terça-feira, 16 de agosto de 2011

CAMINHO DAS ÁGUAS ‐ ARAÇUAÍ/MG

Núcleo Olinto Ramalho
Aconteceu
‐ 01/08 ‐ A Cáritas Diocesana de Araçuaí promoveu um intercâmbio municipal, na casa da Inês, na comunidade Vargem João Alves. Seis agricultores da cidade de Itinga presenciaram a construção de uma mandala feita com telha e a produção de biofertilizante.

‐ 02/08 ‐ Dando continuidade ao intercâmbio na Cáritas, em Araçuaí, assistimos a slides
demonstrando a vivência do agricultor na região semi‐árida. Quatro Mães Cuidadoras participaram da atividade.

‐ 03/08 a 05/08 ‐ Em São João do Setúbal, os estagiários Rosinete e Jesus, estudantes da Escola Agroecológica de Araçuaí, participaram da produção de pasta de brilho, biofertilizante, pintura com terra e a construção do espiral de ervas.

‐ 09/08 ‐ Oficina comunitária na casa da Inês, com a produção de torta de casca de abóbora, suco de alface com erva‐cidreira e produção de sabão. Nove participantes trocaram receitas e
aprenderam a reaproveitar, ainda mais, os alimentos alternativos.




‐ 09/08 ‐ A comunidade de São João do Setúbal recebeu a visita de três pessoas de Uganda – África. Os visitantes participaram da produção de repelente de nim, conheceram as mandalas e produziram mudas de acerola e caju com os alunos da Creche. A experiência foi extremamente enriquecedora.

Acontece
‐ 15/08 ‐ Produção de mudas frutíferas, no viveiro da casa de Fatinha.

Acontecerá
‐ 23/08 ‐ Mutirão de Limpeza no Rio Setúbal.

‐ 25/08 ‐ Oficina de composto, na casa de D. Lina.

‐ 30/08 ‐ Oficina comunitária, com a produção de torta de talos.

Núcleo Cruzinhas
Aconteceu
‐ 01/08 ‐ Piquenique com a equipe de campo, na comunidade Taioba. Durante o encontro, aconteceram brincadeiras, declamação de poesias e um lanche alternativo.

‐ 02 a 03/08 ‐ Visita da equipe Caminho das Águas e de um representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais ao Sítio Lagoa Azul, no município de Curvelo. Durante a visita, a equipe e o representante aprenderam formas práticas de preparar mudas nativas, enfatizando as frutas características do cerrado ‐ o pequi e o araticum.



‐ 08/08 ‐ Plantio de 22 (vinte e duas) mudas nativas e frutíferas, no terreno de Dona Lira. As mudas foram plantadas em um sistema de agrofloresta, diminuindo os possíveis impactos negativos ao meio ambiente.

‐ 10/08 ‐ Mutirão na comunidade Mucambo, para plantio de mudas nos quintais das famílias. 13 (treze) crianças participaram da atividade. 20 (vinte) mudas de café, mamão e graviola foram plantadas em três Quintais Maravilha, com o objetivo de aumentar a produção de alimentos.

‐ 12/08 ‐ Oficina comunitária, na casa de Dona Fátima, na comunidade Palmital, com a participação de 18 (dezoito) pessoas. Nesse dia, os participantes aprenderam uma receita alternativa de amaciante para roupas. Os encontros proporcionam oportunidades para que as pessoas aprendam receitas saudáveis.

‐ 14/08 ‐ Produção de mudas nos pequenos viveiros comunitários da casa de Andréia e Maria Moraes. Ao todo, foram produzidas 966 (novecentas e sessenta e seis) mudas de café, laranja, jalapa, nin indiano, fruta do conde, tamarindo, carambola e pinha.

Acontece
‐ 15/08 ‐ Entrega de bandeiras às famílias que possuem quintais bem cuidados. Ao todo, foram entregues 25 (vinte e cinco) bandeiras para as famílias que são referência e colocam em prática a troca da moeda ambiental.

Acontecerá
‐ 18/08 ‐ Clube do Vídeo com equipe de campo, na casa de Andréia, na comunidade Palmital.

‐ 20/08 ‐ Passeio ecológico com as crianças da comunidade do Palmital e Gangorrinha. O passeio acontecerá no Quintal Maravilha de Maria José.

‐ 23 a 25/08 ‐ Inicio da construção do viveiro comunitário na casa de Judite. Os materiais para a construção serão doados pela comunidade.

‐ 31/08 ‐ Cinema Itinerante no núcleo Cruzinhas.

Núcleo Alfredo Graça
Aconteceu
‐ 01/08 ‐ Coleta de sementes, realizada com alunos da Escola Estadual Hilário Pinheiro Jardim. Todas as sementes coletadas foram trocadas por mudas, que serão plantadas às margens do rio e na horta da escola.

‐ 04/08 ‐ Oficina comunitária na casa de Maria. Na oportunidade, experimentamos uma receita de pororoca e conversamos sobre a importância de uma alimentação saudável. 16 (dezesseis) pessoas participaram da atividade.

‐ 05/08 ‐ Cinema Itinerante, na Praça da comunidade de Alfredo Graça. 100 (cem) pessoas
assistiram ao filme “Rio”.

‐ 08/08 ‐ Plantio de 20 (vinte) mudas de nim indiano, no quintal das famílias e na praça da comunidade. As mudas foram doadas pelo Sítio Maravilha.

‐ 08/08 ‐ Produção de mudas no viveiro. Foram produzidas 24 (vinte e quatro) mudas de araticum, 29 (vinte e nove) mudas de graviola, 31 (trinta e uma) mudas de tangerina e 48 (quarenta e oito) mudas de goiaba. Todas as mudas produzidas serão doadas ao Programa “Uma Criança, Uma Vida”.

‐ 10/08 ‐ Oficina comunitária na casa de Luciana, com a participação de 14 (quatorze) pessoas. Na oportunidade, experimentamos uma receita de doce de feijão. Todos os ingredientes foram doados pela comunidade. Durante as oficinas comunitárias, trocamos experiências e fazemos
receitas alternativas.

Acontece
‐ 15/08 ‐ Atividade com jogos do Bornal de Jogos Ambientais, com alunos da professora Íris.

‐ 15/08 a 25/08 ‐ Pintura com tinta de terra em seis casas da comunidade. Com as pinturas, a comunidade se transforma, tornando‐se ainda mais bonita e agradável.

Acontecerá
‐ 19/08 ‐ Mutirão para plantio de mudas nas margens do Rio Gravatá, com alunos da Escola Estadual Hilário Pinheiro Jardim. Dessa forma, reflorestamos as matas ciliares e deixamos a área muito mais verde.

‐ 23/08 ‐ Criação do espaço de agrofloresta, no quintal de Cida. No espaço, plantaremos mudas de goiaba, figo, acerola, mamão, graviola, nim indiano e café. Assim, reflorestamos o quintal e incentivamos a produção de alimentos.

Chapada do Lagoão
Aconteceu
‐ 02/08 ‐ Doação de 500 (quinhentas) telhas, para construção da cobertura da casa de sementes. As telhas foram doadas por Danilo, morador da cidade de Araçuaí.

‐ 04 a 06/08 ‐ Seleção de 22 (vinte e duas) famílias das comunidades Girau, Tesouras e Neves, para construção de caixas de captação de água da chuva.

‐ 09/08 ‐ Reunião com a equipe Caminho das Águas e a supervisora da EFA, para avaliação dos trabalhos realizados na escola.

‐ 12/08 ‐ Cercamento de uma nascente, na comunidade Tesouras de Cima, com o intuito de proteger a mata nativa.

Acontece
‐ 15/08 ‐ Construção da casa de sementes, com a participação de 12 (doze) moradores da comunidade Tesouras de Cima. A casa é o ponto de encontro dos agricultores da região.

Acontecerá
‐ 30/08 ‐ Oficina de pintura com tinta de terra, na casa de sementes, na comunidade Tesouras, com a participação de dois jovens da Cooperativa e moradores da comunidade.

‐ 31/08 ‐ Seleção das famílias para realização da primeira oficina de banheiro compostável, no núcleo da Chapada do Lagoão.

Nenhum comentário: