09 - Curso com a professora Cristiana Loyola, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, nos núcleos Olinto Ramalho, Cruzinhas e Alfredo Graça. Nos encontros foram discutidos cuidados com o bebê, banhos, umbigo, vacinas e técnicas de como medir a glicose. Participaram das oficinas aproximadamente 74 pessoas: mães-cuidadoras, as equipes dos Projetos Cidade Criança, Ser Criança, Caminho das Águas e comunidades.

Colaboração de...

Dora, Flávia Mota, Luciana Jardim, Advete Santana, Viviane Neiva, Edilúcia Jardim e Mirlane Coelho.