quinta-feira, 17 de outubro de 2013

SITIO MARAVILHA - ARAÇUAÍ|MG

Aconteceu
- 01/10 e 07/10 - Colheita e pesagem de 338kg (trezentos e trinta e oito) quilogramas de frutas, legumes e verduras, dentre eles: abóbora, mamão, beterraba, cenoura, tomate, banana, caju, goiaba, cebolinha, couve, salsa, espinafre e feijão guandu. A produção é destinada ao projeto Ser Criança e a entidade Ação Social. Esses alimentos produzidos de forma orgânica têm contribuído com uma alimentação mais saudável às crianças e idosos.



- 01/10 - Nascimento de 03 (três) porcos, 02(duas) fêmeas e 01(um) macho. Nas primeiras horas de vida dos leitões foram feitos cortes dos dentes para evitar ferimentos nas tetas da porca. Esse processo auxilia para que os recém-nascidos consigam amamentar normalmente.


- 02/10 - Construção de uma incubadora na pocilga usando sobras de telha amianto, com o objetivo de evitar o esmagamento dos leitões.

- Retirada de 45(quarenta e cinco) mudas de figo para a Fabriqueta Dedo de Gente de Curvelo.


- 04/10 - O aquecedor solar do Sítio está funcionando depois que a mangueira do sifão ficou na posição em nível. A equipe está usando a água morna para o banho.

- 07/10 - Aumento da produção de ovos de codorna no Sítio. A partir dessa produção foi feita a primeira entrega de 15(quinze) dúzias ao Ser Criança, melhorando e diversificando a alimentação das nossas crianças.

- 07/10 e 08/10 - Plantio de sementes de alface, mostarda, beterraba e cenoura nas mandalas.

- Todas as sextas-feiras são feitas as mudanças dos canos para irrigar toda a área plantada do Sítio.

Acontece
- Colocação de 100(cem) ovos na chocadeira. O índice de nascimento de pintinhos é positivo e já temos no galinheiro uma média de 65(sessenta e cinco) com tamanhos variados.

- A estudante Ytxha da EFA - Escola Família Agroecológica de Araçuaí - realiza estágio de 3 semanas no Sítio Maravilha, com o objetivo de trocar experiências e fortalecer ainda mais os princípios da Permacultura e em breve, ela será a multiplicadora de experiências e novas tecnologias em sua comunidade.

Acontecerá
- 16/10 - Construção do minhocário usando sobras de telhas e tijolos. Essa tecnologia tem como objetivo produzir húmus para serem usados nas plantas.

- 17/10 - Limpeza em volta das mandalas e na floresta de alimentos, utilizando a roçadeira.

- 23/10 e 24/10 - Visita de 32(trinta e dois) alunos da Escola Estadual Santana do Araçuaí e 80(oitenta) alunos da Escola Estadual Industrial São José ao Sítio, visando conhecer o Centro de Referência de Tecnologias Sustentáveis do Vale do Jequitinhonha, Sítio Maravilha. Na Oportunidade os alunos conhecerão todas as tecnologias que foram instadas através da aula passeio ministrada pelo Coordenador Celso Souza.

Nenhum comentário: