quarta-feira, 18 de maio de 2011

CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ/MG

Núcleo Olinto Ramalho

Aconteceu
‐ 03/05 ‐ Doação de sementes nativas e frutíferas, realizada pelos moradores das comunidades Vargem João Alves, Banco do Setúbal, São João do Setúbal e Cemitério de Adão. A ideia é preparar as mudas com as famílias e contribuir para a construção de quintais sustentáveis.

‐ 04/05 ‐ Oficina comunitária, com a produção de doce de leite com mamão, realizada na casa de Crisolina. 18 (dezoito) pessoas da comunidade participaram da oficina e produziram 24 kg (vinte e quatro quilogramas) de doce.



‐ 06/05 ‐ Plantio de quatro mudas de ingá, quatro mudas de aroeira e cinco mudas de gameleira, nas margens do Rio Setúbal. Esse plantio evita o assoreamento do rio e contribui para a recuperação da mata ciliar.

‐ 11/05 ‐ Preparo de 100 (cem) mudas de café no viveiro da casa de Fatinha. A proposta é doar o “kit café” ‐ 10 pés de café, para as famílias da comunidade.

‐ 16/05 ‐ Oficina comunitária na casa de Adaltiva, em Vargem João Alves, com a produção de
detergente. Na oportunidade, assistimos ao vídeo “Caminho das Águas”.

Acontecerá
‐ 19/05 ‐ Exibição do vídeo “Caminho das Águas” na creche da comunidade São João do Setúbal.

Núcleo Alfredo Graça

Aconteceu
‐ 04/05 ‐ Construção de curvas de nível na horta da Escola Estadual Hilário Pinheiro Jardim. Maria Emília, responsável pela horta, construiu curvas de nível no terreno para aumentar a penetração de água no solo, evitando a erosão. Nos canais, foram plantadas mudas de batata doce e abóbora. Também foi construído uma mandala com litros descartáveis para o plantio de hortaliças.

‐ 05/05 ‐ Plantio de mudas no viveiro da casa de Maria Aparecida. Foram produzidas 15 mudas de siriguela, 43 mudas de figo, 31 mudas de amora, 103 mudas de acerola, 6 mudas de maracujá, 10 mudas de mamão, 5 mudas de laranja e 9 mudas de limão. Todas as mudas produzidas foram
plantadas em saquinhos de leite, uma excelente maneira de reaproveitar os saquinhos. Elas serão doadas ao Projeto “Uma Criança, Uma Vida”.

‐ 09/05 ‐ Construção de placas de madeira com mensagens sobre preservação ambiental. Essas
placas serão colocadas em pontos estratégicos das margens do rio, estimulando o cuidado com o Rio Gravatá.

‐ 10/05 ‐ Ampliação do pomar no quintal da Mãe Cuidadora Maria Divina. Foram plantadas mudas de figo, jaca, graviola, mamão e goiaba. O objetivo é estimular a criação de pequenos pomares nos quintais, para que as famílias aumentem a produção e melhorem a qualidade da alimentação.

‐ 11/05 ‐ Início de plantio dos “Kits de café”, nos quintais de Maria Aparecida, Mãe Cuidadora, e
Maria da Conceição. O objetivo é que cada família tenha em seu quintal no mínimo 10 pés de café, para uso doméstico e comercialização do excedente.

‐ 12/05 ‐ Oficina comunitária na casa da Mãe Cuidadora Maria, com a participação de 25 (vinte e cinco) alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Hilário Pinheiro Jardim. Na oportunidade,
experimentamos uma receita alternativa de almôndega de banana verde. Gislene, a diretora
da escola, ensinou a receita.

‐ 16/05 ‐ Plantio de mudas de café no viveiro da casa da Mãe Cuidadora Maria. As sementes
foram doadas pela comunidade Cruzinhas. Foram produzidas 200 (duzentas) mudas de café.

Acontece
‐ 17/05 ‐ Oficina de brinquedos recicláveis com as crianças. O objetivo é reaproveitar a sucata
e reduzir o lixo. Os alunos da professora Keila participarão da atividade.

Núcleo Cruzinhas

Aconteceu
‐ 02/05 ‐ Construção de placas para identificação dos “Quintais Maravilha” ‐ quintais bem cuidados. Cinco quintais já foram identificados. As placas tem informações significativas, que incentivam as pessoas a preservarem o meio ambiente.

‐ 04/05 ‐ Oficina de lixeiras alternativas, realizada na casa de Zene, com a participação de 12 (doze) pessoas. Utilizamos a taquara para confeccionar oito cestas de lixo. Na próxima oficina, a meta é atender ao pedido de mais cinco famílias.


‐ 05/05 ‐ Construção de leiras de galhos, no quintal de Judite. Para tanto, foram usados troncos, folhas da bananeira e galhos secos, contribuindo com a fertilidade do solo.

‐ 06/05 ‐ Oficina de composto orgânico do banheiro seco, realizada na casa de Rita. Contamos com a participação de 17 (dezessete) pessoas, que tiraram suas dúvidas sobre a preparação do composto.


‐ 09/05 ‐ Visita à Escola Irmã Maria Gema, para iniciar a campanha de coleta de sementes
nativas e frutíferas. O objetivo é convocar todos os alunos para participarem da atividade. As sementes serão usadas para produção de mudas nos viveiros comunitários e Sitio Maravilha.

‐ 12/05 ‐ Clube do Vídeo, na casa de Socorro. Assistimos ao filme “A Procura da Felicidade”.
Os encontros com a equipe de campo proporcionam momentos de descontração e muito
aprendizado.

‐ 16/05 ‐ Produção de 200 (duzentas) mudas de café e laranja, na casa de Maria José. As
crianças do Palmital participaram da atividade.

‐ Construção de placas que irão identificar os “quintais bem cuidados”.

Acontece
‐ 17/05 ‐ Oficina de tapete de retalhos e saco de linha, na casa de Rosirene. As mulheres das
comunidades Taioba e Mucambo participarão da oficina.

Nenhum comentário: