segunda-feira, 1 de abril de 2013

SER CRIANÇA - ARAÇUAÍ|MG


- 05/02 - A equipe de Educadores do Ser Criança deu início à ornamentação do espaço, utilizando materiais alternativos, o que tornou o ambiente ainda mais alegre e agradável. A partir desta atividade, destacamos a importância dos princípios dos 3 R’s – Reduzir, Reciclar e Reutilizar.




- 06 a 08/02 - Formação de Educadores, baseada na leitura do texto “Cultura: matéria-prima de educação”. O que é cultura para você? Essa foi a pergunta que deu início às nossas discussões, possibilitando-nos ampliar os conhecimentos e refletir sobre a prática pedagógica. Exercitamos a nossa metodologia de trabalho de maneira conceitual, realizando os MDI’s e PTA’s, técnicas que nos permitem um planejamento mais detalhado das atividades.

- 13/02 - As crianças foram recepcionadas pelos personagens “Martim e Mariana”. Elas ficaram extremamente felizes com as brincadeiras e trapalhadas do casal.

- 14/02 - Crianças e Educadores foram ao Cinema Meninos de Araçuaí para assistir ao vídeo da Colônia de Férias Ambiental. Todos ficaram encantados ao ver as imagens e sua participação no vídeo. A animação criativa do vídeo chamou atenção das crianças.


- 08/03 - As mestres da cozinha Té e Elizânia experimentaram a receita de bolinho de filé de peixe e pirão de peixe. As receitas foram aprovadas pelas crianças.

- 09/03 - Oficina de jogos do Bornal da Paz, Ambiental e Aprendizagem. Os Educadores reproduziram jogos de acordo com as necessidades de cada grupo e criança.

- 14/03 - Encontro de pais para troca de experiências e conhecimento da metodologia do projeto.


Acontece
- 15/03 - Oficinas de reciclagem. Na oportunidade, as crianças confeccionam enfeites para ornamentar os espaços externos do projeto. Foram feitos recipientes para plantas pequenas, como painel de muro, cortinas de garrafa PET, entre outras coisas.

- Avaliação e adaptação dos jogos ambientais para serem sistematizados.

- Ações sustentáveis desenvolvidas pelas crianças e Educadores, como gotejamento nas plantas, viveirinho de mudas e lixeiras de pneus.

- As crianças passam pela experiência de tocar flauta doce. Depois de conhecer direitinho como usar o instrumento, montaremos um repertório de músicas para tocar na roda grande.



- Crianças, Educadores e Josino trabalham com a nova música “Bois do Brasil”. A canção irá compor o cortejo dos bois Menino e Manhoso.

- As Educadoras Cléia e Juliana trabalham no grupo a música “Mulheres do Vale”. As crianças aprendem a música para apresentá-la em forma de teatro para a roda.

- 14/03 - Os Educadores Cléia e Yuri viajarão para Barbacena entre os dias 14 a 21/03. Eles aprenderão as músicas que comporão o novo CD do Coro Meninos de Araçuaí.

Acontecerá
- 23/03 - Encontro de Educadores para Avaliação e Planejamento.


Nenhum comentário: