sexta-feira, 17 de abril de 2009

CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ/MG

Núcleo Alfredo Graça

Aconteceu

- 31/03 - Oficina para confecção de esteira de palha de banana, coordenada por Sr. Joaquim. Participou o grupo de mães-cuidadoras dos projetos Caminho das Águas e Cidade Criança. O objetivo da atividade foi resgatar os saberes da comunidade.

- 02/04 - Plantio de mudas na área de reflorestamento, próximo a horta Semente da Esperança. Todas as mudas receberam cobertura orgânica e biofertirrigação, para melhor desenvolvimento das plantas. Foram plantadas várias mudas de maracujá, ingá, nim e caju.

- 06 a 09/04 - Curso Casa Saudável, coordenado por Flávio Duarte. Participaram do Curso um total de 24 pessoas entre mães-cuidadoras e moradores da comunidade de Alfredo Graça.

Acontecerá

- 18/04 - 2ª Folia da Água, onde serão apresentados teatros e músicas voltados à preservação ambiental.


Núcleo Cruzinhas

Aconteceu

- 31/03 a 04/04 - Curso Casa Saudável, para discutir medidas práticas para o bem estar das pessoas.

Duas casas foram analisadas para medir os fatores de risco a saúde, e aprender quais são as “curas” e atitudes que devem ser tomadas para tornar uma casa saudável, sendo uma delas a acupuntura na terra e utilização de plantas limpadoras do ar.

- 06/04 - Encontro do grupo de mães e guardiões, na casa da mãe-cuidadora Socorro, com o objetivo de repassar algumas técnicas do curso Agrofloresta: forma de plantio, compostagem e recuperação do solo. Em seguida quatro mudas frutíferas foram plantadas, usando a técnica de cortar as raízes. No mesmo dia, fizemos um círculo de bananeira, para reaproveitamento das águas cinzas.

- 07/04 - Plantio de mudas, no quintal maravilha, da mãe- cuidadora Judite. Foram plantadas doze mudas de pingo de ouro, oito mudas de rosa e duas mudas de pata de vaca. Esse quintal vem recebendo cuidados, para que possamos ter mais um espaço de referência e, ao mesmo tempo, contribuir com a sustentabilidade da família.

- 08/04 - Plantio de mudas frutíferas, na casa de Dona Cota. A mãe-cuidadora Socorro, coordenou a atividade e ensinou a nova técnica de plantar as mudas cortando as raízes excedentes. Foram plantadas duas mudas de laranja, uma de jambo, uma de romã e duas de manga espada.

- Construção de três mandalas, no quintal maravilha, de Dona dos Anjos. Os canteiros foram cobertos com composto orgânico e folhas secas, que irão fertilizar o solo e contribuir com o crescimento do alho a da cebolinha que, foram plantados no mesmo dia.


Núcleo Olinto Ramalho

Aconteceu

- 02/04 - Encontro de formação da equipe de mães - cuidadoras e guardiões das águas. O encontro aconteceu na comunidade Banco do Setubal e teve a participação de 13 pessoas.

- 03/04 - Início da construção do viveiro de mudas, no quintal maravilha, de Dona Lina.

- 06/04 - Construção de um buraco de lixo na casa de Zair.

Construção de mandala, na casa da Vanessa.

- 08/04 - Atividade com as crianças da creche. O trabalho aconteceu com o bornal de livros e contou com a participação de 15 crianças.

- 14/04 - Encontro com a comunidade para produção de detergente liquido, na casa da Inês, na comunidade Banco do Setubal.

- 15/04 - Visita às famílias beneficiadas com a caixa de captação de água da chuva. São 25 famílias visitadas e comprometidas com a preservação ambiental.

Nenhum comentário: