sexta-feira, 17 de julho de 2009

CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ/MG

Núcleo Cruzinhas
Aconteceu
- 06/07 - Plantio de 109 mudas de abacaxi na casa de Áurea, comunidade do Palmital, com o objetivo de transformar o quintal em um espaço sustentável para a família.

- 07/07 - Plantio de mudas na casa de Dona Lira, comunidade do Palmital, para reflorestamento da área e melhoria da resistência ao solo, mantendo a água por mais tempo no reservatório. Ao todo foram plantadas onze mudas de bambu, manga e moringa.

- No quintal de Dona Vanda, comunidade do Palmital, foram produzidas 459 mudas de café. Já as bordaduras ao redor das plantas, com litros de conhaque e pintura de tinta de terra na caixa de captação de água, foram feitas em sua casa na comunidade Cruzinhas.

- No Quintal Maravilha de Maria José o viveiro também recebeu 59 mudas de café.

- 10/07 - Piquenique com o grupo de mães e guardiões para melhorar a convivência entre as pessoas, reforçando sempre a importância do trabalho em equipe.

- Durante a semana, as práticas de permacultura aconteceram na casa de Judite, com construção de duas mandalas.
- Espiral de ervas na casa de Zeni.
- Circulo de bananeira na casa de Dona dos Anjos para reaproveitamento das águas cinza e produção de alimentos.

Acontece
- Construções dos banheiros compostáveis na comunidade Mucambo e Alferidor.

Núcleo Alfredo Graça
Aconteceu
- 26/07 - Experimentação de jogos do Bornal Ambiental com alunos da Escola Estadual Hilário Pinheiro Jardim.
Foram testados os jogos: Viagem ao Centro da Terra, Aprendendo com a Natureza e Quintal Maravilha. Participaram da atividade 45 alunos.

- 30/07 - Mães-cuidadoras do Projeto Caminho das Águas da comunidade Alfredo Graça participaram da mostra de Vídeos Circuito Tela Verde, no Cinema Meninos de Araçuaí, atividade que contribuiu para uma maior reflexão sobre os cuidados com o meio ambiente.

- 08/08 - Encontro com a comunidade para fazer uma receita de bolo alternativo com casca de abóbora e fanta caseira. A atividade contou com a participação de 16 pessoas. A receita foi repassada pela Associar para as animadoras, através do projeto Pacto Pela Vida.

- 09/07 - Bordaduras ao redor das plantas, no Quintal Maravilha da Bete, feitas com garrafas pet e bambu, uma forma de conservar mais a umidade das plantas.


Acontece
- Construções de banheiros compostáveis na comunidade de Alfredo Graça.

Núcleo Olinto Ramalho
Aconteceu - 02/07 - Pintura com tinta de terra na caixa de captação de água de chuva no Quintal Maravilha de Fatinha, comunidade São João do Setubal. Com a pintura conseguimos envolver todos os moradores da casa. O nosso objetivo para os próximos meses é pintar todas as 24 caixas restantes.

- 07/07 - Distribuição de dois bornais de livros para as crianças na comunidade Banco do Setubal. Os bornais foram entregues na escola e o combinado é que todos os alunos o levem para suas casas e fiquem cinco dias com o mesmo.

- 08/07 - Os banheiros secos da comunidade estão todos levantados. O banheiro na casa do Seu Narcizo já está sendo rebocado.

Acontecerá - 22 a 30/07 - Pintura com tinta de terra nas caixas de captação de água de chuva de seis famílias, na comunidade Banco do Setubal.



Bornal de jogos ambientais

Aconteceu

- 29/06 a 10/07 - Reprodução de todos os tabuleiros dos jogos do Bornal de Jogos Ambientais.

Acontece
- Reavaliação de todas as regras dos jogos do bornal de jogos ambientais e reprodução das mesmas.

Acontecerá - 28/07 - Entrega do bornal de jogos ambientais com os 31 jogos selecionados e sistematizados.

Nenhum comentário: