quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Ano 1 - nº 45 - Araçuaí, 15 a 31 de agosto de 2008



SÍTIO MARAVILHA - ARAÇUAI

Acontece

- Dois dias da semana são reservados para que a equipe se dedique e empenhe à irrigação total do sítio. A intenção é molhar bastante a terra para não comprometer a produção no futuro.

- 02 a 23/08 - Reforma da trilha, levando os visitantes a todas as zonas da propriedade, sem compactar o solo. Foram plantadas: 30 mudas de bambu, goiaba e neen.

Aconteceu

- 02 a 15/08 - Uma experiência feita pela equipe do Sítio, resultou na criação e experimentação de um repelente contra pulgão. A receita é uma barra de sabão Ypê, 500 ml de óleo de soja e 60 litros de água. Misture e deixe descansar por volta de 12 horas. Usar de 08 em 08 dias.

- 04 e 05/08 - Cerca de 33 mudas de árvores nativas e 4 frutíferas foram plantadas ao redor do açude, para diminuir a evaporação da água, fazendo o sombreamento, criando assim um habitat mais agradável para os peixes e também para os pequenos animais.

- 06 e 07/08 - Preparação de um terreno que fica entre a zona 01 e 02 para o plantio do quiabeiro. Nesse espaço foi feita a limpeza e passado o girico, que arou a terra, preparando-a para o plantio.

- 18 a 22/08 - Plantio de duas mandalas de flores, 6 mandalas com rizoma de bambus e 04 mandalas de rabanete e cenoura. No viveiro foram feitas 286 mudas de bambu, 32 mudas de rosa, 08 mudas de figo e 12 mudas de plantas diversas, ornamentais.

- Foram colhidas 193 kg de verduras no Sítio Maravilha, dentre elas abóbora, cenoura, mamão verde, quiabo, rabanete, banana, alface, cheiro-verde e limão. 50% da produção foi destinada a Ação Social.




Acontece

- 01 a 12/09 - Viagem do Celso para Manaus e São Paulo. O objetivo é adquirir novos conhecimentos sobre criação de pequenos animais no módulo da permacultura e realizar troca de experiências junto ao Projeto Anchieta em São Paulo.

CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ

Núcleo Olinto Ramalho

Aconteceu
- 02 a 07/08 - Visitas às famílias que receberam práticas do projeto para fazer o cadastro. Ao todo foram 100 casas visitadas.

- 08/08 - Reunião para planejamento e avaliação da equipe no Banco do Setúbal.

- 12 a 15/08 - A equipe de Mães-cuidadoras da Água, São João Setúbal, participaram de uma “Oficina de Pintura” realizada na própria comunidade e coordenada pela Associar.

- 12/08 - Oficina comunitária na comunidade São João Setúbal com a participação de 10 famílias que se reuniram para experimentar uma nova receita de sabão.

- 18 a 23/08 - Construção de 09 Canais de Infiltração no morro da igreja na comunidade do São João Setúbal. Os canais têm como função criar pontos de infiltração da água, no solo, recuperando assim áreas degradadas e com erosão.

- 20/08 - Continua a construção do Viveiro de mudas com: 115 mudas de leucena e 35 mudas de angico.

- 21/08 - 1ª Sessão do Cinema Br em Movimento na comunidade Barra do Gravatá. Cerca de 30 pessoas se reuniram na Casinha de Cultura para assistirem ao filme “Saneamento Básico”.

- 21 e 22/08 - Doação de bagaço de cana, por 04 proprietários de alambiques da comunidade do Gravatá, para ser colocado no morro onde foram feitos os canais de infiltração

- 21/08 - Oficina para criação de jogos no São João Setúbal, 02 novos jogos criados.

Núcleo Cruzinhas

Aconteceu
- 21/08 - Biofertirrigação em 20 mudas de café, em forma de gotejamento, com garrafas peti, na casa da mãe cuidadora Cida.

- 22/08 - Oficina de biofertilizante de confrei com esterco de vaca, para seis pessoas da comunidade do Alferidor,Foram feitos quarenta litros do produtos e, dentro de seis semanas, poderão ser utilizados nas plantas, como tônico natural.
Durante o encontro, a roda de bate papo aconteceu com intuito de conversar melhor sobre o cuidado com as plantas e com o solo.

- 27/08 - Cinema itinerante nas Cruzinhas; o filme exibido foi Saneamento Básico, com o objetivo de conscientizar as famílias a cuidar melhor do meio onde vivem.

- 28/08 - Encontro das mães-cuidadoras e guardiões das águas dos três núcleos, no Sitio Maravilha. O objetivo do encontro foi aprimorar os conhecimentos das técnicas de permacultura, para serem multiplicados nas comunidades.

Acontecendo

- Construções de caixa de placa para captar água da chuva em seis comunidades do núcleo, ao todo quinze caixas estão prontas e mais quinze ficarão prontas ainda no mês de agosto.

PROJETO CIDADE CRIANÇA - ARAÇUAÍ

Aconteceu


- 01/08 - Roda de viola na comunidade Engenheiro Schnoor, participação de 98 pessoas, 3 sanfoneiros e 2 violeiros. Lanche oferecido pelos moradores: biscoito e chá de erva cidreira.

- 03/08 - Oficina de beleza para 23 pessoas na comunidade Baixa Quente/Barra do Curuto: lavagem e corte de cabelo, manicure e muita conversa boa.

- 05/08 - Construção de ciclo de bananeira em 3 casas dos Bairros Nova Esperança e Arraial. Participação de 13 pessoas.

- 10/08 - Oficinas comunitárias nos bairros: Arraial, Nova Esperança e Pedregulho. Média de 21 pessoas/oficina. Produtos confeccionados: desinfetante, sabão com resto de óleo, bolo de talos e torta de banana.

- 13/08 - Reunião periódica com educadoras do Projeto que atuam nos bairros Arraial, Corredor, Nova Esperança, Pedregulho e Piabanha e a comunidade Baixa Quente. Total de 18 pessoas.

- 22/08 - Cinema itinerante na comunidade Baixa Quente.

- 29/08 - Folia do Livro, do Bairro Nova Esperança até
Piabanha. A equipe apresentou peças de teatro com as crianças do Sementinha, batuques e cantorias.

- 30/08 - Cinema itinerante na comunidade Engenheiro Schnoor.

- 05/09 - Seminário local, com participação dos educadores de Araçuaí e da Baixa quente, sobre o tema: educador é aquele que aprende – entrevista de Tião Rocha ao Portal Pró-Menino.

- 10/09 - Seminário no Alfredo Graça, com participação dos educadores de Engenheiro Schnoor, sobre o tema: Educador é aquele que aprende.

SER CRIANÇA - ARAÇUAÍ

Aconteceu

- 12 a 21/08 - Em mais uma de nossas atividades de música, aprendemos também a letra da música Vou Pro Campo e Aquarela, de Toquinho. Algumas crianças não conheciam, mas ficam sempre atentas para não perder nem um pedacinho da letra e assim cantar bonito na roda, com os amigos, em casa e na escola.

- 13/08 - Oficina de beleza no Ser Criança, com a participação de Maura Cabeleireira e sua equipe. Ela é moradora do bairro Esplanada e vem desenvolvendo, junto à comunidade, ações para melhorar a auto-estima das pessoas. Já foram atendidas 38 crianças e educadores.

- 14/08 - Os jovens do Cinema realizaram peças teatrais, algumas apresentações foram para as crianças do Projeto, no intuito de abrir caminhos para que possamos trazer a todos mais alegria, descontração, aprendizado, além de maior interação entre nossos projetos.

- Assistimos o filme “O Garoto Cósmico”, que conta uma história onde teríamos que sobreviver, em um mundo sem ar puro, sem verde, sem árvores, sem amizades, tendo comida sintética e conviver com máquinas o tempo inteiro.
Esse contexto gerou boa discussão e reforçou o alerta de como viver melhor e de forma mais saudável.

- 15/08 - Os jogos são atividades permanentes no projeto, pois contribuem muito na realização do nosso trabalho; além da aprendizagem lúdica, auxiliam no dever. Foi produzido mais um jogo, Baralho Numérico, que trabalha as 4 operações.

FABRIQUETAS - ARAÇUAÍ

Acontecendo

- Duas oficinas técnicas nas fabriquetas de Marcenaria e Bambuzeria.

ü Na marcenaria, com o Sr. Cláudio, de Curvelo que vem a Araçuaí uma vez por mês passar novas técnicas e tirar as dúvidas que surgem no grupo.

ü Na Bambuzeria estamos contando com a presença do Lúcio Ventania, da Bamcrus, que veio solucionar um problema que tivemos com os bambus gigantes e para auxiliar na construção de uma Geodésica, que será nosso show room externo.

- 30/08 - Exposição “ESTILO: BAMBU” em frente ao cinema Meninos de Araçuaí.

A idéia dessa exposição é tornar conhecidos,os produtos feitos em nossas diferentes Fabriquetas.



CINEMA MENINOS DE ARAÇUAI

Aconteceu
FABRIQUETA DE SOFTWARE - ARAÇUAI

Acontecerá

- No mês de setembro o grupo da Fabriqueta de Software terá um curso do programa Flash. Este curso não estava previsto e foi uma conquista, pelos bons resultados apresentados até o momento.

- O grupo da Fabriqueta de Software agora cuida do blog do Projeto Arassussa. Todas as informações
que vão para o Circulando Arassussa são colocadas no blog. O endereço é:
circulandoarassussa.blogspot.com.

VISITAS RECEBIDAS - MÊS DE AGOSTO

- 09/08 - Visita de 12 pessoas do Canadá, aos projetos de Araçuaí, com o objetivo de conhecerem a nossa metodologia de trabalho.

- 23/08 - Visita de dois integrantes da Associação Núcleo OIKOS, de São Paulo, Ricardo e Mônica Barroso, aos projetos de Curvelo e Araçuaí.

- Visita da Sra. Zélia, técnica ambiental, da Petrobrás, que realizou acompanhamento técnico ao projeto Caminho das Águas.


EM FOCO

- Edilúcia Borges é a nova coordenadora do Projeto Cidade Criança. Com toda sua experiência à frente de projetos como Ser Criança e Sementinha, inclusive no estado do Maranhão, estará dando a sua contribuição para o êxito de mais um dos nossos projetos.

- Luis Eustáquio, lu, não faz mais parte da equipe CPCD. Desejamos a ele muito sucesso nesta nova caminhada.

Este informativo contou com a contribuição de Dora, Ana Paula, Luciana Jardim, Edilúcia Borges, Jorge Luiz , Eliane Luiz, Vânia Coutinho, Washington e Nataliana.

Nenhum comentário: