segunda-feira, 2 de agosto de 2010

SER CRIANÇA - ARAÇUAÍ/MG

Aconteceu
- 19/07 - Início da Colônia de Férias cujo tema foi “Aprendendo com os Mestres da Sabedoria Popular de Nossa Comunidade”. Aconteceram rodas de conversa com as crianças, para identificação dos mestres da comunidade.

- 20/07 - Pesquisa de brincadeiras, cantigas, histórias, versos e batuques típicos do bairro Arraial. Dona Tina, 69 anos, ensinou-nos histórias, cantigas e versos; Dona Barandina, 89 anos, mostrou os batuques, versos e brincadeiras locais; Dona Jesuína, 72 anos, contou histórias, versos e cantou cantigas. Ficamos encantados com tanta riqueza!

- 21/07 - Pesquisa de brincadeiras, cantigas, histórias e versos típicos dos bairros São Jorge, Nova esperança e Centro. Dona Rosa e Dona Tô ensinaram-nos brincadeiras e histórias; Sr.
Pedro de Méia também contou histórias e tocou batuques do Rosário. Quanto aprendizado!


- 22/07 - Roda de viola, contação de histórias, cantigas, versos e brincadeiras, com a participação de Sr. Geraldo da Viola, que aproveitou a oportunidade para fazer uma reflexão dinâmica sobre o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente)

- 23/07 - Logo após o campeonato de queimada e futebol, ocorreu uma animadíssima roda, com muitas cantigas, batuques e brincadeiras.

- 26/07 - Roda de produções, a partir das pesquisas feitas nos bairros, com os Mestres de Sabedoria.

- 28/07 - Passeio pelo Sítio e realização de pequena oficina.

- 29/07 - Festa de confraternização para os pais e Mestres de Sabedoria que participaram da Colônia de Férias. Para abrilhantar o evento, ocorreram apresentações das crianças, do grupo de Folia de Reis, do Bairro Arraial, e do Grupo do Rosário. O cardápio da festa foi um dos melhores: chá e bolo de fubá, no início da confraternização, e caldo de mandioca para finalizar a folia.

- 29/07 - Viagem do Coro Meninos de Araçuaí a Barbacena, para gravar cenas de áudio do DVD “Pra Inhá Terra”.

- Preenchimento do Educacenso 2010.

Acontecerá
- Concretização de práticas sustentáveis narradas no livro “Arquiteto Descalço” e outras pesquisadas na internet.

- Avaliação da Colônia de Férias.

- Programação do mês de Agosto.

Nenhum comentário: