quarta-feira, 8 de julho de 2009

CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ/MG

Núcleo Alfredo Graça

Aconteceu

- 10/06 - Pintura com tinta de terra na casa do Senhor José Avelino. A pintura com a tinta de terra é mais uma alternativa para incentivar o cuidado com os quintais.

- 11/06 - Gincana com a participação de 35 crianças e moradores, na praça da comunidade.

- 22/06 - Produção de mudas com as crianças da creche. Foram produzidas 24 mudas de uva e mamão. Participaram da atividade 15 crianças e a professora Maristane. Todas as mudas foram preparadas em saquinhos de leite, recolhidos na comunidade.

- 23/06 - Atividades de permacultura no quintal Maravilha de Celso. Foram construídas mandalas e espirais de ervas medicinais.

- 24/06 - Práticas de permacultura no quintal Maravilha de Bete: mandalas e bordaduras nas plantas, utilizando litros descartáveis.

- 01/07 - Apresentação de teatro pelas mães-cuidadoras dos projetos Cidade Criança e Caminho das Águas, no Centro Comunitário.


Acontece
- Produção de adobe para construção de banheiros compostávéis.


Núcleo Cruzinhas
Aconteceu

- 15/06 - Bordadura ao redor das plantas, na casa de Santa, comunidade Maranhão, utilizando garrafas peti. Todas as plantas foram cercadas com os litros e receberam adubo natural para melhorarem seu desenvolvimento.

- Construção de composto orgânico na casa de Zeni, comunidade do Pequi.

- 16/06 - Plantio de trinta e cinco mudas de café no quintal Maravilha de Dona Dos Anjos, comunidade Palmital.

- 17/06 - Reunião de avaliação das atividades e planejamento do restante do mês de junho. No encontro, aconteceu a dinâmica de mãos amarradas, onde a dupla precisou de estratégias para conseguir alcançar o objetivo. Através disso conseguimos conversar sobre nossa forma de atuação na comunidade, como ser mais ousados, dinâmicos e reflexivos nas nossas ações.

- 18/06 - Encontro das mães e guardiões das águas para reprodução de jogos ambientais. Foram reproduzidos dois jogos ambientais para serem utilizados nas atividades com as crianças.

- 18/06 - Cinema Itinerante na comunidade Cruzinhas, com a participação de 55 pessoas.

- 19/06 - Organização de uma festa em parceria com a Associar, na escola da comunidade, para comemorar o dia do Padrinho. Foram realizadas brincadeiras, teatros, gincanas, torneios de peteca e queimadas para animar os participantes. A festa foi encerrada com um almoço.

- 25/06 - Encontro com a comunidade do Palmital e Mucambo, para produzir desinfetante de folhas de eucalipto e pé de moleque.

Acontece
- Construções dos banheiros compostáveis na comunidade Cruzinhas, Pequi e Mucambo.

- Produção de adobes com as famílias da comunidade Palmital.


Núcleo Olinto Ramalho
Aconteceu

- 16/06 - Encontro comunitário com os moradores das comunidades Vargem do João Alves, Olinto e Banco do Setubal, com a participação de 16 pessoas. O encontro aconteceu na casa de Carmelita e, na oportunidade fizemos uma receita de xarope de rapadura com umbigo de banana.

- 16 e 17/06 - Construção de mandalas, no quintalMaravilha de Seu Duca, comunidade Barra do Gravatá.

- 17/06 - Reunião da APA (Área de Preservação Ambiental). Na reunião, aconteceu a nova composição do conselho, do qual o CPCD faz parte, além das informações sobre licença para desmatamento.

- 19/06 - Cinema itinerante, na Igreja da comunidade São João do Setubal. O filme exibido foi Madagascar 2, e contou com um público de 45 pessoas.

- 29/06 e 03/07 - Pintura com tinta de terra nos banheiros e caixa d’água, na comunidade São João do Setubal. Bornal de Jogos Ambientais.

Acontece
- Reprodução e sistematização dos jogos para o bornal de jogos ambientais.

Nenhum comentário: