terça-feira, 19 de maio de 2009

CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ/MG

Núcleo Alfredo Graça

Aconteceu
- 30/04 - Apresentação do teatro Chapeuzinho Vermelho, para um público de 120 pessoas. A história foi apresentada pelas mães-cuidadoras dos Projetos Caminho das Águas e Cidade Criança, no centro comunitário da comunidade.

- 04/05 - Produção de 122 mudas de mamão, 60 de acerola e 06 de rosa, na horta Semente da Esperança.. Todas as mudas foram produzidas com saquinhos de leite recolhidos na comunidade.

- 05/05 - Oficina para construção de jogos ambientais. Foram produzidos 05 jogos, utilizando materiais alternativos.

- 06/05 - Encontro com a comunidade para experimentação de jogos ambientais. A atividade contou com a participação de crianças, adolescentes e mulheres.
- 07/05 - Práticas de permacultura na casa de Ana, com construção de canteiros mandala, onde foram plantadas sementes de mostarda, coentro e espirais de ervas.


Núcleo Cruzinhas

Aconteceu
- 28/04 - Análise geobiológica na casa da mãe-cuidadora Socorro, com o objetivo de analisar os fatores de risco dentro e fora de sua casa. Foi feita a acupuntura na terra, para aumentar a qualidade e quantidade de energia do lugar e, ao redor da pedra foram plantadas ervas medicinais para purificar o ar e contribuir com boas energias.

- 07/05 - Reunião de planejamento e avaliação com o grupo de mães e guardiões.No encontro foi trabalhado o texto A Porta do Lado, de Dráuzio Varella, com o intuito de incentivar as pessoas a acreditarem em sua capacidade para inovar e buscar novas formas de dar continuidade às ações, junto com a comunidade.

- 08/05 - Encontro das mães-cuidadoras e dos guardiões das águas para criação de jogos ambientais.Foram criados dois jogos com o objetivo de incentivar as crianças a cuidar melhor do meio ambiente.

Acontece

- Mutirões entre as famílias para construção dos adobes que serão usados nos banheiros secos. Nove famílias já estão com todos os adobes prontos para dar iniciar à construção do banheiro. Participam do mutirão, vinte famílias que foram selecionadas.
- Práticas de permacultura nos quintais maravilha das comunidades. As mandalas,composto orgânico,espiral de ervas, biofertilizantes, viveiro de mudas acontecem com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Aconteceu
- 14 e 15/05 - Filmagem para o documentário do Caminho das Águas, na comunidade das Cruzinhas.


Núcleo Olinto Ramalho

Aconteceu
- 29/04 - Manejo no quintal maravilha de Dona Lina. As mandalas estão cheias de hortaliças que estão sendo consumidas pelas pessoas da casa.

- Equipe de filmagem do Cinema Meninos de Araçuaí, já com alguns depoimentos e imagens dos Quintais Maravilha, para a montagem do documentário do projeto Caminho das Águas.
08/05 - Oficina de produção de sabão caseiro e de “Fanta” na comunidade São João do Setúbal, com participação de 17 pessoas.
- 14/05 - Reunião com as famílias das comunidades Vargem do João Alves, Nossa Senhora Aparecida, Banco do Setubal e Olinto Ramalho, na creche da comunidade Banco do Setubal. O tema da reunião foi banheiro seco e seleção de novas famílias beneficiadas.

- 15 famílias do Núcleo Olinto Ramalho, foram beneficiadas com a construção de banheiros compostáveis.

Acontecerá
- 24/05 - Folia da Água na comunidade Banco do Setubal. A Folia sairá da cada de Lina Lúcia com destino a casa de Maria Vieira, às 15 horas.

Nenhum comentário: