segunda-feira, 16 de agosto de 2010

CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ/MG

Núcleo Olinto Ramalho

Aconteceu
- 03/08 - Visitas de avaliação às famílias beneficiadas pela construção de banheiros e cisternas de placa, nas comunidades de Olinto Ramalho, Banco do Setúbal e Vargem João Alves.

- 03/08 - Celebração da Vida, com as crianças da creche de São João do Setúbal. A atividade acontece uma vez por mês e auxilia na avaliação do desenvolvimento das crianças. Aproveitamos o dia para confeccionar fantoches. Todos estavam bastante eufóricos. Participaram 15 crianças, entre 02 a 06 anos.

- 04/08 - Realização de oficina de beleza, na casa de Cida, na comunidade Bando do Setúbal. Tivemos a participação de 21 pessoas. Foram momentos de muita aprendizagem e cuidados com o corpo.

- 04/08 - Experimentação do repelente de arruda, no Quintal Maravilha de Duca. O repelente foi usado nas plantas com pulgões.

- 05/08 - Entrega de mudas de plantas para os aniversariantes Eduardo e Joice. Depois de receber o presente, as crianças foram plantar suas mudas em companhia das Mães Cuidadoras.

- 13/08 - Oficina de Agro-floresta, na comunidade Vargem João Alves. Participação de 17 pessoas, entre elas, Mães Cuidadoras e moradores da comunidade. Os participantes aperfeiçoaram seus conhecimentos e aprenderam a fazer o plantio de mudas frutíferas consorciadas às plantas nativas.

Acontecerá
- 17/08 - Oficina comunitária na casa de Lia para fabricação de detergente, sabão e farinha enriquecida.

Núcleo Cruzinhas

Aconteceu
- 02/08 - Experimento de novas tecnologias no quintal de Maria José. Elaboração de 10 litros de repelente usando a cinza do fogão a lenha, com objetivo de combater fungos e melhorar a qualidade do solo.

- Troca dos tambores dos banheiros secos da casa de Dona Vanda, nas Cruzinhas e Rosânia, na comunidade Mucambo.

- 03/08 - Produção de xarope caseiro usando umbigo de banana, ervas medicinais e rapadura. Os 08 litros de xarope produzidos foram divididos entre as 12 pessoas da comunidade que participaram da oficina. O encontro aconteceu na casa de Dona dos Anjos.

- 04/08 - Encontro com as famílias do Pequi, para limpeza do minadouro que abastece a comunidade. 10 pessoas, entre Mães Cuidadoras e moradores do lugar, participaram da
atividade. Nosso principal objetivo é incentivar o cuidado com a água consumida, sempre preservando as nascentes.

- 05/08 - Celebrações da Vida, na comunidade Cruzinhas, para avaliar o desenvolvimento das crianças. No encontro, aconteceram cantigas de roda, brincadeiras e contação de histórias. Essas atividades foram realizadas pelas Mães Cuidadoras, grupo de apoio e animadoras das comunidades. 22 crianças participaram do evento.

- 06/08 - Gotejamento, usando garrafas pet, em 34 mudas frutíferas e nativas, plantadas no terreno de Áurea. Nesse espaço, está sendo construída a floresta de alimento, favorecendo também o reflorestamento da área.

- 10/08 - Grupo de produção, na casa de Judite, com a participação de 8 pessoas da comunidade do Palmital. Vermífugos caseiros foram feitos usando sementes de abóbora, mamão e jalapinha. Os comprimidos são usados para combater vermes em adultos e crianças.

- 11/08 - Receita alternativa, usando dentes de alho e água, para pulverizar as plantas. A receita é usada para combater os pulgões e alguns tipos de insetos que atacam as hortaliças. Depois de descansar por 12 dias em uma vasilha, os ingredientes são misturados em 20 litros de água e
pulverizados nas plantações.

- 12/08 - Clube do vídeo na casa de Socorro, na comunidade Mucambo. O encontro visa melhorar o trabalho da equipe como um todo.

- 13/08 - Experimentação da receita de sabão caseiro de limão, soda e sebo, na casa de Rosilene. A receita foi avaliada pelo grupo de Mães Cuidadoras, para depois ser disseminada entre a comunidade.

Núcleo Alfredo Graça

Aconteceu
- 04/08 - Produção de 10 litros de repelente de cinza e arruda, no quintal de Anália.

- 06/08 - Doação de 50 litros de inseticida de nim indiano para as famílias. O inseticida é usado em hortas para combater insetos e pragas.

- 06/08 - Experimentação do sabão de limão, na casa de Maria Divina. O sabão é econômico, pois utiliza o limão e o polvilho, encontrados em grande quantidade na região. Nas oficinas comunitárias, experimentamos receitas alternativas e de baixo custo.

- 12/08 - Oficina comunitária na casa de Lílian. Durante a oficina, houve a experimentação do sabão de milho. O grupo de Mães Cuidadoras e 8 pessoas da comunidade participaram do encontro

- 13/08 - Experimentação de uma receita de repelente contra mosquito, na casa de Cleusa, Mãe Cuidadora. Na receita são usados cravo da índia, álcool e vidro de óleo de nenê.

Acontece
- 16/08 - Coleta de sementes de árvores nativas e frutíferas na comunidade, para produção de mudas.

Nenhum comentário: