terça-feira, 17 de abril de 2012

CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ/MG


Núcleo Olinto Ramalho

Aconteceu
- 01/04 - Cinema itinerante na Creche da Comunidade Banco do Setúbal, com a exibição do filme “Rio”. 60 (sessenta) pessoas participaram da atividade. Na oportunidade, cerca de 70 (setenta) mudas de nim indiano e pinhão manso foram doadas aos participantes da atividade.

- Construção de dois banheiros secos na casa de Adaltiva e Sebastião Barreto, na comunidade Vargem João Alves.

- 02/04 - Oficina comunitária na casa de Rosa, com a produção de sabão caseiro. Assim, reaproveitamos as sobras de óleo de cozinha usadas pelas famílias. 20 (vinte) pessoas da comunidade participaram da oficina e toda a produção foi dividida entre elas.



- 10/04 - Piquenique no rio Setúbal, realizado com o time de campo.

- Doação de 42 (quarenta e duas) mudas de goiaba, jambo, jaca, laranja, acerola e pinha ao Programa “Uma Criança, Uma Vida”.


Acontece
- 16/04 - Construção do banheiro seco na casa de Maria Minervina, na comunidade São João do Setúbal.

- Produção de vermífugo e ervas medicinais, na casa de Antônia, na comunidade Cemitério de Adão.

Acontecerá
- 18/04 - Produção de geleia de mocotó, na casa da Dona Rosa, com a participação de integrantes da comunidade do Banco do Setúbal.



Chapada do Lagoão

Aconteceu:
- 02 a 04/04 - Início dos experimentos de agrofloresta, no quintal de Lucas e Sidinália. Dez mudas nativas e frutíferas foram doadas às famílias da comunidade.

- 05/04 - Entrega de material a cinco famílias da comunidade Girau. Arames e grampos foram entregues para o cercamento das nascentes e olhos d’água.

- 11/04 - Assembleia geral com o grupo gestor da APA e entidades e órgãos públicos, para planejamento de uma caminhada em defesa do Meio Ambiente, que será realizada em Araçuaí. 40 (quarenta) pessoas estiveram presentes.

Acontece:
- 16/04 - Implantação da Produção Agroecológica Integrada e Sustentável - PAIS -, na Escola Família Agroecológica de Araçuaí - EFA-, com a participação de 20 (vinte) alunos.

- Cercamento da nascente que fica na casa de Dona Fatinha e Sr. Ildelbrano, na comunidade Girau.


Acontecerá
- 24/04 - Visita às famílias do Lagoão para avaliação do trabalho nas beiras das nascentes e olhos d’água.

- 30/04 - Seleção das novas famílias que serão beneficiadas com o Kit Casa Maravilha - banheiro seco e caixa de captação de água da chuva.



Núcleo Alfredo Graça

Aconteceu
- 09/04 - Práticas de permacultura, no quintal de Isaías. O objetivo é criar mais um espaço verde na comunidade. Na oportunidade, realizamos pinturas com tinta de terra, construímos mandalas, espirais de ervas e fizemos biofertilizante.

- 12/04 - Atividade com o Jogo Quintal Maravilha, do Bornal de Jogos Ambientais, realizado com os alunos da professora Andréia, da Escola Hilário Pinheiro Jardim. 15 (quinze) crianças participaram da atividade.

- 13/04 - Produção de mudas frutíferas no viveiro da casa de Maria. Ao todo, foram produzidas 135 (cento e trinta e cinco) mudas de laranja, abacate e acerola.

Acontece
- 16/04 - Plantio de 20 (vinte) mudas de gameleira e ingá, nas margens do Rio Gravatá, para recuperação das matas ciliares. Durante a atividade, afixamos placas em pontos estratégicos, evitando o acúmulo de lixo.

Acontecerá
- 17/04 - Cinema itinerante na praça da comunidade Alfredo Graça com o filme “Wall.E” e vídeos produzidos pelo Cinema Meninos de Araçuaí.

- 18/04 - Roda de contação de histórias em parceria com a Escola Estadual Hilário Pinheiro Jardim, em comemoração ao Dia do Livro.

- 27/04 - Oficina de permacultura no Projeto Sementinha da comunidade Engenheiro Schnoor. A oficina será coordenada pelo grupo de Mães Cuidadoras e Guardiões das Águas de Alfredo Graça.



Núcleo Cruzinhas

Aconteceu
- 29/03 a 06/04 - Construção de Kit Casa Maravilha - banheiro seco e caixa de captação de água da chuva, na casa de Aline, na comunidade Alferidor, e na casa de Sr. Dé, na comunidade do Palmital.

- 02/04 - Oficina de beleza, com a participação de 15 (quinze) crianças da comunidade Mucambo. Dessa forma, a comunidade aumenta sua autoestima e aprende a cuidar melhor de sua saúde. Durante a oficina, servimos um lanche alternativo, com suco de couve e torta de talos.

- 04/04 - Composto orgânico feito com os resíduos do banheiro seco da casa de Socorro, na comunidade Mucambo. Durante a atividade, contamos com a ajuda de Dona Neuza e Maria Moraes.

- 09/04 - Reprodução dos jogos ambientais, com a equipe de campo do Núcleo Cruzinhas. Esses 
jogos serão usados com as crianças, incentivando um maior cuidado com o meio ambiente.

- 13/04 - Produção de 119 (cento e dezenove) mudas nativas e frutíferas na casa de Girlane, na comunidade Alferidor. Algumas mudas serão plantadas nos quintais da comunidade e outras serão doadas ao Programa “Uma Criança, Uma Vida”.



Acontece
- 16/04 - Construção de mandalas, utilizando sobras de telhas no Quintal Maravilha de Dona dos Anjos. Ao todo, cinco mandalas são construídas.

Acontecerá
- 20/04 - Clube do vídeo na casa de Girlane, na comunidade Alferidor.

- 26/04 - Biscoitada com as crianças da comunidade Palmital. Além da alegria e da descontração, o intuito é que as crianças possam melhorar a aprendizagem dentro da escola.

- 30/04 - Encontro da equipe para avaliação do trabalho e planejamento das ações do mês de maio.

Nenhum comentário: