sexta-feira, 16 de outubro de 2009

CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ/MG

Núcleo Cruzinhas
Aconteceu
- 30/09 - Duas pilhas de composto orgânico na casa da Áurea e da Socorro, na comunidade Palmital. Na pilha cinza de fogão, foram colocados esterco de animais, sobras de frutas, tronco e folhas da bananeira.

- 1º/10 - Cinema no quintal maravilha na casa de Maria José, na comunidade do Palmital. Participaram da sessão 30 pessoas, que assistiram ao filme “Menino da porteira”.

- 02/10 - Produção de mudas no quintal de Dona dos Anjos e Maria José, na comunidade do Palmital. Foram produzidas 300 mudas de café.

- 05/10 - Reunião da APA (Área de Preservação Ambiental) da Chapada do Lagoão com representantes do Sindicato dos trabalhadores rurais, Visão Mundial, CPCD e
presidente da comunidade, para apresentar propostas de atividades que serão implementadas na região com o objetivo de proteger a biodiversidade ali existente.

- 06/10 - Cinco curvas de nível no quintal da Zeni e no quintal da Socorro para melhorar a qualidade do solo e produzir alimentos. Foi utilizado o pé de galinha feito com ripas para nivelar a terra.

Acontece
- Mutirão entre as famílias para a construção de adobes que serão utilizados nas etapas finais dos banheiros secos.

- Pinturas de tinta de terra nas caixas de captação de água de chuva. Ao todo, já foram pintadas 30 caixas com as cores naturais da terra.

Acontecerá
- 20/10 - Encontro de mães e guardiões para confeccionar enfeites e porta-papel a serem usados nos banheiros.

- 31/10 - Cinema na comunidade Cruzinhas.


Núcleo Olinto Ramalho
Aconteceu
- 1º/10 - Pintura com tinta de terra nas paredes da casa de Maria de Fátima. Para a pintura, contamos com a participação de Raquel, da Escola Família Agrícola de
Itaobim, que estagiou durante a semana no Núcleo Olinto Ramalho.

- 02/10 - Reunião de equipe para avaliação e planejamento das ações para o mês de outubro.

- 08/10 - Visita às famílias da comunidade São João do Setúbal. Na visita, as mães convidaram as pessoas para a roda da viola e para o encontro comunitário do dia 13 de outubro.

- 1º a 15/10 - Manejo do plantio consorciado no quintal maravilha da Fatinha. No seu pequeno pedaço de terra, ela consegue produzir mandioca, quiabo e girassol. Esses conhecimentos foram adquiridos a partir das oficinas de Permacultura.

- 12/10 - Roda de Viola na comunidade São João do Setúbal. A roda contará com a participação de violeiros da região e começou a partir das comemorações do Dia das Crianças no espaço da igreja da comunidade.

- 14/10 - Oficina de cerâmica com Dona Bela, do Centro Comunitário. A oficina será na casa da mãe-cuidadora Maria de Lourdes. Vamos construir o forno e confeccionar peças.

Nenhum comentário: