sexta-feira, 18 de março de 2011

SER CRIANÇA - ARAÇUAÍ/MG

Aconteceu
- 02 a 04/02 - Formação dos Educadores Arassussa, no Projeto Ser Criança. Essa Formação, ministrada por Eliane, trabalhou temas direcionados. Um dos focos marcantes foi a pesquisa realizada nos bairros Arraial, Nova Esperança, Esplanada e Baixada. Durante a pesquisa, perguntamos “O que as pessoas precisam para ser felizes?” e “Como você construiria uma cidade Criança?”. Foram entrevistadas 78 (setenta e oito) pessoas, sendo 37 (trinta e sete) crianças, nove adolescentes e 32 (trinta e dois) adultos.

- 08/02 - Inicio das atividades com as crianças. O clima era de muita alegria. Para recebê-las, criamos a boneca “Dorinha”, que fez uma verdadeira algazarra na roda, deixando todos encantados com suas histórias e brincadeiras.



- 17/02 - Visita feita pelos educadores a sete bairros da cidade, para divulgar o trabalho e convidar pais e crianças para conhecer o projeto. O objetivo é resgatar mais crianças e envolver as famílias nas atividades do projeto.

- 17/03 - Reunião com os pais, com objetivo de apresentar o projeto e as propostas de trabalho. Desejamos também realizar um planejamento de atividades para o primeiro semestre de 2011.

- 18/02 - Sessão de filme no Cinema Meninos de Araçuaí, com um público de 59 (cinquenta e nove) crianças/adolescentes. O filme assistido foi "O Jardim Secreto". Depois da exibição, foi realizada uma discussão sobre a importância de cultivarmos os jardins e resgatarmos os valores da vida.

- 02/03 - Confecção dos jogos “Dando Nomes”, “Pense e Gire” e “Damática”. As crianças demonstraram bastante interesse durante a atividade.

- 03/03 - Roda com os integrantes do Coro Meninos de Araçuaí. A ideia é construir um MDI, favorecendo o respeito e harmonia entre os integrantes do grupo.

- 11/03 - Rua de Lazer na Praça do Fórum, com mediação de leitura, Bornal de Jogos, brincadeiras de roda, pintura, peteca e futebol na quadra.


- 12/03 - Reunião de educadores para avaliação e preenchimento dos formulários do PA e construção das propostas de trabalho para o ano de 2011.

Acontece
- Discussão nos grupos sobre os direitos e deveres das crianças. A realização das atividades foi avaliada e assim foi criada uma rotina de elaboração de poesias e produção de textos para a construção do livro "Brincando com as Regras".

- De segunda à sexta-feira, o Clubinho da Matéria realiza atividades especificas com as crianças.

Um comentário:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.