quarta-feira, 16 de maio de 2012

CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ/MG

Núcleo Cruzinhas

Aconteceu
- 02/05 -
Passeio ecológico com participação de 18 (dezoito) crianças da comunidade Mucambo. Na oportunidade, realizamos brincadeiras de pula corda, balanço, roda de advinhas e contação de histórias. Foi feito um lanche coletivo com sucos naturais, frutas e torta de talos, incentivando uma alimentação alternativa e mais saudável.

- 03/05 - Reunião na comunidade Cruzinhas, realizada pela Cáritas Diocesana, com a participação das famílias do núcleo. A reunião teve como objetivo principal definir um ponto para implantação de uma máquina de café. As Mães Cuidadoras e os Guardiões foram convidados para falar sobre os Quintais Maravilha e os plantios do kit café; isso reforçou a importância de uma máquina na comunidade para limpeza dos grãos.

- 07/05 - Grupo de produção na casa de Áurea, na comunidade Palmital, para fazer doce de mamão usando rapadura e leite. 15 (quinze) pessoas, entre crianças e adultos, participaram da atividade.

- 09/05 - Grupo de produção na casa de Dona Cota, na comunidade Mucambo. 12 (doze) mulheres e algumas crianças fizeram sabão usando gordura de porco.

- 10/05 - Visita aos Quintais Maravilha de Maria José e Valdeir, na comunidade Palmital, para monitoramento e restauração da área verde. Carlos André, Engenheiro Agrônomo da Visão Mundial, instituição parceira do CPCD, ajudou-nos bastante durante a atividade.

- 14/05 - Produção de 40 (quarenta) litros de biofertilizantes usando folhas verdes e esterco de vaca, no quintal de Maria dos Anjos. Após o processo de fermentação, o fertilizante será pulverizado em plantas e solos empobrecidos.



Acontece
- 15/05 -
Clube do vídeo com a exibição do filme “Rio”, realizada na casa de Zeni. A equipe de Mães Cuidadoras, Guardiões da Água e 10 (dez) crianças da comunidade Pequi participam da ação. Após a exibição do filme, roda de bate papo para discutir quais cuidados devemos praticar para termos um planeta melhor.

Acontecerá
- 18/05
- Piquenique com a equipe de campo na comunidade Estrela. O objetivo do encontro é proporcionar às pessoas momentos de prazer, alegria, entrosamento e melhor vivência entre o grupo.

- 22/05 - Implantação do Kit Café no quintal de Maria do Socorro, na comunidade Mucambo. Dois kits serão plantados.

- 24/05 - Produção de mudas nativas e frutíferas no quintal de Dona Lira. 300 (trezentas) mudas serão produzidas e plantadas nos quintais das famílias e áreas degradadas.

- 30/05 - Oficina de brinquedos na casa de Dona Laura, com as crianças da comunidade Mucambo. Serão construídos carrinhos usando garrafas pet, boneca de pano e peteca.

Núcleo Alfredo Graça

Aconteceu
02/05 -
Implantação do Projeto Pais - Produção Agroecológica Integrada e Sustentável, realizada no quintal de Sr. Beu, na comunidade de Alfredo Graça.

- 03/05 - Pedagogia do biscoito com os alunos do 2º ano da Escola Estadual Hilário Pinheiro Jardim, com a participação de 25 (vinte e cinco) crianças. O objetivo da atividade é trabalhar a aprendizagem de forma lúdica.

- 04/05 - Oficina comunitária na casa de Dona Zelita e criação de receitas de bolo baiano com farinha de mandioca e assado de mandioca. 20 (vinte) pessoas participaram da atividade.

- 08/05 - Doação de dois Kits Café para Srª. Maria e Sr. Itamar, totalizando 24 (vinte e quatro) mudas. Os kits foram plantados nos quintais ampliando a utilização das práticas de plantio.



- 10/05 -
Visita de Carlos, Engenheiro Agrônomo, ao morro Para Terra, para avaliar a recuperação da vegetação após a construção dos canais de infiltração.

- 10/05 - Oficina para construção de vassouras usando garrafa pet. A atividade aconteceu no Centro Comunitário da comunidade, com o grupo de Mães Cuidadoras e Guardiões das Águas. 14 (quatorze) pessoas estiveram presentes e duas vassouras foram produzidas.

Acontece
- 16/05 - Os Kits Café - mudas de café doadas pelo Sítio Maravilha aos Quintais Maravilha - já dão resultados no núcleo Alfredo Graça. A produção será usada pelas famílias que receberam esses kits.

Acontecerá
- 21/05 -
Oficina de permacultura na creche da comunidade com alunos da professora Iris.

- 25/05 - Produção de xarope caseiro com mel, folhas de figo e folhas de laranja da terra, na casa de Marilda.

- 30/05 - Oficina de vassouras de garrafa pet com a comunidade no Centro Comunitário. 

- Construção de três mandalas utilizando garrafas pet, nas casas de Suzana, Marilda e Isaías.

Núcleo Chapada do Lagoão

Aconteceu
- 02/05 -
Reunião na comunidade Tesouras de Cima com as famílias que serão beneficiadas com a construção de uma barragem. Contamos com a participação de 10 (dez) pessoas que ajudaram a selecionar o lugar adequado para escavação.

- 04/05 -
Reunião com a comissão organizadora do evento que aconteceu sobre a APA, na cidade de
Araçuaí. O ato público teve como objetivo divulgar o trabalho feito no Lagoão. Todas as entidades locais participaram do movimento.

- 07/05 - Encontro no Instituto com professores, estagiários e equipe do Caminho das Águas para tirar dúvidas sobre os parâmetros usados na análise de qualidade da água. Juntos, iremos realizar um trabalho de campo, onde as águas das nascentes, caixas de captação, minadouros e rios serão analisadas.

- 09/05 - Visita às nascentes para monitoramento e restauração da área verde. Seis nascentes das comunidades Tesouras de Cima, Santana, Guariba e Girau foram visitadas. O monitoramento foi realizado por Carlos André, engenheiro agrônomo da Visão Mundial.



- 11/05 - Reunião da APA com a participação do grupo gestor, comunidades e entidades parceiras. Um dos assuntos debatidos foi: “De que maneira podemos fortalecer o trabalho na Chapada, aumentando a diversidade da fauna, flora e os corpos hídricos já existentes no local?”.

Acontece
- 15/05 -
Encontro com a Diretora da Escola São Vicente, com objetivo de realizar atividades conjuntas que serão apresentadas em Araçuaí no Dia da Caminhada Ambiental.

Acontecerá
- 25/05 -
Análise da água nas caixas de captação de água da chuva, na comunidade Malhada Preta. Aatividade acontecerá em parceria com Instituto Federal Norte de Minas Gerais de Araçuaí - IFNMG.

- 28 a 30/05 - Cercamento de nascentes na comunidade Jacuba. Três nascentes serão protegidas para recuperação da vegetação ao seu redor.

Núcleo Olinto Ramalho

Aconteceu
- 02/05 -
Produção de 100 (cem) mudas de nim indiano no quintal da casa de Lina, na comunidade Vargem João Alves. Essas mudas serão doadas à comunidade.

- 03/05 - Construção de nove banheiros no Núcleo Olinto Ramalho.



- 03/05 -
Doação de 28 (vinte e oito) mudas entre figo, laranja, jaca, acerola e graviola ao Programa “Uma Criança, Uma Vida.”

- 07/05 -
Oficina comunitária na casa da Dona Rosa, com a produção de geleia de mocotó. A comunidade doou 16 (dezesseis) litros de leite para fazer o doce. 22 (vinte e duas) pessoas da comunidade participaram da oficina e toda a produção foi dividida entre elas.

Acontece
- 14/05 e 15/05 -
Oficina de monitoramento dos Vigilantes da Água, realizada na igreja da comunidade São João do Setúbal, com a participação de 30 (trinta) pessoas.

- Construção dos banheiros da casa de Laércio e Salete, na comunidade São João do Setúbal.

Acontecerá
- 17/05 -
Oficina comunitária na casa de Antônia, na comunidade Vargem João Alves, com a produção de rosca de abóbora e suco de couve.

- Festa em comemoração aos 30 anos da Associar, realizada na comunidade São João do Setúbal, com a participação das Mães Cuidadoras. Durante o evento, acontecerão brincadeiras, gincana ambiental e  doações de mudas à comunidade.

- 22/05 - Produção dos jogos ambientais na creche da comunidade Banco do Setúbal.

- Produção de adobes na casa de Antônio, na comunidade Cemitério de Adão, para construção do banheiro.

- 26/05 - Roda de viola na casa do Sr. Antônio Trajano, na comunidade Banco do Setúbal.

Nenhum comentário: