terça-feira, 21 de junho de 2011

CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ/MG

Chapada do Lagoão

Aconteceu

‐ 16/05 ‐ Doação de sete quilos de sementes nativas e frutíferas ao Projeto Caminho das Águas. As sementes de olho de boi, viuvinha, araticum, pequi, abacate, laranja, café e abóbora foram recebidas pelos alunos da Escola São Vicente, da comunidade Malhada Preta.

‐ 01 e 02/06 ‐ Oficina de recuperação e preservação das nascentes, realizada com as famílias da comunidade Tesouras. A oficina, ministrada pelo técnico agrícola João Eudes, incentiva a comunidade a cuidar das nascentes, destacando a importância da fauna e flora da APA do Lagoão. 15 (quinze) pessoas participaram da oficina.

‐ 09/06 ‐ Oficina sobre sementes, realizada na comunidade Tesouras, com a participação de 25 (vinte e cinco) pessoas. Na oficina, nós discutimos sobre a importância das sementes para a formação dos viveiros comunitários. Montamos um grupo de dez agricultores para dar inicio à Casa da Semente.

Acontece

‐ Oficina de recuperação de nascentes, na comunidade Santa Rita de Cássia. Várias famílias das comunidades Santa Rita de Cássia e Santa Luzia do Tombo participam da oficina.

Acontecerá

‐ 21/06
‐ Oficina sobre sementes, na comunidade Santa Rita de Cássia.


Núcleo Olinto Ramalho


Aconteceu

‐ 16/05 ‐
Transplantamos para os saquinhos de leite, 105 (cento e cinco) mudas de café que estavam no quintal da casa de Maria Ferreira. A ideia é aumentar a produção a partir do “kit café”.


‐ 19/05 ‐ Plantio de 13 (treze) mudas de mamão, no quintal da casa de Adália, e dez mudas no quintal de Fatinha. Na oportunidade, plantamos três mudas de ingá nas margens do Rio Setúbal, contribuindo assim para o reflorestamento da região e preservando as matas nativas.

‐ 20/05 ‐
Na igreja da comunidade de São João do Setúbal, o grupo de Mães e a Guardiã produziram
sacolas de pano. O objetivo é evitar o uso de sacolas plásticas.

‐ 25/05 ‐
Devido ao manejo correto dos canteiros mandala, no quintal do Sr. Elenízio, houve um aumento considerável na produção de cenouras, contribuindo para uma alimentação saudável de sua família.


05/06 ‐ Realização de “Noite Cultural” na comunidade Lagoa dos Patos. O evento, provido pela Associar, conta com a participação do Projeto Caminho das Águas. 170 (cento e setenta) pessoas participaram do evento.

‐ 08/06 ‐ Implantação do “kit café” na casa de Lindaura. O kit está consorciado com plantas frutíferas, o que garante um aumento na diversidade da produção. Na oportunidade, fizemos repelente de nim e pulverizamos as laranjeiras para combater as pragas.

‐ 10/06 ‐ Confecção de quatro lixeiras de fibra da bananeira para colocar nos bares e na Escola da comunidade. O objetivo é promover a coleta seletiva de lixo.

‐ 10/06 ‐
Doação de 22 (vinte e duas) mudas frutíferas ao Programa ”Uma Criança, Uma Vida”.


Acontece
‐ Visita de Marcos Rogério, Presidente da Fundação Grande Harmonia da Scheio‐no‐iê, à comunidade São João do Setúbal. Marcos veio conhecer as ações desenvolvidas pelo CPCD nas comunidades rurais. Na oportunidade, ele participou da Pedagogia do Biscoito e plantou algumas mudas com a ajuda de alunos da Escola Municipal São Roque.

Acontecerá
‐ Clube do Vídeo com as crianças das comunidades Cemitério de Adão, Banco do Setúbal, Olinto Ramalho e Vargem João Alves. O Clube acontecerá nas casas de Antônia e Inês. O filme exibido será “Irmão Urso”.

Núcleo Alfredo Graça

Aconteceu

‐ 19/05 ‐
Coleta de sementes na comunidade. Foram coletados os mais variados tipos de sementes. O objetivo da coleta é criar um banco de sementes na comunidade e ampliar a produção de mudas.


‐ 20/05 ‐ Doação de sete mudas aos moradores da comunidade. Através da doação de mudas, aumentamos a diversidade de árvores frutíferas nos quintais e criamos pequenos pomares.

‐ 25/05 ‐ Mutirão de Limpeza no Rio Gravatá, com a participação do grupo de Mães Cuidadoras e três pessoas da comunidade. Durante o Mutirão, foram colocadas placas de avisos nas margens do rio, na tentativa de mantê‐las sempre limpa.

‐ 06/06
‐ Atividades realizadas em parceria com a Escola Estadual Hilário Pinheiro Jardim. O Projeto
Meio Ambiente prevê a realização de ações variadas, sempre relacionadas ao cuidado com o meio ambiente. Dentre as ações, destacam‐se o plantio de mudas nas margens do Rio Gravatá e a coleta de sementes.

‐ 07/06 ‐ Produção de 20 (vinte) mudas, com a ajuda dos alunos da Escola Municipal Brincando e Aprendendo. Para produzir as mudas, utilizamos saquinhos de leite.

‐ 08/06 ‐ Oficina de brinquedo, com participação de 23 (vinte e três) crianças. O objetivo da atividade é reciclar materiais a partir da criatividade das crianças. Na oficina, criamos carrinhos com garrafas pet e prendedores de cabelo.


‐ 08/06 ‐ Roda de contação de história, com a participação do Sr. José Geraldo, que contou a todos vários “causos” da comunidade. 25 (vinte e cinco) crianças participaram da atividade.

‐ 09/06 ‐ Produção de 138 (cento e trinta e oito) mudas de goiaba, no quintal da Mãe Cuidadora Maria Aparecida. As mudas produzidas serão doadas à comunidade e ao Projeto “Uma Criança, Uma Vida”.

Acontece
‐ Participação das educadoras Viviane Neiva e Edilucia Borges na reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araçuaí, realizada na cidade de Capelinha.

‐ 16/06 ‐
Produção de 200 (duzentas) mudas de café, no viveiro da casa de Maria Aparecida. Todas as mudas produzidas serão doadas às famílias para o plantio do “Kit café”.


Acontecerá

‐ 17/06 ‐
A Mãe Cuidadora Eliene participará da oficina dos Vigilantes da Água, que acontecerá na sede da Associar, em Araçuaí.


Núcleo Cruzinhas


Aconteceu
‐ 16/05 ‐
Produção de 200 (duzentas) mudas frutíferas, no quintal de Dona Judite. As mudas serão doadas às famílias, fazendo com que os quintais das casas tornem‐se produtivos.


‐ 23/05 ‐
Plantio de mudas nos viveiros comunitários e implantação do “kit café” nos quintais das famílias. 747 (setecentas e quarenta e sete) mudas foram produzidas nos viveiros das casas de Judite, Andréia e Maria Moraes.


‐ 25/05 ‐
Oficina comunitária para produção de xarope, realizada na casa de Andréia. 17 (dezessete) pessoas participaram da atividade. Fizemos xarope de umbigo de banana e xarope de mamão verde, que são usados para combater a gripe.


‐ 01/06 ‐
Produção de 250 (duzentas e cinquenta) mudas de café nos viveiros comunitários, para criação do “kit café”.


‐ 03/06 ‐
Implantação do “kit café” na casa de Dona Lira. Foram plantadas 13 (treze) mudas.


‐ 07 e 08/06 ‐ Participação de duas Mães Cuidadoras em um Encontro promovido pela Cáritas Diocesana de Araçuaí. Na oportunidade, os participantes do Encontro debateram a questão do uso da água para produção de alimentos. A ideia é capacitar um membro da família que foi beneficiada com a cisterna calçadão, para cuidar da água e usá‐la na agricultura familiar, sempre em harmonia com o meio ambiente.

‐ 10/06 ‐
Produção de mudas frutíferas para criação de pequenos pomares. 120 (cento e vinte) mudas de carambola, jaca e laranja foram produzidas.


‐ 14/06 ‐
Oficina comunitária com as famílias da comunidade Palmital. Foram pr oduzidos xarope de
umbigo de banana e xarope de mamão verde. Esses xaropes são usados para combater a gripe. 14 (quatorze) pessoas da comunidade trouxeram ervas medicinais e rapadura, produtos usados no preparo dos xaropes.

Acontece

‐ Oficina dos Vigilantes da Água, realizada na Associar. A oficina foi ministrada por Carlos Eduardo, do Fundo Cristão. A equipe Caminho das Águas e representantes dos núcleos atendidos pelo projeto participarão do evento. O objetivo é que esse grupo capacitado possa realizar análises nas caixas, rios e minadouros, diagnosticando a qualidade da água consumida pelas famílias.

Acontecerá

‐ Encerramento e entrega de certificados aos participantes da oficina dos Vigilantes da Água.

Nenhum comentário: