quarta-feira, 28 de setembro de 2011

CAMINHO DAS ÁGUAS ‐ ARAÇUAÍ/MG

Núcleo Alfredo Graça

Aconteceu
‐ 01/09 ‐
O Projeto AMAI ‐ Associação dos Moradores e Amigos de Itinga ‐ doou cinco mudas de nim indiano ao Projeto Caminho das Águas. Essas mudas foram plantadas na comunidade de Alfredo Graça.

‐ 08/09 ‐ Práticas de permacultura, desenvolvidas no quintal de Dona Nelita. Na oportunidade, construímos mandalas, composto orgânico e plantamos mudas. Através das práticas, Dona Nelita está produzindo alface, coentro, tomate, abóbora e cebolinha em grande quantidade. Os excedentes da produção são doados para famílias vizinhas.




‐ 10/09 ‐ Seleção de famílias para recebimento do kit de criação de pequenos animais. Os quintais de Sr. Beu e Eliene foram selecionados por serem uma referência na comunidade.

Acontece
‐ Produção de mudas frutíferas e nativas. Em média, 500 (quinhentas) mudas são produzidas mensalmente. Com a chegada das chuvas, ampliamos nosso plantio e recuperamos várias áreas degradadas.

Acontecerá
‐ 22/09 ‐
Oficina de brinquedos reciclados, com as crianças na Escola Estadual Hilário Pinheiro Jardim. O objetivo é reaproveitar a sucata e mostrar às crianças a importância do cuidado com o lixo.

Núcleo Olinto Ramalho

Aconteceu
‐ 01/09 ‐
Oficina de composto de insumo humano, realizada na casa de Lina, em Vargem João Alves. Sete participaram da oficina.

‐ 03/09 a 10/09 ‐ Com a implantação do Projeto Caminho das Águas na comunidade, quatro Mães Cuidadoras começaram a produzir alimentos orgânicos. Esses alimentos garantem a sustentabilidade das famílias e os excedentes são comercializados na Feira Livre de Araçuaí.



‐ 07/09 ‐ Seis Mães Cuidadoras participaram da oficina de lixeira, na barraca da comunidade Cemitério de Adão. A oficina, ministrada por Maria de Fátima, teve como objetivo mostrar à comunidade o  armazenamento adequado do lixo.

Acontece
‐ Passeio ecológico com o time de campo. Durante o passeio, conhecemos o local de encontro dos Rios Setúbal e Araçuaí.

‐ 20/09 ‐
Cinema na creche da comunidade Banco do Setúbal.

Acontecerá
‐ Mutirão de Limpeza no Rio Gravatá, com a participação efetiva da comunidade.

‐ 29 a 30/09 ‐ Formação de Vigilantes da Água, na comunidade Olinto Ramalho. A formação será ministrada por Carlos André, da Visão Mundial. Assim, a comunidade poderá monitorar a qualidade da água das cisternas, rios e lagos.

Núcleo Cruzinhas

Aconteceu
‐ 05 a 09/09 ‐
Visita às famílias do Núcleo Cruzinhas, para avaliação do uso dos banheiros secos, caixa de captação de água da chuva e troca da Moeda Ambiental. Ao todo, 80 (oitenta) famílias foram visitadas.

‐ 12/09 ‐ Oficina de insumos humanos na casa de Áurea. Mais de 1800 kg (mil e oitocentos quilogramas) de insumo já foram usados para montar as pilhas de composto nas comunidades. Essa atitude melhora a qualidade do solo e da água, evitando a contaminação através das fezes humana.

Acontece
‐ Implementação do kit café, no quintal da casa de Valdivia e Zene, na comunidade Pequi. Durante esse ano, mais de 520 (quinhentas e vinte) mudas de café foram plantadas, visando à geração de renda para as famílias.



‐ 20/09 ‐ Gincana ambiental com os alunos da Escola Irmã Maria Gema. Os alunos arrecadarão mudas na comunidade para serem plantadas em áreas degradadas.

Acontecerá
‐ 22/09 ‐
Cinema Itinerante na Escola Irmã Maria Gema, com exibição do filme “Rio”. Chapada do  Lagoão

Aconteceu
‐ 01/09 ‐
Oficina de tinta de terra, utilizando as cores naturais das mesmas. O objetivo foi finalizar a reforma da Casa de Sementes. 19 (dezenove) pessoas da comunidade Tesouras aprenderam técnicas simples, que podem ser usadas para embelezar as casas.

‐ 10/09 ‐ Reunião com 17 (dezessete) famílias da comunidade Tesouras, para início da construção dos Kits Casa Maravilha, banheiro seco, caixa de captação de água da chuva e desenvolvimento de práticas de permacultura. O kit é um incentivo que transforma os pequenos espaços em importantes áreas produtivas.

‐ 05 a 07/09 ‐
Proteção dos corpos hídricos e matas nativas, na Chapada do Lagoão. Uma área de 30 mil (trinta mil) metros quadrados já foi recuperada, aumentando a quantidade de água disponível nas nascentes, evitando a erosão e contribuindo com a fauna e a flora em torno da APA.

Acontece
‐ 12 a 16/09 ‐
Oficina de banheiro seco, na casa de Sidinália, na comunidade Tesouras de Cima, com a participação de dez pessoas. Nessa oficina, os participantes foram capacitados para implantar os banheiros nas casas da comunidade. A ideia é mobilizar as pessoas para que as mesmas possam ser protagonistas do processo de transformação local.

‐ A parceria com a Escola Agroecológica de Araçuaí – EFA ‐ traz resultados muito satisfatórios. 105 (cento e cinco) alunos são formados a partir das práticas de permacultura, tornando‐se jovens guardiões do meio ambiente. A escola é mais um local de referência para o desenvolvimento de práticas sustentáveis, capazes de proporcionar a mudança de hábitos e conceitos negativos.

‐ 19 a 23/09 ‐ Oficina de banheiro seco, com os alunos da Escola Agroecológica de Araçuaí ‐ EFA. Nesse encontro, será construído o banheiro feminino.

Nenhum comentário: