sexta-feira, 1 de maio de 2009

CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ/MG

- Discussão e planejamento do roteiro do documentário sobre o Caminho das Águas, com a equipe de coordenadores do projeto, equipe de vídeo do Cinema Meninos de Araçuaí e Tião Rocha.

 

Núcleo Olinto Ramalho

Aconteceu

- 14/04 - Grupo de produção na creche da comunidade São João do Setubal, com a participação de 11 mães. No encontro foi produzido xarope caseiro.

 

- 16/04 - No viveiro do Quintal Maravilha de Dona Lina, foram plantadas 181 sementes de pinha, pau Brasil, orégano, tamburi, laranja, crotalária e girassol. As mudas serão distribuídas para os quintais da comunidade.



- 20 e 21/04 - Foi construído um buraco de lixo no quintal maravilha de Maria de Lourdes e outro no quintal de Antônia Ramalho.

 

- 22/04 - Reunião com a comunidade São João do Setúbal, na Igreja, para apresentação do projeto de banheiro seco e seleção das famílias a serem beneficiadas. Participaram da reunião 10 famílias já beneficiadas com as caixas de captação de água da chuva.

  

- Oito famílias do Núcleo Olinto Ramalho, foram beneficiadas com a construção de banheiros compostáveis.

 

- 23/04 - Reunião com a comunidade São João do Setúbal, para início da construção dos banheiros compostáveis. A reunião contou com a participação de 13 pessoas. Inicialmente serão construídos 15 banheiros no Núcleo Olinto Ramalho.

 

- Plantio de mudas de banana no Quintal Maravilha de Rosa de Lima.

 

- 28/04 - Reunião com a comunidade São João do Setúbal, para seleção das famílias que serão beneficiadas com os banheiros compostáveis.

 Núcleo Cruzinhas

 Aconteceu

- 20 a 24/04 - Práticas de permacultura nos Quintais Maravilha, para resgatar a fertilidade do solo, melhorar a qualidade das plantas, para que os espaços, além de referência, sejam sustentáveis. Foram feitas quatro mandalas, 3 espirais de ervas, 3 buracos de lixo, plantio de 8 mudas frutíferas. Quarenta pés de frutíferas receberam cobertura orgânica, para melhorar a qualidade das plantas e manter o solo úmido por mais tempo, bordadura ao redor dos pés de rosas e outras plantas dos jardins, utilizando 64 litros de garrafas pet.

 

- 23/04 - Reunião com vinte famílias das comunidades do núcleo, para uma conversa sobre a construção dos banheiros compostáveis, utilização dos mesmos e como essa ação irá contribuir com impactos positivos para o meio ambiente e principalmente para a saúde das pessoas.

 

As contrapartidas das famílias são: construção dos adobes, bambu para o telhado, hospedagem do pedreiro, alimentação, furar as valas para o alicerce e os cuidados com os quintais.

 

Acontece

- 14 a 30/04 - Pequenos mutirões entre as famílias, para confecção dos adobes que serão usados na construção dos banheiros; mais de 700 adobes já foram feitos.

 

Núcleo Alfredo Graça

Aconteceu

- 18/04 - 150 pessoas que participavam da Folia da Água, assistiram a apresentação do teatro “Árvore dos Sonhos”, que mostrou a importância da preservação ambiental.  Fizeram o percurso cantando, acompanhados pelo sanfoneiro Adenor, da comunidade Varginha.

 

- 18/04 - Doação de 50 mudas frutíferas para as famílias, durante a folia da água. Todas as mudas vieram do viveiro do Sitio Maravilha.

 

- 23/04 - Plantio de 45 mudas de bambu, nas margens do Rio Gravatá, para recuperação da mata ciliar.

 

- 23/04 - Reunião com 08 famílias beneficiadas com as caixas de captação de água de chuva, para conversar sobre a construção do banheiro compostável e suas vantagens como: não utilizar água para descarga, não transferir para o solo patógenos associados a fezes humanas. Na oportunidade, conversamos sobre as contrapartidas das famílias.

 

- 24/04 - Produção de 16 litros de biofertilizante, que será usado para adubação de canteiros mandala.

 

- 28/04 - Encontro com as crianças, na praça, resgatando as cantigas, as brincadeiras e mesmo o encontro das pessoas, hábito a ser preservado na comunidade.

 

Acontece

- 27/04 - Início da fabricação de adobes, para construção de banheiros compostáveis.

Nenhum comentário: