quinta-feira, 17 de outubro de 2013


SER CRIANÇA - ARAÇUAÍ|MG

Aconteceu
- 01/10 - O Projeto Ser Criança ganhou o prêmio Itaú Social, como melhor projeto social da regional Belo Horizonte. A premiação acontecerá em Belo horizonte, dia 17 de outubro. Agora estamos concorrendo ao prêmio nacional que acontecerá em novembro.

- 01/10 - Oficina de ilustração dos jovens da Fabriqueta de Softwares para o grupo coração civil do Ser Criança. O objetivo dessa oficina foi mostrar o trabalho da Fabriqueta de Softwares dentro da Cooperativa e uma maneira dos jovens compartilharem seus conhecimentos e criarem perspectivas para as crianças.

- 02/10 - Piquenique alternativo com as crianças. Todos se divertiram e experimentaram o delicioso cardápio, frutas e receitas caseiras. Essa foi uma maneira de estimular as crianças a terem hábitos saudáveis.

- 03/10 - Oficina de música com os alunos da escola Estadual Manuel Fulgêncio. Os educadores Yuri e Cléia reuniram um grupo de crianças do projeto e os alunos da Escola Manuel Fulgêncio e fizeram alguns exercícios de concentração e ritmos como: pique abraço, atenção concentração, brincadeira do olhar e escravos de jô, utilizando as baquetas. Juntos aprenderam a cantiga “fui na cozinha pegar rapé”.

- 04/10 - Atividades na comunidade - Com muita cantoria, a equipe do projeto, educadores e crianças, foram à casa de Gabriel Celestino. Realizamos entrega de algibeira de livros, contação de história, plantio de mudas frutíferas e pintura de tinta de terra.

- 07/10 - O Ser Criança deu início à construção do mini viveiro de mudas. O grupo coração civil começou a produzir as mudas frutíferas que serão doadas para o hospital no programa Uma Criança Uma Vida. Cada mãe que ganha seu bebê leva uma muda para plantar em seu quintal.

- 08/10 - Visita da avaliadora Carla Machado do Prêmio Itaú Unicef. Carla tem a função de visitar e analisar se as atividades que acontecem estão coerentes com as descritas no projeto.

-10/10 - Oficina de farmácia alternativa com os pais, educadores e voluntárias da Pastoral da Criança de Araçuaí. Neide, a coordenadora da pastoral, multiplicou seus saberes com a receita de farinha enriquecida, multimistura, que ficou rica em nutrientes. A receita rendeu 03 pratos. Cada pai levou uma quantia significativa para inserir na alimentação de sua família e outra quantia ficou para usarmos na alimentação do Projeto.

Acontece
- O Gabriel está colhendo caju no seu quintal! Que Maravilha! Este é o pé de caju que sua mamãe ganhou no dia em que ele nasceu. É fruto do programa “Uma criança uma vida” uma parceria do CPCD com o hospital.



- Após a ampliação da Biblioteca, a procura por livros cresceu. As crianças a todo o momento estão na Biblioteca pesquisando novos exemplares. Em média são lidos 20 (vinte) livros diariamente.



- Apresentação de percussão na roda grande - Muito entusiasmo durante a atividade, resultado das oficinas semanais com o educador Yuri.



- Viagem do coro meninos de Araçuaí para Barbacena para o lançamento do novo espetáculo “Presente de vô”.

Acontecerá
- 17/10 - Oficina de brinquedoteca e pintura de tinta de terra com os adolescentes da AIPA - Associação Intermunicipal de Proteção ao Adolescente.

- 31/10 - Performance do coro na escola Estadual Dom José de Haas.

COOPERATIVA DEDO DE GENTE

- FABRIQUETAS DE ARTESANATO - ARAÇUAÍ|MG -

Aconteceu
- Visita de 40 (quarenta) jovens, estudantes da EFA, Escola Família Agrícola, à Dedo de Gente. Os jovens visitaram as oficinas, a loja e o Banco do Conhecimento. Conheceram a metodologia, o processo de seleção para ingressar na Dedo de Gente, algumas tecnologias e a gestão administrativa. Os visitantes foram bem acolhidos pelos jovens artesãos que deram seus depoimentos e explicaram o passo a passo de algumas técnicas de acabamento.

 
- As visitas na Dedo de Gente são frequentes, despertando o protogonismo e contribuindo com o desenvolvimento dos jovens, deixando-os à vontade para falar das criações, sensações, sonhos e expectativas.
 
 
- Desafio! O Jovem Filipe da serralheria nos surpreende cada vez mais com sua ousadia nas criações. Desta vez ele colocou uma meta, que é a de criar cinco peças de sucatas para o jardim, dentre elas está O cortador de cana, Canavial, Trabalhador com enxada, Trabalhador com pá e para surpresa de todos, O plantador de milho, resultado do dia da criatividade que acontece mensalmente.



- Os cuidados com o jardim e com a organização do espaço despertaram nos jovens o desejo de manter o ambiente aconchegante e bonito, melhorando a autoestima e o bem estar. Para eles, um espaço bem cuidado reflete na imagem do artesanato e valoriza as peças que compõem o ambiente.

Acontece
- Mensalmente acontece o “Dia da Criação”, com o propósito de provocar nos jovens o desejo do novo, de incentivar a criação e a imaginação de cada um.

Acontecerá
- Grupo de estudo com o tema empreendedorismo.

- 24 e 29/10 - Visita de 76 (Setenta e seis) alunos do 1º ano da E. E Industrial São José à Dedo de Gente. A intenção do grupo é conhecer as técnicas de produção, o funcionamento das oficinas e como são realizadas as atividades no dia a dia, ilustrando os temas propostos pela Gislene, professora de Geografia, que são: o trabalho em equipe e a importância da inovação.

- FABRIQUETA DE CULTURA -
CINEMA MENINOS DE ARAÇUAÍ

Aconteceu
- Cine clube com os jovens da Cooperativa. Foi exibido o Filme “2 Coelhos “, que se caracteriza pelas inovações não muito comuns no cinema brasileiro, com um público de 15 pessoas.

Acontece
- A equipe está produzindo um pré-roteiro para fazer o vídeo da EFA - Escola Família Agroecológica de Araçuaí. Estão sendo realizadas pesquisas sobre o trabalho que é desenvolvido pelos alunos das comunidades rurais através da pedagogia de alternância, buscando mostrar o diferencial dessa escola, o envolvimento dos alunos com a comunidade e a importância que esse trabalho tem para a cidade de Araçuaí.



- Semana das crianças - Sessão fechada com as escolas e exibição dos filmes: “As aventuras de Pi”, “Origem dos guardiões “, “Os pinguins do papai” e “As aventuras de tintim “. 390 (trezentos e noventa) pessoas assistiram às várias sessões exibidas no Cinema.

Acontecerá
- Serão realizados testes de filmagem com os jovens do Cinema que se interessam pela cinegrafia com planos, contra planos e testes nas ruas. O objetivo é capacitá-los para que possam assumir novas responsabilidades.

- FABRIQUETA DE SOFTWARES - ARAÇUAÍ|MG -

Aconteceu
- Oficina de Ilustração com o grupo de meninos do Projeto Ser Criança. O objetivo dessa oficina foi mostrar um pouco mais do trabalho da Fabriqueta de Softwares dentro da Cooperativa, além de passar um pouco do conhecimento e das técnicas que a equipe vem desenvolvendo.



Acontece
- Estudos de criação do calendário 2014. Com o tema definido, novas ideias vão surgindo para a criação da arte.

- Entrega do “Caderno de Receitas”. As receitas sustentáveis foram reunidas e estão em processo de encaminhamento para a gráfica.

Acontecerá
- Grupo de estudos para edição e aplicação de layouts no Joomla (Sistema de Gerenciamento de Conteúdos). O aprimoramento da técnica vai facilitar o desenvolvimento do trabalho.

- Planejamento de criação do site da Associação ArteCarste, que tem como objetivo desenvolver o artesanato como fonte de renda nas cidades que compõem o Circuito Turístico das Grutas.

COOPERATIVA DEDO DE GENTE - Em foco

- Visita da Gestora da Petrobras, Janete, à Dedo de Gente. Ela veio conhecer os trabalhos desenvolvidos pela Cooperativa Dedo de Gente e ouvir um pouco, as histórias de transformação na vida dos jovens participantes.

CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ|MG

EFA - Escola Família Agroecológica de Araçuaí

Aconteceu
- 01/10 - Visita dos alunos da EFA à Cooperativa Dedo de Gente e Projeto Ser Criança com o objetivo de conhecer o trabalho desenvolvido com jovens, crianças e adolescentes. Durante o encontro, houve trocas de conhecimento, aproximação, entrosamento e muita animação na roda através das danças e músicas de nossa região.



- 03/10 - Encontro com alunos da EFA que moram na Baixa Quente para levantamento dos Pontos Luminosos da comunidade. Futuramente os mesmos serão locais importantes para disseminação das ações conjuntas que acontecerão em parceria com os alunos, EFA e comunidade. Nas andanças pelas ruas, conhecemos Senhor Lídio, pai de 02 (dois) alunos da escola, pessoa que participa das atividades que acontecem. Ele acredita na transformação do lugar e será mais um multiplicador das práticas sustentáveis.

- 07/10 - Roda de avalição e planejamento das ações conjuntas com a turma de alunos do 1º ano. Percebe-se que a parceria está fortalecendo as comunidades e contribuindo com a formação continuada de cada aluno. O encontro aconteceu na escola com a participação de 38 (trinta e oito) alunos.

- 08/10 - Roda de conversa com as Assistentes Sociais, Sueli Prates e Lizian, com objetivo de conhecer as intervenções que acontecem nas comunidades onde o Projeto atua. Elas desenvolvem atividades nas comunidades com grupos de jovens nos quais, muitos deles são alunos da EFA. A ideia é se juntar para por em prática os desejos e metas que possam potencializar as comunidades e aumentar o time para fazer transformação social em nossa região.

- 11/10 - Ampliação do pomar na casa de Wanderlei, aluno da EFA, que reside na Baixa Quente. O quintal é referência em razão da produção variada de frutas. Foram plantadas 10 (dez) mudas dentre elas: goiaba, graviola, amora e pinha, com intuito de aumentar a variedade de frutíferas. Participaram da atividade 11 (onze) pessoas entre alunos da EFA e a família de Wanderlei.

Acontece
- Pintura com tinta de terra no muro da casa de Iara na comunidade Baixa Quente. As cores naturais estão sendo usadas para deixar o espaço diferente e bonito com recursos da própria comunidade.

Acontecerá
- 22/10 - Mutirão de plantio de mudas nas ruas dos alunos na comunidade Baixa Quente. As ações são iniciadas pelas ruas dos jovens que são alunos da EFA para que os mesmos sirvam de motivação e inspiração para outras pessoas do lugar.

- 24 e 25/10 - Construção dos canteiros na praça da comunidade usando garrafas pet. Os moradores querem restaurar a praça para deixar o lugar mais bonito, arborizado e aconchegante. Os alunos, Henrique e Iara, mobilizam as famílias para participarem do processo de reconstrução do espaço.

- 30/10 - Cinema itinerante na comunidade Laginha com exibição de vídeos do Caminho das Àguas e o filme as “Aventuras de Pi”.

Núcleo Chapada do Lagoão

Aconteceu
- 01 a 03/10 - Mutirão entre as famílias de Dona Neuza e Seu Aneliz para perfuração dos buracos para construção das caixas de captação de água da chuva. As caixas de captação são uma tecnologia que fazem parte do Kit Casa Maravilha, - caixa de captação de água da chuva, banheiro seco e horta mandala -, e contribuem muito com a melhoria da qualidade da água para consumo humano.

- 07/10 - Construção dos adobes naturais na casa de Ana, na comunidade Ferreira. Ela conta com a ajuda dos filhos que participaram da oficina de construção de banheiro seco na EFA para auxiliar na forma correta de fazer os adobes. O banheiro seco é uma alternativa simples que está contribuindo diretamente com solos mais férteis, água limpa e pessoas mais saudáveis. Outros benefícios também são visíveis, como simplicidade na construção, fonte de fertilizante, divulgação de saneamento alternativo e ecológico.

- 10/10 - Plantio de 8 mudas entre pequi, araticum e mangaba na propriedade de Antônio Gomes, comunidade Santa Rita de Cássia. Ele aproveitou as primeiras chuvas para ampliar a quantidade de árvores plantadas em seu terreno.



Acontece
- Entrega de material para as famílias que foram beneficiadas com o kit Casa Maravilha - banheiro seco, caixa de captação de água da chuva e horta mandala - com intuito de contribuir com os quintais mais produtivos, tendo em vista água de boa qualidade para o consumo e solo fértil sem contaminação das fezes humanas. Estamos na etapa final da entrega dos kits e as famílias estão felizes com essa oportunidade em suas vidas.

Acontecerá
- 22/10 - Cinema itinerante na comunidade Tesouras de cima com exibição do filme “Rio”. Na oportunidade exibiremos os vídeos produzidos no Cinema objetivando divulgar melhor o trabalho e compartilhar com as famílias as conquistas e aprendizagens adquiridas em conjunto.

 - 29/10 - Visita às nascentes na propriedade de Seu Zezé na comunidade Tesouras de Cima.

SITIO MARAVILHA - ARAÇUAÍ|MG

Aconteceu
- 01/10 e 07/10 - Colheita e pesagem de 338kg (trezentos e trinta e oito) quilogramas de frutas, legumes e verduras, dentre eles: abóbora, mamão, beterraba, cenoura, tomate, banana, caju, goiaba, cebolinha, couve, salsa, espinafre e feijão guandu. A produção é destinada ao projeto Ser Criança e a entidade Ação Social. Esses alimentos produzidos de forma orgânica têm contribuído com uma alimentação mais saudável às crianças e idosos.



- 01/10 - Nascimento de 03 (três) porcos, 02(duas) fêmeas e 01(um) macho. Nas primeiras horas de vida dos leitões foram feitos cortes dos dentes para evitar ferimentos nas tetas da porca. Esse processo auxilia para que os recém-nascidos consigam amamentar normalmente.


- 02/10 - Construção de uma incubadora na pocilga usando sobras de telha amianto, com o objetivo de evitar o esmagamento dos leitões.

- Retirada de 45(quarenta e cinco) mudas de figo para a Fabriqueta Dedo de Gente de Curvelo.


- 04/10 - O aquecedor solar do Sítio está funcionando depois que a mangueira do sifão ficou na posição em nível. A equipe está usando a água morna para o banho.

- 07/10 - Aumento da produção de ovos de codorna no Sítio. A partir dessa produção foi feita a primeira entrega de 15(quinze) dúzias ao Ser Criança, melhorando e diversificando a alimentação das nossas crianças.

- 07/10 e 08/10 - Plantio de sementes de alface, mostarda, beterraba e cenoura nas mandalas.

- Todas as sextas-feiras são feitas as mudanças dos canos para irrigar toda a área plantada do Sítio.

Acontece
- Colocação de 100(cem) ovos na chocadeira. O índice de nascimento de pintinhos é positivo e já temos no galinheiro uma média de 65(sessenta e cinco) com tamanhos variados.

- A estudante Ytxha da EFA - Escola Família Agroecológica de Araçuaí - realiza estágio de 3 semanas no Sítio Maravilha, com o objetivo de trocar experiências e fortalecer ainda mais os princípios da Permacultura e em breve, ela será a multiplicadora de experiências e novas tecnologias em sua comunidade.

Acontecerá
- 16/10 - Construção do minhocário usando sobras de telhas e tijolos. Essa tecnologia tem como objetivo produzir húmus para serem usados nas plantas.

- 17/10 - Limpeza em volta das mandalas e na floresta de alimentos, utilizando a roçadeira.

- 23/10 e 24/10 - Visita de 32(trinta e dois) alunos da Escola Estadual Santana do Araçuaí e 80(oitenta) alunos da Escola Estadual Industrial São José ao Sítio, visando conhecer o Centro de Referência de Tecnologias Sustentáveis do Vale do Jequitinhonha, Sítio Maravilha. Na Oportunidade os alunos conhecerão todas as tecnologias que foram instadas através da aula passeio ministrada pelo Coordenador Celso Souza.

Colaboração de...

Luciana J. Prates, Regina Poluceno, Ana Paula Aparecida Silva, Edilúcia B. Luiz, Gislane Sena e Simone Cecília.