segunda-feira, 1 de abril de 2013

CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ|MG


Aconteceu
- 04/03 - Reunião com Rafael e Helton, da CEMIG. Eles são os responsáveis pela linha de transmissão que está sendo construída entre Araçuaí a Itaobim. Os rapazes desejam firmar uma parceria com o CPCD, com o objetivo de reflorestar algumas áreas de APP’s, beiras de rios e nascentes que estão desprotegidas.

- 05/03 - Visita às propriedades do grupo beneficiado com a barragem, na comunidade Tesouras. As famílias já começaram o plantio de hortaliças utilizando água do açude para irrigação. Essa é uma nova perspectiva para a produção agrícola na comunidade, que é acometida pela falta d’água e escassez de chuva. As famílias estão felizes em poder fazer suas plantações para produção de alimentos saudáveis.

- 06/03 - Entrega de material para cercamento de nascentes nas comunidades Girau, São José das Neves e Córrego do Fogo. Com este material, 10 (dez) nascentes serão protegidas contra o pisoteio de animais e, consequentemente, terão recuperada a mata nativa que as cercam.

- 07/03 - Visita à propriedade do Sr. Alcy, na Cabeceira das Neves. Assim, podemos conhecer as

nascentes e toda área da propriedade que vem sendo recuperada. Sr. Alcy relata que, quando comprou o terreno, havia pouca vegetação, mas ele sempre evitou fazer o desmate, favorecendo a regeneração das espécies.

- 08/03 - Festa em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, realizada no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Araçuaí, com a participação das Mães Cuidadoras do núcleo Olinto Ramalho. As Mães Cuidadoras Maria de Fátima e Maria de Lourdes promoveram o evento e as apresentações teatrais.

- 11/03 - Roda com o grupo beneficiado pelo PAIS - Produção Agroecológica Integrada e Sustentável, na comunidade São João Setubal, para avaliação e continuidade do trabalho coletivo.

Acontece
- 15/03 - Atividade de permacultura no Quintal Maravilha de D. Marizete, na comunidade São João Setubal. São construídas mandalas com garrafa PET, plantio de hortaliças, composto orgânico e biofertilizantes. Além dessas ações, algumas paredes são pintadas com tinta de terra, deixando o espaço mais harmônico e bonito.

- Coleta de sementes frutíferas entre as famílias de Tesouras de Cima, para produção de mudas no viveiro comunitário. São coletadas as sementes das frutas de época, como pinha, goiaba e graviola. - Atividade com as crianças para experimentação do Bornal dos Jogos Ambientais, na comunidade Alfredo Graça.

Acontecerá
 - 18/03 - Construção de adobes naturais para novos banheiros secos, na comunidade Tesouras de Cima.

- 22/03 - Feira Solidária, na comunidade Alfredo Graça, com a participação dos moradores.

- 25/03 - Contação de história com os mestres da comunidade. A atividade acontecerá na praça e será aberta ao público local.

- 27/03 - Dia de Beleza na comunidade Banco Setubal. Os jovens nos ajudarão nas atividades.



CAMINHO DAS ÁGUA - em foco

- 27, 28 e 29/03 - Formação de Mães Cuidadoras e Guardiões das Águas, nos núcleos de Cruzinhas, Alfredo Graça e Olinto Ramalho. 

Na oportunidade, trabalhamos textos, fizemos dinâmicas e brincadeiras, entre outras atividades, sempre com o intuito de capacitar os participantes para iniciar as atividades juntamente com as famílias. 56 (cinquenta e seis) pessoas, entre adultos e adolescentes, estiveram presentes. 

- 04 a 08/03 - Visitas às famílias para falar sobre o retorno ao trabalho e realizar o levantamento das prioridades de cada núcleo. Foram visitadas mais de 400 (quatrocentas) famílias nos núcleos Cruzinhas, Alfredo Graça, Engenheiro Schnoor e Olinto Ramalho.

Nenhum comentário: