quarta-feira, 21 de agosto de 2013

COOPERATIVA DEDO DE GENTE

- FABRIQUETAS DE ARTESANATO - ARAÇUAÍ|MG -

Aconteceu
- 29 e 30/07 - Oficina técnica de fino acabamento de móveis ministrada por Jonathan Fernandes jovem cooperado de Curvelo. Durante esse período foram repassados aos 10 (dez) participantes da marcenaria informações importantes como: remoção de acabamentos anteriores, lavagem e clareamento de móveis, apresentação de ferramentas e materiais, procedimentos de segurança, uso de seladores a base de água.

Num clima harmonioso chegaram ao final da oficina com o acabamento de seis móveis concluídos: bancos, mesas e aparadores.




“Foi uma experiência nova, é a primeira oficina que faço longe da minha cidade. No inicio houve uma resistência de minha parte, medo de não saber explicar, de chegar numa cidade diferente onde as pessoas são e pensam diferente. No entanto vi o interesse do grupo em aprender. Acho que aprendi mais ainda, aprendi a confiar em mim, pois uma coisa é a pessoa saber para ela, outra é saber repassar o que aprendeu; isso é um desafio muito grande principalmente para jovens da minha idade eu só tenho a agradecer pela oportunidade.”
Jonathan Santos - Coordenador da oficina

- Visita dos jovens da marcenaria na loja Dedo de Gente, para avaliar a qualidade dos moveis, conversar com o representante comercial sobre o que os clientes comentam sobre os produtos e buscar informações preciosas relacionadas ao acabamento dos moveis. Na oportunidade visitaram a loja Flor e Cultura e ficaram felizes pela variedade de produtos da Dedo de Gente.

- Com o objetivo de proporcionar um momento de mais entretenimento aos jovens do artesanato e desenvolver no grupo a capacidade de se preocupar com o outro, aconteceu o clube do vídeo no cinema Meninos de Araçuaí, o filme exibido foi ”As melhores coisas do mundo” participaram 24 pessoas e as discussões foram focadas na importância de recuperar os valores essenciais como o respeito.

- Criação de 06 (seis) novas peças na serralheria: namoradeira, pedreiro, porta licores, porta CD entre outras, dentre as características mais importantes destacamos algumas como a emoção e a identificação dos jovens com as peças criadas.

“Desde pequeno cresci ouvindo Guns n´Roses, sou fã do guitarrista Shash, resolvi criar uma peça inspirada nele. Não tem muito a ver com a cultura do Vale mas gostaria de homenageá-lo.”
Carlos Augusto - Serralheria

Acontece
- Mensalmente acontece o Dia do Livro, momento de troca, aprendizado e de muita descontração. Repassar histórias conhecidas ao final da roda, é uma atitude simples mas que demanda persistência e curiosidade. Nota-se que bons títulos influenciam e despertam mudanças comportamentais nos jovens.

- Continuação com o trabalho de fino acabamento dos móveis no quiosque; os jovens marceneiros estão empenhados em colocar em prática as técnicas aprendidas. Com as mudanças rápidas que acontecem no mercado, não querem ficar para trás, buscam renovar e atualizar suas técnicas para oferecer produtos de qualidade.

Acontece 
- 19/08 a 10/09 - Promoções imperdíveis de móveis na Dedo de Gente! Acompanhe no nosso site: www.dedodegente.com.br

- Oficina de pinturas em tecido, ministrada por Pamella, a intenção é fortalecer a marca Dedo de Gente, através de pinturas em blusas sem perder a qualidade e a nossa identidade.

- FABRIQUETA DE CULTURA -
CINEMA MENINOS DE ARAÇUAÍ

Aconteceu
- Finalização de 3 (três)vídeos de tecnologias: “Casa de Sementes, Banheiro Seco e Mandalas” O objetivo da produção de vídeos é levar até a comunidade as tecnologias implantadas no projeto Caminho das Águas. Com uma pitada de ousadia e muita criatividade, os jovens criam diversas animações, tudo com uma linguagem clara e de fácil entendimento para crianças e adultos.

- Roda de discussão com os jovens do Cinema. A proposta da equipe é criar um vídeo para divulgar as sessões do Cinema e despertar no público o desejo de assistir às sessões e de conhecer o Cinema e sua história.

Acontece
- Edição do vídeo da Colônia de Férias do Projeto Ser Criança, com o tema “Pequenos mestres e futuros cidadãos”, com diversos depoimentos. O resultado estará em breve nas redes sociais.

- Produção de vídeo com o tema “Transformação Social”. A ideia é retratar a importância de cuidar do lugar onde vivemos como agente de transformação social. O protagonista desse vídeo é um jovem, que contará como ingressou no Cinema e qual a transformação social que vem ocorrendo em sua vida. Com este vídeo a equipe pretende concorrer ao Festival de Curtas.

- FABRIQUETA DE SOFTWARES - ARAÇUAÍ|MG -

Aconteceu
- Atualização do site da Clínica Lummus. Para essa atualização fizemos uma sessão de fotos para divulgação da parceria da Clínica de Belo Horizonte, com a Clínica Compostura em Araçuaí.

Acontece
- Criação de novas ilustrações das tecnologias da Permacultura. Esse é mais um trabalho em conjunto com o Cinema Meninos de Araçuaí, que utilizará as artes em um vídeo.

- Visando a atualização completa do site da Dedo de Gente, os jovens estão pesquisando novos formatos, layouts e sua identidade visual. Em breve novidades!

“Parabéns de coração por este trabalho maravilhoso que vocês desenvolvem aqui. Fiquei simplesmente encantada com as peças e com o processo de criação. Este trabalho é único e muito especial. Se eu pudesse decoraria toda minha casa com as peças de vocês. Obrigada pelo acolhimento.”
Marianne - Projeto Vargem Grande: Comunidade Saudável - São Paulo/SP

“Trabalho no projeto Vargem Grande Saudável e conhecer a Dedo de Gente é a prova que todos os sonhos podem ser realizados.”
Cleide - Projeto Vargem Grande: Comunidade
Saudável - São Paulo/SP


EM FOCO

- Residência Social nos Projetos de Araçuaí. Agentes Comunitários e a Educadora Laniela, visitaram os projetos com o objetivo de conhecer novas tecnologias e replicar na comunidade Vargem Grande em São Paulo.

Nenhum comentário: