segunda-feira, 2 de agosto de 2010

CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ/MG

Núcleo Alfredo Graça

Aconteceu
- 15/07 - A comunidade de Alfredo Graça recebeu a visita de Angélica e Acássia, da ONG Bola de Meia. Durante a visita, realizou-se uma roda de conversa com o grupo de Mães Cuidadoras. Angélica e Acássia aproveitaram para conhecer alguns locais da comunidade, como a tenda de farinha e a fábrica de rapadura. Além disso, conversaram com os moradores.

- 16/07 - Produção de 20 (vinte) litros de inseticida de sabão coco, na casa de Elaine. Depois de pronto, usamos o inseticida para pulverizar as plantas do jardim e assim, conseguimos controlar os pulgões. As plantas estão muito mais bonitas e saudáveis.

- 19/07 - Produção de uma pilha de composto orgânico, na horta Semente da Esperança. Esse composto é usado para a adubação das mudas da floresta de alimentos.

- 20/07 - Construção de um jirau, pelas Mães Cuidadoras, no espaço de Agrofloresta, para colocar as mudas produzidas pois, no antigo viveiro, os insetos as destruíam.

- 21/07 - Aplicação de biofertilizante nas mudas do espaço da agrofloresta.

- 22/07 - Construção de armadilha contra mosca doméstica, no quintal de Maria Nilma. A armadilha foi colocada nos pés de laranja.

- 23/07 - Pintura com tinta de terra na casa do Sr. Sebastião.

- 26/07 - Produção de 50 (cinquenta) litros de inseticida de nim indiano, no Quintal Maravilha de Bete. Esse tipo de inseticida é usado para combater pulgões.

- 28/07 - Grupo de produção, na casa de Maria Divina. Fizemos uma receita de sabão em pó caseiro e contamos com a participação de 15 (quinze) pessoas.

- 28/07 - Clube do Vídeo, com o grupo de Mães Cuidadoras, na casa de Marilda. O Clube do Vídeo é mais uma atividade de formação de grupo.

- 29/07 - Reunião de planejamento, com o grupo de Mães Cuidadoras, no Centro Comunitário. Na oportunidade, foram avaliadas e organizadas as atividades previstas para o mês de agosto.

- 30/07 - Roda de contação de histórias e atividade com as crianças, nas margens do Rio Gravatá.

Acontece
- 02/08 - Plantio de 10 (dez) mudas de jenipapo, no espaço da floresta de alimentos.

Acontecerá
- 03/08 - Aplicação da calda bordaleza nos pés de laranja do quintal da senhora Maria Nilma.

Núcleo Cruzinhas

Aconteceu
- 15/07 - Fabricação de composto orgânico por 8 (oito) adolescentes da comunidade do Palmital, na horta do Sr. Dé. Durante a atividade, foi discutida a importância da utilização do adubo natural nas plantas e no solo.

- 16/07 - Produção de 350 (trezentas e cinquenta) mudas de café, no quintal de Judite, na comunidade Palmital. O objetivo é aumentar a produção de café nos quintais das famílias, já que o local é propício para isso.

- 19/07 - Clube do Vídeo, na casa de Zeni, na comunidade do Pequi. Assistimos ao filme “A Procura da Felicidade”. A intenção é melhorar a convivência entre os integrantes da equipe, contribuindo para a formação continuada dos mesmos.

- 20/07 - Irrigação com latas de óleo, no quintal de Maria José. Foram irrigadas 30 (trinta) mudas de café, caju e laranja. A irrigação melhora a qualidade do solo e das plantas, além de
favorecer o reaproveitamento das latas.

- 21 a 23/07 - Ensaio de músicas, teatro, batuques e danças para a roda de viola. Mães Cuidadoras, Guardiões das Águas, tocadores e alguns jovens da comunidade participaram dos
ensaios.

- 24/07 - Roda de viola, na casa de Terezinha, na comunidade Mucambo, com a presença de 98 (noventa e oito) pessoas. Uma fogueira foi feita para aquecer os convidados. Durante o
evento, a comunidade cantou, batucou e se divertiu com músicas típicas da região, resgatando, de forma prazerosa, a sua cultura.

- 26/07 - Construção, no quintal de Dona Vanda, de armadilha para capturar moscas de pomar, feita com ovo podre, cerveja e mel.

- 27/07 - Grupo de produção, na casa de Mariana, na comunidade Cruzinhas. O grupo produziu xarope de umbigo de banana e detergente de folhas de eucalipto.

- 28/07 - Plantio de mudas frutíferas e nativas, no terreno de Áurea, na comunidade Palmital. No espaço, está sendo construída uma agrofloresta para a produção de alimentos ereflorestamento da área.

- 29/07 - Reunião de equipe, para avaliação e planejamento das atividades do mês de Agosto. Dinâmicas e brincadeiras aconteceram para incentivar a participação das Mães Cuidadoras e dos Guardiões no trabalho comunitário.

Acontece
- 02/08 - Práticas de permacultura, no Quintal Maravilha de Evangelista e Dona Teta, na comunidade do Alferidor.

Acontecerá
- 03/08 - Experimentação de novas receitas visando o desenvolvimento das plantas. Faremos também a calda bordaleza, para pulverizar as laranjeiras que estão com fungos.

- 04/08 - Construção de um viveiro comunitário, na casa de Maria José. Inicialmente, produziremos 2.000 (duas mil) mudas de café para serem distribuídas entre as famílias,
fortalecendo assim, o seu o plantio na comunidade.

Núcleo Olinto Ramalho

Aconteceu
- 15/07 - Fabiana e o namorado Humberto, ambos de São Paulo, visitaram a casa de Fatinha, na comunidade São João do Setúbal. Eles vieram conhecer os projetos do CPCD em Araçuaí e nas comunidades rurais. Assim, viram de perto o Quintal Maravilha, o banheiro seco e a cisterna de placa de captação de água de chuva. Presenciaram a preparação de uma pilha de composto orgânico, a irrigação nas mandalas usando garrafa pet e o gotejamento nas mudas de nim. Os
visitantes também aprenderam a fazer um fogão de lata e a preparar o repelente de coentro para combater as pragas nas hortaliças.

- 16/07 - Gotejamento nas mudas de laranja, limão, manga e goiaba, na casa de Cida. Dessa forma, as mudas permanecem sempre úmidas.

- 19/07 - Oficina comunitária para fabricação de xarope, na casa de Laércio. A oficina contou com a participação de 11 (onze) pessoas. Todo o xarope produzido foi dividido entre as pessoas da comunidade.

- 20/07 - Biscoitada, na casa de Dona Ana - Banco do Setúbal - e Dona Adaltiva - Vargem João Alves. A biscoitada representa uma forma lúdica de ensinar às crianças a escrita e o nome das quatro operações matemáticas. 26 (vinte e seis) crianças, entre cinco e doze anos, participaram da atividade. Todas se envolveram e cantaram e dançaram cantigas de roda.

- 22/07 - Elaboração de uma pilha de composto orgânico, na casa de Vanessa. As crianças da comunidade também colaboraram na atividade, pois a intenção é que elas aprendam a importância do adubo natural para o desenvolvimento das plantas. As 6 (seis) crianças
participantes mostraram-se muito interessadas e fizeram várias perguntas sobre o assunto.

- 22/07 - Irrigação das mudas de laranja usando cotonete e palito de pirulito. Foram irrigadas 6 (seis) mudas na casa de Lina, na comunidade Vargem João Alves.

- 23/07 - Produção de 6 (seis) litros de detergente ecológico, 5 (cinco) litros de amaciante e 1 (um) litro de repelente de nim, na casa de Edna. O grupo de Mães Cuidadoras participou da
atividade. O detergente e o amaciante fabricados foram divididos entre o grupo. O repelente foi aplicado nas folhas de laranjeira que estavam com pulgão. Edna observará a laranjeira e aplicará o repelente novamente, após quinze dias.

- 23/07 - Oficina comunitária, na casa de Letícia, com a produção de detergente e amaciante caseiros, evitando assim o uso de produtos químicos. 10 (dez) famílias participaram da
oficina. Após a fabricação, os produtos foram divididos entre os participantes.

- 27/07 - Passeio ecológico, com as crianças de Vargem João Alves, Olinto Ramalho e Banco do Setúbal. Através desse passeio, elas conheceram melhor o rio Setúbal e os danos que o mesmo vem sofrendo ao longo do tempo. Para homenageá-lo, foram plantadas cinco mudas frutíferas em
suas margens. As Mães Cuidadoras Maria Vieira e Edna divertiram as crianças contando histórias e cantando músicas de roda.

- 28/07 - Oficina de beleza, na casa de Maria de Lourdes. A oficina proporcionou momentos prazerosos para o grupo e melhorou a autoestima dos participantes.

- 01/08 - Preparação da calda bordaleza, na casa de Carmelita. Essa calda é usada no laranjal da família, combatendo pragas e doenças.

Acontecerá
- 03/08 - As crianças da comunidade serão presenteadas e plantarão mudas frutíferas. Dessa maneira, estaremos educando e mostrando a elas a importância dessa atitude.

Nenhum comentário: