terça-feira, 16 de novembro de 2010

CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ/MG

Núcleo Olinto Ramalho

Aconteceu
- 15/10 - Visita às famílias das comunidades de Barra do Gravatá, São João do Setúbal e Banco do Setúbal, convidando-as para as oficinas comunitárias.

- 18/10 - Doação de sementes de laranja, acerola e fruta do conde ao Sítio Maravilha, produzindo novas mudas para o Programa “Uma Criança, Uma Vida”.

- 18/10 - Oficina Comunitária, na casa de Fatinha, com a produção de suco de mandioca e pasta de brilho. Onze pessoas participaram da oficina e prenderam novas técnicas sustentáveis e econômicas.

- 19/10 - Construção de bacia de contenção em 12 mudas de laranjeira, na casa do senhor Leônidas, na comunidade São João do Setúbal. Através dessa bacia de contenção, as mudas permanecem úmidas e crescem rapidamente.

- 20/10 - Produção de 104 (cento e quatro) mudas de mamão e acerola para o Programa “Uma Criança, Uma Vida”, no viveiro da casa de Maria de Fátima, em São João do Setúbal.

- 20/10 - Contação de histórias com as crianças da comunidade Vargem de João Alves. Oito crianças, entre 02 a 08 anos, ouviram as histórias “Bia Tagarela”, “Menino Marrom” e “Ziraldo”, conhecendo um mundo novo e apaixonando-se pela leitura.

- 21/10 - Oficina Comunitária na casa de Marli, com a produção de pasta de brilho e suco de alface. A oficina ensinou aos 11 (onze) participantes hábitos alternativos e econômicos de produção. Ao final, cada participante levou para casa 250 gramas (duzentos e cinquenta gramas) de pasta de brilho.

- 22/10 - Clube do Vídeo, com o filme “Migração”, proporcionando momentos de reflexão e interação entre a equipe.

Acontece
- 01/11 - Preparação de mudas e construção de mandalas.

Acontecerá
- 03/11 - Plantio de mudas, na casa de Inês.

Cruzinhas

Aconteceu
- 15/10 - Produção de dez litros de água e fumo, para serem usados nas plantas, controlando o ataque de cochonilhas, lagartas, pulgões e piolhos.


- 18/10 - Dez crianças da comunidade Mucambo contribuíram para a produção de 80 (oitenta) mudas de café e graviola.

- 20/10 - Construção de uma pilha de composto orgânico, na casa de Dona dos Anjos, na comunidade do Palmital. O objetivo é melhorar a qualidade das plantas e do solo.

- 22/10 - Piquenique com a equipe de campo, para troca de experiências. O grupo foi dividido em três subgrupos, que deveriam realizar tarefas como produção de textos, dinâmicas e brincadeiras. A ideia é manter o encontro prazeroso para os participantes.

- 26 e 27/10 - Participação da Mãe Cuidadora Maria José no encontro dos agricultores do Vale do Jequitinhonha, para avaliação das tecnologias replicadas nas comunidades pelo programa p1+02. O tema em foco foi “Cuidados com a Água, Fonte de Vida no Nosso Planeta”.

Acontece
- 01/10 - Início dos plantios de mudas frutíferas a serem doadas ao Programa “Uma Criança, Uma Vida”, em parceria com o Hospital.

Acontecerá
- 03/10 - Encontro com as Mães Cuidadoras e Guardiões, para discussão sobre o IQP, importante instrumento de avaliação das atividades anuais.

Núcleo Alfredo Graça

Aconteceu
- 18/10 - Produção de uma pilha de composto, na horta Semente da Esperança. Usamos esterco de gado, folhas secas e verdes para preparar o composto.

- 19/10 - Produção de mudas no viveiro da horta Semente da Esperança. Foram produzidas 54 (cinquenta e quatro) mudas de mamão e 26 (vinte e seis) mudas de laranja. Todas elas foram produzidas com saquinhos de leite e sementes doados pela comunidade. As mudas serão entregues ao Programa “Uma Criança, Uma Vida”.

- 21/10 - Construção de espiral, na casa de Maria. Nesse espiral, construído de entulhos como pedaços de tijolo e restos de construção, foram plantadas cebolinha, coentro e ervas medicinais.

- 22/10 - Construção de canteiro mandala, na casa da Cleuza. Foram construídas 03 mandalas, utilizando telhas para fazer a bordadura. Para adubar as mandalas, usamos folhas secas e bagaço de cana. Os canteiros foram semeados com semente de alface, coentro e cebolinha.

- 27/10 - Dia de Beleza com as gestantes, no Centro Comunitário. Na oportunidade, sete gestantes escovaram os cabelos e receberam os cuidados de manicures e pedicures. Quatro pessoas da comunidade contribuíram para a concretização dessa oficina.

- 29/10 - Plantio de dez mudas de bambu, nas margens do Rio Gravatá. As mudas foram produzidas no viveiro da horta Semente da Esperança e foram plantadas para evitar a erosão nas margens.

Acontece
- 01/10 - Plantio de mudas de abacaxi, no espaço de Agrofloresta. A proposta é consorciar as mudas de abacaxi, com as mudas nativas.

Acontecerá
- 03/10 - Construção de viveiro de mudas, na casa de Cleuza, Mãe Cuidadora.

Nenhum comentário: