sábado, 4 de abril de 2009

PROJETO CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ/MG

Núcleo Cruzinhas

Aconteceu

- 18/03 - Reunião de planejamento e avaliação das ações; durante o encontro promovemos brincadeiras e dinâmicas, dando continuidade à formação de mães e guardiões das águas.


- 25/03 - Atividade com dez crianças na comunidade do Palmital; nesse dia foram plantadas cinco mudas de moringa e nove de pingo de ouro, no quintal maravilha da Maria José. Para ampliar o viveiro, fizemos mudas de jaca, laranja, coração magoado e cabelo de negro.


- 30/03 - Mutirão de limpeza no quintal de seu Antônio de Patrício, para reduzir a quantidade de lixo que estava exposto nos monturos.

Dois buracos de lixo foram feitos, para enterrar cacos de vidro e materiais que ainda não conseguimos reutilizar e/ou reciclar. Participaram deste mutirão mães, guardiões e cinco moradores da comunidade.


Acontece

- Apropriação das famílias em relação a troca da moeda ambiental nas comunidades.

As práticas de permacultura vêm se multiplicando a cada dia e o desafio das mães e guardiões é convencer as famílias a colocar em prática os canteiros mandalas, que além de manter a umidade por mais tempo, facilitando a recuperação do solo com o composto orgânico e matérias secas que são utilizadas nos canteiros.


- 03 a 04/04 - Curso “Casa Saudável “que será ministrado pelo geobiólogo Flávio Duarte, do Instituto BIOhabitar – Saúde Ambiental e Arquitetura Viva, com o objetivo de discutir princípios que levam as pessoas a ter uma vida saudável, começando pelos cuidados com a casa onde vivem. Participam do curso vinte pessoas entre guardiões, mães-cuidadoras das águas e moradores das comunidades do núcleo Cruzinhas.


Núcleo Alfredo Graça

Aconteceu

- 19/03 - Reunião com a equipe de mães-cuidadoras para elaboração do MDI e avaliação do trabalho visando melhorar o trabalho de equipe, os grupos de produção e o atendimento às famílias.


- 20/03 - Produção de xampu de babosa, uma receita que foi experimentada pelo grupo de mães-cuidadoras e será repassado para a comunidade. Uma forma alternativa para produzir o xampu com produtos naturais.


- 25/03 - Produção de mudas na horta Semente da Esperança: foram produzidas 222 mudas de leucena, pau brasil, romã e tamburi.


- 26/03 - Oficina para confecção de bonecas de pano, com participação de mães-cuidadoras do Projeto Cidade Criança e Projeto Caminho das Águas. Cada participante produziu uma boneca feita com retalhos de tecido. As bonecas serão usadas nas atividades com as crianças.


- 27/03 - Apresentação de documentário: “Mudanças de Clima, Mudança de Vida”, que retrata o aquecimento global no planeta. Assistiram ao documentário os participantes do Curso de Agrofloresta e mães-cuidadoras do Projeto Caminho das Águas e Cidade Criança.


Núcleo Olinto Ramalho

Aconteceu

- 16 a 20/03 - Construção de algumas mandalas nas casas de Seu Antônio Alves, Carmelita e Maria Vieira. Participaram da atividade um total de 11 pessoas.


- 17 a 27/03 - Construção de 13 caixas de captação de água da chuva, na comunidade Banco do Setúbal.


- 23 a 27/03 - As mães-cuidadoras do Núcleo Olinto Ramalho construíram, nos quintais, 04 buracos de lixo, 03 mandalas, 01 composto orgânico, 02 círculos de bananeiras, 01 biofertilizante e 03 curvas de nível.


- 01/04 - Grupo de produção na creche da comunidade Vargem do João Alves. Vamos fazer xarope e pomada cicatrizante.

Nenhum comentário: