terça-feira, 21 de agosto de 2012

SER CRIANÇA - ARAÇUAÍ|MG


Aconteceu
- 20/07 - Cada grupo, na colônia de férias, adotou um espaço no projeto com práticas sustentáveis. Os grupos contaram com a contribuição de todos nas ações. As atividades abrangeram: bordadura com garrafas PET, telhas, jardins suspensos, pintura com tinta de terra, confecção de placas com frases relacionadas a cuidados ambientais.

- 20/07 - Atividades sustentáveis no Bairro Esplanada. As atividades abrangeram: pintura de tinta de terra, fixação de recipientes de coleta seletiva, colocação de placas com frases indicativas de cuidado com o meio ambiente.



- 20/07 - Show ambiental com muita animação. As crianças aderiram ao tema cantando e dançando, pesquisaram músicas e as trouxeram para nossa roda __momento de trocas, apreciação de canções de qualidade. Estas revelaram seus talentos e habilidades ao cantar e tocar instrumentos.

- 23/07 - Para reforçar a preocupação e cuidado com o nosso mundo, as oficinas de música e percussão aconteceram com canções relacionadas a temas ambientais, como: - Xote Ecológico; - Sobradinho de Luiz Gonzaga; - Sabiá do Nhá Terra;

- Herdeiros do Futuro; e outras, adaptadas com criatividade. No decorrer da colônia, o resultado do trabalho com música foi apresentado, na roda, pelas crianças e adolescentes. Neste momento, foi possível perceber o quanto as crianças e os adolescentes valorizaram esse trabalho, pois se revelaram verdadeiros protagonistas musicais, cada um com sua habilidade e iniciativa.

- 24/07 - As oficinas sustentáveis de brinquedos, também, foram atividades de grande impacto para as crianças. Os grupos ficaram responsáveis pela construção de brinquedos como vaivém, bilboquê, bolsinha, carrinho, saboneteiras de garrafa PET e caixa de leite. Foram, ainda, confeccionados recipientes para coleta seletiva com pinturas de tinta de terra. No decorrer das oficinas, as crianças falaram sobre a natureza e seus merecidos cuidados.

- 25/07 - Os educadores apresentaram para as crianças, na roda grande, a música “Semente” (tema da Rio + 20), cuja letra é uma reflexão capaz de promover mudanças em nosso pensar e agir com relação ao meio ambiente.

- 26/07 - Para dar mais alegria a nossa colônia, fizemos uma divertida gincana ambiental na rua que adotamos. Foi uma manhã rica em aprendizado, onde a participação, alegria e criatividade das crianças fizeram o diferencial. As provas, todas relacionadas ao tema ambiental, foram: criar o nome do grupo, o grito de paz, criar uma poesia, um brinquedo reciclável, uma parodia e apresentar quatro elementos naturais encontrados no espaço ao redor.

- 27/07 - Programação especial de colônia de férias para os pais. Foi apresentado o espetáculo “Céu de Passarinhos”, com texto de Carlos Brandão produzido junto com Josino Medina. Trata-se de um texto ambiental, poético, musical, que foi adaptado com alguns cocos e o batuque dos tambozeiros. O texto apresenta, ainda, palavras de carinho em relação à natureza, às pessoas e à vida __fato que encantou a todos, além da polidez dos personagens em transmitir uma mensagem capaz de transformar pensamentos e atitudes.

- 27/07 - No passeio ecológico, na Chapada do Lagoão, fomos recebidos por “Seu Zezé” e Silvano, moradores do lugar. Fizemos uma grande roda para ouvir tudo, o que tinham a nos ensinar sobre aquele lugar, riquíssimo em diversidades naturais. Logo após, fomos para um farto piquenique com muita cantoria.

- 06/08 - As crianças produziram, nos grupos, cartões de retalhos de chita, com lindos poemas e declarações de amor|carinho, para presentear seus pais.

- 08/08 - Oficina de brincadeiras, no Bairro Baixada. As crianças brincaram de futebol, peteca, vôlei, e casinha.

- 09/08 - Oficina de beleza, focando os cuidado com o corpo, cabelos, unhas e pés.

- 10/08 - No clubinho da matéria, onde se objetiva desenvolver a concentração e a criatividade, os educadores trabalharam com a Técnica História Continuada, na qual as crianças têm a meta de criar a história na roda, fazer a escrita e depois apresentar em forma de teatro na roda grande.

Acontece
- Formação musical com instrumentos populares (flautim, viola pandeiro, tambor, triângulo), com um grupo matutino e outro vespertino, para desfilar com o Boi na rua e nas escolas.

- Coro “Meninos de Araçuaí” ensaia o espetáculo “Ser Minas Tão Gerais” para a próxima viagem, São Paulo, que acontecerá em Setembro. As crianças estão muito ansiosas para o reencontro com Milton Nascimento.

- As crianças participam de oficina com o grupo “Irmandade do Rosário dos homens Preto” para aprenderem a tocar os tambores, que fazem parte da cultura da “Irmandade de Araçuaí”.

- O novo educador, Yuri, começa o seu trabalho musical com percussão. Ele identificou algumas pessoas que gostam, querem e têm habilidades, durante o acompanhamento nos grupos.



- Todos os dias, as crianças leem poesias na roda. A cada mês, é escolhido um autor. Este mês foi escolhido Carlos Drummond de Andrade.

- Toda sexta-feira, cada grupo traz, para a roda grande, uma apresentação teatral ou musical.

Acontecerá
- 20/08 - O Educador Yuri trará personagens muito engraçados para a roda, com objetivo de trabalhar temas importantes, como saúde bucal e cuidado com objetos pessoais.

- 21/08 - Apresentação teatral de Bastião e Bastiana na roda, representados pelos educadores Jane e Yuri.

- 25/08 - Encontro de educadores para avaliação e planejamento do trabalho.

- 31/08 - Participação, na roda grande, de um representante da saúde para falar das causas e cuidados com as alergias na pele e sobre ferimentos, sardas, etc.

Nenhum comentário: