segunda-feira, 7 de junho de 2010

CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ/MG

Núcleo Olindo Ramalho

Aconteceu
- 15/05 - Na comunidade João Alves, foi realizada uma roda de viola com a participação de 100 (cem) pessoas. Teve também, teatro retratando o dia a dia de uma família “moradora da roça”. O teatro contou com a participação das crianças e de uma Mãe Cuidadora.

- 17/05 a 19/05 - Na casa de Laércio, aconteceram as bordaduras nas plantas frutíferas. Foram feitas 10 (dez) bordaduras com o intuito de assegurar a adubação. Assim, haverá uma produtividade com qualidade.

- 17/05 - Foi realizado o plantio de mudas frutíferas e mudas de jardins. Usamos os saquinhos do ano anterior e copos feitos com jornais. Ao todo foram plantadas 105 (cento e cinco) mudas entre plantas de jardins e frutíferas.

- 19/05 - Na casa de Elizete, na comunidade Olinto Ramalho, foi realizada a oficina comunitária, com a fabricação de xarope caseiro. Havia muita procura pelo xarope, pois várias pessoas da comunidade estavam com problemas respiratórios. A fabricação contou com a ajuda de 14 (quatorze) pessoas. Depois de pronto, o xarope foi dividido entre a comunidade.

- 19/05 - Oficina de fibra de bananeira na comunidade São João do Setúbal. A oficina foi ministrada pela Mãe Cuidadora Maria de Fátima e pelo grupo de Mães Cuidadoras do Núcleo Olinto Ramalho. A oficina durou das 8hs às 16hs. Fizemos decorações em litros e caixas
de papelões.

- 21/05 - Bordaduras das mudas frutíferas, na casa de Verônica, para assegurar a adubação e evitar os danos causados pelos animais. Foram usadas mudas de limão, laranjas, acerolas e amora.

- 22/05 - Pintura na cisterna de placa de captação de água, na casa de Clarice, na comunidade João Alves. Contamos com a participação de suas crianças. Elas ajudaram na preparação das terras e ficaram bastante eufóricas, vendo que estavam contribuindo com a pintura.

- 25/05 - Participação das educadoras Regina e Viviane, no evento Agricultura Familiar, que foi realizado no parque de Exposição, com duração de 6 horas. Foram abordados temas relacionados aos agricultores como: exposições de artesanatos, músicas regionais e diversos corais do médio Jequitinhonha.

- 28/05 - Foi construído um círculo de bananeira com as crianças, no quintal da igreja, na comunidade Vargem João Alves. A escolha do local se justifica, pois lá não há árvores frutíferas. Os irmãos Fábio e Farly ficaram responsáveis por regar e cuidar da plantação, já que moram próximos à igreja.

- 29/05 - As crianças de São João do Setúbal usaram os jogos ambientais na creche da igreja. Estamos discutindo as diversas alternativas de cuidar da nossa terra.

- 31/05 - Oficina comunitária na casa de Maria Antônia, em São João do Setúbal. A oficina contou com a presença de 16 (dezesseis) pessoas para fazer doce em calda de mamão, já que nessa época do ano a comunidade tem uma grande produção de mamão. As pessoas levaram os ingredientes, e depois dividiram o doce entre os participantes.

Acontece
- 03/06 - Acabamento das peças feitas com fibra de bananeira. Esta pode ser mais uma alternativa de geração de renda para as pessoas.

Núcleo Alfredo Graça

Aconteceu
- 17/05 - Oficina de biofertilizante na horta de Ronaldo, presidente do grupo Para terra.

- 19/05 - Pintura com tinta de terra na caixa de captação de água de chuva do Senhor João das Graças, integrante do Grupo Para Terra. Contamos com a participação de Cristiano e Thales, que ajudaram na pintura.

- 20/05 - Produção de uma pilha de composto, no Quintal Maravilha de Celso.

- 20/05 - Pedagogia do biscoito, no Quintal Maravilha de Celso. Participaram da atividade os alunos da Escola Estadual Hilário Pinheiro Jardim, num total de 21 (vinte um) alunos. Todos puderam escrever o seu nome, aprendendo de forma lúdica e prazerosa.

- 20/05 - Produção de uma pilha de composto, no Quintal Maravilha de Celso.

- 21/05 - Limpeza e adubação das mudas de árvores da reserva próxima a horta Semente da Esperança.

- 24/05 - Construção de canteiros mandala, na casa de Érica. Nos canteiros, foram plantadas sementes de alface e cenoura.

- 26/05 - Produção de mudas na horta Semente da Esperança. As mudas são produzidas utilizando saquinhos de leite, uma forma de reciclar e reduzir o lixo na comunidade.

- 01/06 - Pinturas com tinta de terra, nas casas dos moradores.

- 02/06 - Plantio de mudas frutíferas, na horta Semente da Esperança.

Núcleo Cruzinhas

Aconteceu
- 17/05 a 20/05 - Encontro com Mães Cuidadoras, guardiões e tocadores, para ensaio das músicas, teatro e poesia, que foram apresentados na Folia da Água.

- 21/05 - Mutirão de limpeza na comunidade Cruzinhas, com a participação de 46 (quarenta e seis) pessoas entre Mães Cuidadoras, Guardiões das Águas, comunidade e uma turma de alunos da escola Irmã Maria Gema.

- 22/05 - Folia da água na comunidade Cruzinhas, com apresentações de teatros, batuques, poesia e músicas. No percurso, plantamos três mudas de caju nos quintais das casas da comunidade. Foram também distribuídas treze mudas para algumas famílias, simbolizando a
importância do cuidado com a natureza. Ao todo, tivemos a participação de 105 (cento e cinco) pessoas entre jovens, adultos e idosos.

- 25/05 - Grupo de produção, na casa de Dona Vanda. Fizemos doce de mamão com rapadura. Todo o material usado veio da própria comunidade.

- 26/05 - Pintura com tinta de terra, na casa de Fatinha, na comunidade Alferidor. A casa foi toda pintada pelo lado de fora com cores naturais da terra.

- 01/06 - Plantio de mudas frutíferas e nativas, na casa de Maria das Neves, na comunidade Mucambo.

- 02/06 - Encontro com equipe para planejamento e avaliação das ações que acontecem nas comunidades.

Acontece
- 03/06 - Práticas de permacultura, no quintal de Dona Vanda e Mariana na comunidade Cruzinhas. Faremos mandalas, composto e biofertilizante de esterco de vaca.

Acontecerá
- 04/06 - Produção de mudas nativas e frutíferas, no quintal de Dona Lira, na comunidade Palmital.

Nenhum comentário: