terça-feira, 21 de junho de 2011

CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ/MG

Chapada do Lagoão

Aconteceu

‐ 16/05 ‐ Doação de sete quilos de sementes nativas e frutíferas ao Projeto Caminho das Águas. As sementes de olho de boi, viuvinha, araticum, pequi, abacate, laranja, café e abóbora foram recebidas pelos alunos da Escola São Vicente, da comunidade Malhada Preta.

‐ 01 e 02/06 ‐ Oficina de recuperação e preservação das nascentes, realizada com as famílias da comunidade Tesouras. A oficina, ministrada pelo técnico agrícola João Eudes, incentiva a comunidade a cuidar das nascentes, destacando a importância da fauna e flora da APA do Lagoão. 15 (quinze) pessoas participaram da oficina.

‐ 09/06 ‐ Oficina sobre sementes, realizada na comunidade Tesouras, com a participação de 25 (vinte e cinco) pessoas. Na oficina, nós discutimos sobre a importância das sementes para a formação dos viveiros comunitários. Montamos um grupo de dez agricultores para dar inicio à Casa da Semente.

Acontece

‐ Oficina de recuperação de nascentes, na comunidade Santa Rita de Cássia. Várias famílias das comunidades Santa Rita de Cássia e Santa Luzia do Tombo participam da oficina.

Acontecerá

‐ 21/06
‐ Oficina sobre sementes, na comunidade Santa Rita de Cássia.


Núcleo Olinto Ramalho


Aconteceu

‐ 16/05 ‐
Transplantamos para os saquinhos de leite, 105 (cento e cinco) mudas de café que estavam no quintal da casa de Maria Ferreira. A ideia é aumentar a produção a partir do “kit café”.


‐ 19/05 ‐ Plantio de 13 (treze) mudas de mamão, no quintal da casa de Adália, e dez mudas no quintal de Fatinha. Na oportunidade, plantamos três mudas de ingá nas margens do Rio Setúbal, contribuindo assim para o reflorestamento da região e preservando as matas nativas.

‐ 20/05 ‐
Na igreja da comunidade de São João do Setúbal, o grupo de Mães e a Guardiã produziram
sacolas de pano. O objetivo é evitar o uso de sacolas plásticas.

‐ 25/05 ‐
Devido ao manejo correto dos canteiros mandala, no quintal do Sr. Elenízio, houve um aumento considerável na produção de cenouras, contribuindo para uma alimentação saudável de sua família.


05/06 ‐ Realização de “Noite Cultural” na comunidade Lagoa dos Patos. O evento, provido pela Associar, conta com a participação do Projeto Caminho das Águas. 170 (cento e setenta) pessoas participaram do evento.

‐ 08/06 ‐ Implantação do “kit café” na casa de Lindaura. O kit está consorciado com plantas frutíferas, o que garante um aumento na diversidade da produção. Na oportunidade, fizemos repelente de nim e pulverizamos as laranjeiras para combater as pragas.

‐ 10/06 ‐ Confecção de quatro lixeiras de fibra da bananeira para colocar nos bares e na Escola da comunidade. O objetivo é promover a coleta seletiva de lixo.

‐ 10/06 ‐
Doação de 22 (vinte e duas) mudas frutíferas ao Programa ”Uma Criança, Uma Vida”.


Acontece
‐ Visita de Marcos Rogério, Presidente da Fundação Grande Harmonia da Scheio‐no‐iê, à comunidade São João do Setúbal. Marcos veio conhecer as ações desenvolvidas pelo CPCD nas comunidades rurais. Na oportunidade, ele participou da Pedagogia do Biscoito e plantou algumas mudas com a ajuda de alunos da Escola Municipal São Roque.

Acontecerá
‐ Clube do Vídeo com as crianças das comunidades Cemitério de Adão, Banco do Setúbal, Olinto Ramalho e Vargem João Alves. O Clube acontecerá nas casas de Antônia e Inês. O filme exibido será “Irmão Urso”.

Núcleo Alfredo Graça

Aconteceu

‐ 19/05 ‐
Coleta de sementes na comunidade. Foram coletados os mais variados tipos de sementes. O objetivo da coleta é criar um banco de sementes na comunidade e ampliar a produção de mudas.


‐ 20/05 ‐ Doação de sete mudas aos moradores da comunidade. Através da doação de mudas, aumentamos a diversidade de árvores frutíferas nos quintais e criamos pequenos pomares.

‐ 25/05 ‐ Mutirão de Limpeza no Rio Gravatá, com a participação do grupo de Mães Cuidadoras e três pessoas da comunidade. Durante o Mutirão, foram colocadas placas de avisos nas margens do rio, na tentativa de mantê‐las sempre limpa.

‐ 06/06
‐ Atividades realizadas em parceria com a Escola Estadual Hilário Pinheiro Jardim. O Projeto
Meio Ambiente prevê a realização de ações variadas, sempre relacionadas ao cuidado com o meio ambiente. Dentre as ações, destacam‐se o plantio de mudas nas margens do Rio Gravatá e a coleta de sementes.

‐ 07/06 ‐ Produção de 20 (vinte) mudas, com a ajuda dos alunos da Escola Municipal Brincando e Aprendendo. Para produzir as mudas, utilizamos saquinhos de leite.

‐ 08/06 ‐ Oficina de brinquedo, com participação de 23 (vinte e três) crianças. O objetivo da atividade é reciclar materiais a partir da criatividade das crianças. Na oficina, criamos carrinhos com garrafas pet e prendedores de cabelo.


‐ 08/06 ‐ Roda de contação de história, com a participação do Sr. José Geraldo, que contou a todos vários “causos” da comunidade. 25 (vinte e cinco) crianças participaram da atividade.

‐ 09/06 ‐ Produção de 138 (cento e trinta e oito) mudas de goiaba, no quintal da Mãe Cuidadora Maria Aparecida. As mudas produzidas serão doadas à comunidade e ao Projeto “Uma Criança, Uma Vida”.

Acontece
‐ Participação das educadoras Viviane Neiva e Edilucia Borges na reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araçuaí, realizada na cidade de Capelinha.

‐ 16/06 ‐
Produção de 200 (duzentas) mudas de café, no viveiro da casa de Maria Aparecida. Todas as mudas produzidas serão doadas às famílias para o plantio do “Kit café”.


Acontecerá

‐ 17/06 ‐
A Mãe Cuidadora Eliene participará da oficina dos Vigilantes da Água, que acontecerá na sede da Associar, em Araçuaí.


Núcleo Cruzinhas


Aconteceu
‐ 16/05 ‐
Produção de 200 (duzentas) mudas frutíferas, no quintal de Dona Judite. As mudas serão doadas às famílias, fazendo com que os quintais das casas tornem‐se produtivos.


‐ 23/05 ‐
Plantio de mudas nos viveiros comunitários e implantação do “kit café” nos quintais das famílias. 747 (setecentas e quarenta e sete) mudas foram produzidas nos viveiros das casas de Judite, Andréia e Maria Moraes.


‐ 25/05 ‐
Oficina comunitária para produção de xarope, realizada na casa de Andréia. 17 (dezessete) pessoas participaram da atividade. Fizemos xarope de umbigo de banana e xarope de mamão verde, que são usados para combater a gripe.


‐ 01/06 ‐
Produção de 250 (duzentas e cinquenta) mudas de café nos viveiros comunitários, para criação do “kit café”.


‐ 03/06 ‐
Implantação do “kit café” na casa de Dona Lira. Foram plantadas 13 (treze) mudas.


‐ 07 e 08/06 ‐ Participação de duas Mães Cuidadoras em um Encontro promovido pela Cáritas Diocesana de Araçuaí. Na oportunidade, os participantes do Encontro debateram a questão do uso da água para produção de alimentos. A ideia é capacitar um membro da família que foi beneficiada com a cisterna calçadão, para cuidar da água e usá‐la na agricultura familiar, sempre em harmonia com o meio ambiente.

‐ 10/06 ‐
Produção de mudas frutíferas para criação de pequenos pomares. 120 (cento e vinte) mudas de carambola, jaca e laranja foram produzidas.


‐ 14/06 ‐
Oficina comunitária com as famílias da comunidade Palmital. Foram pr oduzidos xarope de
umbigo de banana e xarope de mamão verde. Esses xaropes são usados para combater a gripe. 14 (quatorze) pessoas da comunidade trouxeram ervas medicinais e rapadura, produtos usados no preparo dos xaropes.

Acontece

‐ Oficina dos Vigilantes da Água, realizada na Associar. A oficina foi ministrada por Carlos Eduardo, do Fundo Cristão. A equipe Caminho das Águas e representantes dos núcleos atendidos pelo projeto participarão do evento. O objetivo é que esse grupo capacitado possa realizar análises nas caixas, rios e minadouros, diagnosticando a qualidade da água consumida pelas famílias.

Acontecerá

‐ Encerramento e entrega de certificados aos participantes da oficina dos Vigilantes da Água.

SITIO MARAVILHA - ARAÇUAÍ/MG

Aconteceu
‐ 30/05 a 02/06 ‐ Oficina de potencialização de água de chuva e chuveiro “termosifão”, ministrada pelo geobiólogo, Flavio Duarte. A equipe do Sítio e dois representantes de cada núcleo do Projeto Caminho das Águas participaram da oficina. Durante a oficina, os participantes aprenderam a fazer um filtro para purificar a água das cisternas e o chuveiro “termosifão para aquecer a água usando a energia solar.

Filtro para purificar a água das cisternas



Chuveiro “termosifão.

‐ 04/06 ‐ Plantio de 105 (cento e cinco) mudas de repolho, 52 (cinquenta e duas) mudas de couve, 12 (doze) mudas de berinjela, 60 (sessenta) mudas de pimentão e 12 (doze) mandalas de beterraba, salsa, cebola roxa, cenoura e rucúla.

‐ 06/06 ‐ Colheita de 64 kg (sessenta e quatro quilogramas) de alimentos, entre eles: rabanete, mandioca, cenoura e beterraba; 110 kg (cento e dez quilogramas) de frutas, entre laranja pokan, mamão verde e banana; e nove molhos de cebolinha e nove molhos de rúcula. Seis dúzias de ovos foram levadas ao Projeto Ser Criança.

‐ Entrega de 20 kg(vinte quilogramas) de mandioca, três molhos de rucúla, cinco molhos de mostarda e 64 kg (sessenta e quatro quilogramas) de cana ao Projeto Ação Social.


‐ 09/06 ‐
Aproveitamos à umidade do espaço da Zona 04 para plantar capim napier, que será
transformado em um composto para adubar as plantas e em ração para as galinhas.

Acontece

‐ Adubação na horta, usando composto misturado com esterco de vaca.

Acontecerá

‐ Manejo de mandalas e plantio de cinco círculos de bananeiras, cada um com cinco mudas.

COOPERATIVA DEDO DE GENTE

‐ FABRIQUETAS DE ARTESANATO ‐ ARAÇUAÍ/MG ‐

Aconteceu
‐ 16 a 21/05 ‐ Oficina de acessórios e bijuterias, ministrada por Ana Isa, do Instituto Ecotece, com participação de 20 (vinte) jovens. Renata, do Bordado de Curvelo, também veio participar da oficina para aprender novas técnicas de produção.

‐ Visita de 10 (dez) jovens atendidos pelo CRAS ‐ Centro de Referência e Assistência Social. Os
jovens vieram conhecer o trabalho desenvolvido pela Fabriqueta.

‐ 21 e 22/05 ‐ Participação da Cooperativa no evento Natura Nós 2011, realizado em São Paulo.

‐ 26 a 28/05 ‐ Participação da Cooperativa no IV Fórum de Comunicação e Sustentabilidade da
Petrobrás, realizado em Belo Horizonte.

‐ Construção de MDI para criação de produtos na oficina de acessórios e bijuterias.

‐ Criação da peça “Encontro dos Rios Jequitinhonha e Araçuaí”, feita pelos novos jovens
da Serralheria. A peça foi inspirada na paisagem da comunidade de Itira, região de encontro dos dois rios.

Acontece
‐ Pesquisa de campo em locais da cidade, realizada pelos jovens da oficina acessórios e bijuterias. Os jovens buscam inspiração para criar novos produtos.

‐ Os jovens da Serralheria criam produtos sob encomenda.

‐ Confecção de armários pela Marcenaria e melhoria no acabamento dos móveis. Essa postura
agrada muito aos clientes.

Acontecerá
‐ Apresentação de produtos criados durante a oficina de acessórios e bijuterias.

‐ FABRIQUETA DE CULTURA ‐ CINEMA MENINOS DE ARAÇUAÍ

Aconteceu
‐ 24 a 27/05 ‐ Participação do Cinema na Semana Envolver, que aconteceu em Araçuaí. Nessa
semana, foram exibidos vídeos com depoimentos da equipe da UFVJM e produções do Cinema
Meninos de Araçuaí.

‐ 01 a 14/06 ‐ Elaboração de roteiro para o vídeo C&A.

‐ Produção de roteiros para vídeos e propagandas do Projeto Caminho das Águas.

‐ Exibição do vídeo “Coral Trovadores do Vale” e de vídeos produzidos pelos jovens durante a oficina de áudio visual.

‐ Filmagem na cidade e nas comunidades rurais de Setúbal e Graça, de Araçuaí.

‐ Reunião com Marcelo, responsável pelo Supermercado Vale. Na oportunidade, apresentamos a ele a proposta de produção de propaganda para seu supermercado.

‐ Sessão de cinema com o Projeto Ser Criança. O filme “Força G” foi exibido para um público de 70 (setenta) crianças.

‐ Produção de roteiros para novos vídeos de 1 minuto com os jovens aprendizes

‐ Filmagem na Chapada do Lagoão ‐ Oficina de Recuperação de Nascentes.

Acontece
‐ Edição e postagem do vídeo que será apresentado aos visitantes – Projeto Bagagem e C&A.

Acontecerá
‐ 18 e 19/06 ‐ Filmagem em Raposos ‐ Produção de um vídeo da “Exposição Um Olhar Sobre Raposos”.

‐ Cine Clube, com os jovens da Cooperativa.

‐ FABRIQUETA DE SOFTWARES ARAÇUAÍ/MG ‐

Aconteceu
‐ Roda de conversa entre os novos jovens e Tião Rocha. Em roda, os jovens apresentaram‐se e
falaram da expectativa dos trabalhos. Tião mostrou‐nos a importância de sermos protagonistas de nossa própria história.

‐ Pesquisa sobre a história de Araçuaí, seus lugares, suas festas, suas principais personalidades e
histórias. Todo o material coletado com a pesquisa abastecerá o Portal dos Voluntários da C&A.

‐ Construção de seis “revistas” que serão postadas no Portal da C&A. Essas revistas contam um pouco da história de Araçuaí.

‐ Visita a clientes para apresentação de propostas de prestação de serviços.

‐ A equipe do Softwares estudou uma nova linguagem ‐ o “dropol” ‐ para realizar as
modificações necessárias no Portal. A ideia é tornar o Portal ainda mais interativo.

‐ Com a chegada de cinco jovens à Fabriqueta de Softwares, realizamos um grupo de estudo com a turma sobre “Flash e Edição de fotos”. Dessa maneira, todos aprendem um pouco mais sobre o
mundo virtual.

Acontece
‐ Construção do site de Leo Souza ‐ designer de Belo Horizonte.

‐ Criação de histórias em quadrinhos para o Concurso Internacional Crie Futuros ‐ Histórias em
Quadrinhos e Ilustrações .

‐ Criação de uma vinheta sobre a prestação de serviços da Fabriqueta de Softwares. A ideia é
veicular essa vinheta no canal da Dedo de Gente, no Youtube.

Acontecerá
‐ Debate sobre a reformulação do site da Fabriqueta de Softwares.

‐ COOPERATIVA DEDO DE GENTE ‐ EM FOCO ‐
Aconteceu
‐ Encontro com todos os jovens da Cooperativa, no Cinema. Durante o evento, realizamos dinâmicas, conversamos sobre o Projeto Arassussa e apresentamos o site da Cooperativa.

‐ Encontro com as mães dos jovens da Cooperativa, com apresentação do trabalho, sorteio de doces e chá com pipoca.

Acontece
‐ Todas as segundas‐feiras, os grupos das Fabriquetas se reunirão para conversar sobre o
trabalho. Nesses encontros, eles poderão realizar planejamentos, avaliações, pesquisas e assistirão a filmes, com o intuito de promover uma integração entre todas as Fabriquetas.

Acontecerá
‐ 24/06 ‐ Encontro com todos os jovens da Cooperativa, no Sítio Maravilha. Será realizada uma
roda com Celso Silva. Além disso, diversas outras atividades estão programadas para esse dia.

SER CRIANÇA - ARAÇUAÍ/MG

Aconteceu
‐ 18/05 ‐ Viagem do Coro Meninos de Araçuaí a São Paulo para apresentação no Festival Natura NÓS.

‐ 24 e 25/05 ‐ Marina, estagiária do curso de Artes Plásticas da Universidade Federal de Ouro Preto, acompanhou o trabalho desenvolvido pelo Ser Criança.

‐ 25 a 27/05 ‐ Crianças e educadores participaram da Semana do Envolver ‐ Parque da Ciência,
realizada pela UFVJM. As crianças e os educadores divertiram‐se bastante em oficinas de capoeira, jogos, brincadeiras entre outras atividades.

‐ 27/05 ‐ Reunião de educadores para avaliação do planejamento mensal e de MDI’s.

‐ 28/05 ‐ Gravação de algumas canções no Auditório do Colégio Nazareth, com o grupo
Furundum, educadores e outros convidados. As canções farão parte do CD de Josino Medina.

‐ 07/06 ‐ Na cozinha experimental, as cozinheiras Girlane e Elizania testaram uma nova receita
alternativa ‐ bolo de casca de laranja. A receita foi aprovada pelas crianças.


‐ 14/06 ‐ Oficina de música com as crianças, na Praça do Fórum.

Acontece
‐ Rodas de conversas com as crianças mais agitadas.

‐ Clubinho da Matéria com as crianças que não têm dever da escola.

‐ Oficina do Furundum.

‐ Todas as sextas‐feiras, o Boi Menino alegra a roda grande.

‐ Utilização dos jogos dos bornais com as crianças durante o tempo de brincadeira.

Acontecerá
‐ 21/06 ‐ Encontro de pais.

‐ 18/06 ‐ Planejamento da Colônia de Férias.

‐ 21/06 ‐ Troca de algibeiras na comunidade.

‐ 28/06 ‐ Produção de mudas na casa da educadora Juliana.

‐ 29/06 ‐ Reforma de mandalas em todo o jardim.

‐ 30/06 ‐ Oficina de música para os alunos do 9º ano do Colégio Nazareth.

EM FOCO

Aconteceu
‐ 26 e 27/05 ‐ Oficina de permacultura, realizada na Escola Agrocológica de Araçuaí ‐ EFA. A oficina foi ministrada por Celso e Luciana, ambos do CPCD. O objetivo da oficina é implementar a permacultura na escola, favorecendo a relação existente entre o solo, as plantas e os animais locais.

Aconteceu
‐ 06/06 ‐ Participação de Tião Rocha, no programa Brasil das Gerais. Em destaque, o Projeto
Arassussa. Copie o link abaixo e confira a entrevista: Clique aqui!

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Colaboração de...

Hélia Viviane, Luciana Jardim, Regina Poluceno, Edilúcia Luiz, Advete Rodrigues, Giani Vieira, Ana Paula, Diana Ribeiro, Dora e Simone Cecília e Diana Ribeiro.