terça-feira, 18 de junho de 2013


SITIO MARAVILHA - ARAÇUAÍ|MG

Aconteceu
- 03/06 a 07/06 - Estágio de três estudantes da EFA Araçuaí no Sitio Maravilha. Eles contribuíram muito com experiências em criação de pequenos animais e se apropriaram de práticas de Permacultura.


- 07/06 - Produção de 954 mudas entre espécies nativas e frutíferas.



- 06/06 - Visita de Valteir e jovens que participam do grupo da casa de sementes da comunidade Caldeirão, em Itinga. Aconteceram várias trocas de experiências: o Valteir tem um extenso conhecimento sobre sementes e na ocasião aprendeu a produzir mudas pelo método de estaquia. A casa de sementes doou 23 espécies de sementes entre frutíferas e nativas ao Sítio.

- 10/06 - Produção de dois tipos de biofertilizantes: um feito de dejeto de coelhos, apropriado para uso em coqueiros, outro produzido a partir de dejetos de porcos, para uso em plantas de pomar e hortaliças.

Acontece
- 17/06 - Produção de composto orgânico que possibilitará a coleta do chorume resultante do escoamento do excesso de umidade do composto. Esse chorume serve como biofertilizante.

SER CRIANÇA - ARAÇUAÍ|MG

- 03/06 - Implantação da Estação Digital do Banco do Conhecimento - Centro de tecnologias e informação para crianças, adolescentes, pais e comunidade. Todos terão acesso à informação e trocas de conhecimento para enriquecer o aprendizado e melhorar a vida em nossa cidade, contribuindo para uma cidade sustentável.

- 04/06 - O grupo Ponto de Areia, visitou a rua adotada pelo projeto e mobilizou a comunidade para fazer a pintura de tinta de terra. As pessoas disponibilizaram material alternativo como telha, pedra e madeira para a pintura de tinta de terra. A rua dos meninos se tornou um espaço mais agradável e bonito.

- 05/06 - O grupo “Cultura Sempre” e “Amigos da Natureza”, promoveu uma oficina de jogos ambientais. Esta atividade foi muito importante para despertar nas pessoas o cuidado com o meio ambiente, começando pelo seu quintal e sua rua.

Participaram dessa oficina 59(cinquenta e nove) pessoas - 05 estagiárias do curso de magistério da escola Frei Rogato, 50 crianças e 04 adultos da comunidade.

- 05/06 - O grupo Inovar deu um novo visual ao jardim do Projeto, demonstrando maior compromisso com o meio ambiente e maior apropriação do espaço. Através da utilização de material alternativo tornou o lugar aconchegante para rodas de conversa.

- 06/06 - O grupo Ponta de Areia apresentou na roda grande a música Abacateiro através de dança, teatro, ritmo e percussão. O grupo foi muito criativo e muito aplaudido pela roda; esse foi o resultado do trabalho musical durante a semana.

- 07/06 - Oficina de chapéu reciclável, uma ótima ideia para as crianças passearem e se protegerem contra o sol: papelão, cola e tinta de terra. Corta-se 02 círculos de papelão, 01 para ser a tampa e outro para ser a aba do chapéu, corta-se um retângulo para ser a base entre os círculos e depois é só colar.



- 07/06 - A equipe de coordenação participou durante 03 dias de uma oficina de Proteção Infantil em Belo Horizonte, promovida pela KNH - KINDERNOTHILFE Brasil, regional Sudeste e Centro Oeste. Durante esses dias as discussões foram voltadas para a nossa instituição e um dos temas abordados foi ”Quais são os riscos que as nossas crianças podem sofrer?” Esta oficina foi multiplicada para toda a equipe do Ser Criança que irá fortalecer este tema no projeto.

- 10/06 - Recebemos do CPCD 140 livros infantis e infanto-juvenis para renovar as Algibeiras de Livros, que tem despertado nas crianças muita curiosidade e interesse pela leitura através da Mediação de Leitura e Contação de História.



- 11/06 - Participação dos pais na Oficina de Sabão e Oficina de Flauta Doce. O encontro proporcionou aos pais momentos de troca de saberes e muita emoção durante a apresentação da música Raça e Tambores de Minas de Milton Nascimento.




Acontece
- Os mestres da cozinha começaram a fazer lanche alternativo, não só para as crianças do Ser Crianças, agora para as Fabriquetas de Softwares, Cinema e Comercial.

- As crianças fazem pesquisas em coleção de enciclopédias, o interesse é grande! Os livros despertam a atenção inclusive pelo tamanho e pelas fotos muito antigas.

- Um grupo de 10 estagiárias da Escola Estadual Frei Rogato, do curso de magistério se revezam acompanhando as atividades do projeto Ser Criança, referência de educação inovadora.

Acontecerá
- 19/06 - Atividades de Permacultura na rua adotada pelo projeto para motivar as famílias a cuidarem melhor e terem hábitos mais saudáveis no quintal e na sua rua.

- 21/06 - Encontro de pais para oficinas e trocas de saberes através da pedagogia do sabão.

- 26/06 - Abertura da Semana do Meio Ambiente com a participação do Coral Meninos de Araçuaí. O evento será promovido pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG.

- 28/06 - Oficinas de saúde promovida pelo Programa de Saúde da Família - PSF.

COOPERATIVA DEDO DE GENTE

- FABRIQUETA DE CULTURA -
CINEMA MENINOS DE ARAÇUAÍ

Aconteceu
- Finalização do documentário do Projeto Caminho das Águas. O documentário mostra os resultados das ações que são desenvolvidas nas comunidades rurais de Araçuaí através do projeto Caminho das Águas. O processo de criação desse vídeo foi de grande aprendizado para a equipe, pois envolveu todo o grupo, e teve que ser pensado de uma forma bem coletiva, desde o roteiro até a finalização do documentário. Isso fortalece muito a harmonia e o trabalho em grupo, e dá oportunidade de cada jovem mostrar mais seu potencial, aumentando a autonomia e protagonismo de cada um.


- Finalização de sete spots do Arassussa para o CPCD. Esses spots são utilizados antes das atividades nas comunidades com dicas sobre o uso adequado da água, do solo e de como desenvolver as principais tecnologias, além de informação e conhecimento para todos os envolvidos.


Acontece
- Produção do vídeo Tecnologia, do Projeto Caminho das Águas. O vídeo destaca tecnologias aplicadas à Permacultura - Banheiro Seco, Mandalas e Casa de Sementes. Os vídeos serão disponibilizados aos moradores para esclarecimentos de dúvidas.

- Edição do vídeo Prazer em Ler do Instituto C&A.

Acontecerá
- Elaboração de roteiro e produção de vídeo de divulgação das sessões de cinema. O objeto é divulgar os filmes e aumentar o público nas sessões de fim de semana.

- Roteiro para produção de vídeo “Uma Criança uma Vida”. Um vídeo simples que mostra a relação da vida de uma criança com a vida de uma árvore. Simplificando com uma vinheta a ação que é desenvolvida no hospital de Araçuaí, em parceria com o Caminho das Águas, que é a entrega de uma muda a cada criança nascida.

- Entrega do vídeo Prazer em Ler do Instituto C&A

- FABRIQUETAS DE ARTESANATO - ARAÇUAÍ|MG -

Aconteceu
- Os jovens da serralheria, começaram a fazer peças com ferro e pedra. Essa é mais uma técnica utilizada para agregar valor às peças e valorizar a matéria-prima.

Aconteceu
- Os jovens da serralheria, começaram a fazer peças com ferro e pedra. Essa é mais uma técnica utilizada para agregar valor às peças e valorizar a matéria-prima.



- Grupo de estudo com os jovens, o tema abordado foi: ”O que é uma Cooperativa?”. Na oportunidade os jovens além de opinaram, esclareceram dúvidas e receberam um novo desafio: fazer uma pesquisa mais profunda sobre o assunto e apresentar na roda. Slides, leituras informativas e roda de discussão foram meios utilizados durante as apresentações. A atividade permitiu aos participantes melhor articulação e desenvoltura.

- A criatividade deve ser incentivada para que as outras pessoas se interessem e a valorizem; foi assim que a equipe da tinta de terra surpreendeu mais uma vez! Agora, com as belíssimas pinturas de paredes com cores harmoniosas. O trabalho mais recente foi na loja Flor & Cultura, que acabou de ser inaugurada. As pinturas com tinta de terra estão ganhando espaço em nossa cidade.



Acontece
- Empenho e dedicação de todos os participantes da fabriqueta de artesanato em confeccionar produtos para a Dedo de Gente expor na Feira Vale. Durante 10 dias produziram 209 peças de madeira e sucata de ferro, sem comprometer as criações de novas peças e o atendimento aos clientes.

- As rodas sempre têm novidades, a ideia de iniciar com uma frase, mensagem, fotos de arte, música, mediação de leitura entre outras ações, vem fazendo a diferença, o grupo está mais aberto, com a autoestima mais elevada, desempenhando seus papeis com mais seriedade e dinamismo.

- Homenagem aos aniversariantes do dia com intuito de despertar nos jovens o sentimento de afeto, amizade e reforçar a importância de celebrarmos juntos um momento especial, de renovação e amadurecimento em suas vidas.

Acontecerá
- Para estimular os jovens a utilizarem a biblioteca, uma vez por mês acontecerá o “Dia do Livro” com leituras para entretenimento, informações, fatos, surpresas, ficção e comentários sobre os autores e suas obras. O objetivo é incentivar os jovens a ler cada vez mais, proporcionando aprendizado, desenvolvendo o senso crítico, a criatividade, o raciocínio e a melhoria na escrita.

- FABRIQUETA DE SOFTWARES - ARAÇUAÍ|MG -

Aconteceu
- Sessão de fotos no Hotel Village das Minas - a equipe foi contratada para fazer as fotos e atualizar o site. Experiência positiva para os jovens aprendizes que ajudaram a finalizar o trabalho com as edições de fotos.


- Os novos integrantes da equipe do Softwares participaram de uma oficina de gerenciamento da loja virtual. O intuito é que os novos jovens comecem a assumir algumas demandas fixas da fabriqueta. A oficina despertou no grupo mais responsabilidade, compromisso e apropriação em relação aos trabalhos realizados.



- Oficina de Photoshop para os jovens aprendizes. Foram apresentadas técnicas de tratamento de imagem, muito utilizada nas demandas de serviços da fabriqueta. A partir de agora, toda a equipe conhece as técnicas e pode contribuir com o trabalho.




Acontece
- Criação de ilustrações e layout para o site da contadora de histórias, Beatriz Myrrha, de Belo Horizonte. Com textos e crônicas do cotidiano, o site contará um pouco da sua história.

Acontecerá
- A equipe desenvolverá um livro de receitas para o Caminho das Águas. Com design simples e ilustrações feitas à mão, ele reunirá receitas sustentáveis que foram desenvolvidas nos projetos de Araçuaí e Curvelo ao longo do tempo.

DEDO DE GENTE - em foco

- Primeiro Clube do Vídeo em 2013, com os jovens do Artesanato, Cinema e Softwares. Com o objetivo de apresentar a equipe e promover encontros para discussão de temas relevantes como a sustentabilidade e o empreendedorismo.

- 17 a 19/06 - “Mostra Dedo de Gente”, em Nova Lima/MG. Uma iniciativa Vale.

Acontecerá
- 25 a 30/06 - Participação da Dedo de Gente na Feira Unilar, evento que será realizado no Minascentro sob a coordenação da Superintendência de Artesanato de Belo Horizonte, juntamente com o Sebrae.

- Exposição dos produtos e divulgação do trabalho de formação com os jovens da Dedo de Gente, na Semana do Meio Ambiente Promovida pelo IFNMG - Campus Araçuaí

CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ|MG

Núcleo Olinto Ramalho

Aconteceu
- 06/06 - Criação de canteiros cercados com retalhos de madeira, na casa da Inês, Comunidade Vargem João Alves. Essa tecnologia foi implantada pelo Cristiano, aluno da EFA, Araçuaí para deter a matéria orgânica nos canteiros.

- 07 e 08/06 - Plantio de 70(setenta) mudas de bananeiras, em círculo, na comunidade São João do Setúbal. O plantio em circulo é uma forma de aproveitar melhor as águas cinza, evitando fazer o uso da água tratada. Essa tecnologia tem contribuindo com o aumento da produção de alimentos para as famílias.

- Depois que comecei a plantar as bananeiras em círculos, os cachos cresceram mais...”
Armelina Lemes - Mãe Cuidadora das Águas
Comunidade São João do Setúbal

- 09/06 - Folia da Água, com saída da passarela do Rio Gravatá em direção à Escola Municipal São Roque, na comunidade São João do Setúbal, com o propósito de mobilizar a comunidade a cuidar melhor da água. Vinte e cinco mudas de neem foram plantadas no pátio da escola pelos alunos. A partir dessa iniciativa os alunos estão contribuindo com a arborização de toda a área da escola.

A Folia foi animada pelos sanfoneiros locais, animadores comunitários da Associar e contou também com a apresentação do “Boi Menino”. 100(cem) pessoas participaram da atividade.

- 13/06 - A produção de alimentos no Quintal Maravilha da dona Marizete é exemplo na comunidade. O plantio é feito consorciado com hortaliças, frutíferas e plantas rasteiras. Essa forma de plantio está dando certo, aumentando a renda familiar, garantindo uma alimentação mais saudável e melhorando o equilíbrio no meio ambiente.
Acontece

- Oficina comunitária, com a produção de cuscuz e broa de fubá, na casa da Dona Rosa, comunidade Banco do Setúbal, com a participação de 25(vinte e cinco) pessoas. Essa é uma forma de resgatar a culinária da comunidade.

- Visita aos comerciantes da cidade. Utilizando os vídeos de um minuto os jovens pretendem conquistar novos clientes. Os vídeos mostram fotos dos Quintais Maravilha e uma Mãe Cuidadora representando os pequenos agricultores das comunidades rurais.

EFA - Escola Família Agroecológica de Araçuaí | Chapada do Lagoão

Aconteceu
- 04/06 - Oficina de Permacultura na EFA - Escola Família Agroecológica de Araçuaí, com a participação de 15 (quinze) alunos do 1º ano. O objetivo da oficina foi disseminar as práticas de Permacultura, formando alunos multiplicadores das tecnologias nas comunidades e possibilitando melhor qualidade de vida para as famílias.



- 05/06 - Oficina de Permacultura na Escola Municipal Joaquim Viana, Córrego da Velha, com participação de 28 (vinte e oito) pessoas.

O objetivo da oficina, além de conscientizar os alunos sobre a importância e utilização de técnicas de Permacultura foi de tornar a Escola um espaço referência, com tecnologias sustentáveis e replicáveis como o composto orgânico, a horta mandala, o círculo de bananeira e o viveiro de mudas. As práticas resultaram em uma escola mais limpa, arborizada e cuidada.



- 06/06 - Mutirão de limpeza na Escola Estadual Fazenda Diamantino, com os alunos da EFA


Teatros, vídeos e danças foram apresentados para reforçar o cuidado com o meio ambiente. O Secretário de educação Roviere Sá, comprometido com a causa ambiental, propôs ações em parceria com alunos e comunidades.



- 10/06 - Visita dos alunos da EFA, à APA, Chapada do Lagoão. Na oportunidade João Eudes, presidente da APA, fez uma palestra para os alunos da Escola Municipal São Vicente, reforçando a importância da APA. O encontro possibilitou o aprendizado e a troca de conhecimentos. Foram visitadas nascentes e lagoas da Chapada do Lagoão. Todo o grupo se reuniu no Lagoão, onde aconteceu um bate papo entre alunos e moradores, sobre a preservação da flora e fauna existente na Chapada.

- 15/06 - Literatura de Cordel com os alunos do 1º ano, com o tema “Chapada do Lagoão”, para que possam relatar o aprendizado da visita.

Acontece
- 17/06 - Oficina de Permacultura na casa de Cristiano, aluno do 1º ano, comunidade Vargem de João Alves.

Acontecerá
- 21/06 - Oficina de Permacultura na casa de José, aluno do 1º ano, comunidade Lajinha.

- 24/06 - Roda de Viola na EFA, com a participação do Grupo de Folia do Córrego da Velha. Além de comidas típicas acontecerá o resgate de danças e músicas locais


Núcleo Alfredo Graça

Aconteceu
- 04/06 - Plantio de 30 (trinta) mudas às margens do Rio Gravatá para recuperação das matas ciliares. Participaram da atividade o grupo de Mães Cuidadoras, Guardiões da Água, alunos do 3º ano e a professora de geografia, Natalice, da Escola Estadual Hilário Pinheiro Jardim. Uma iniciativa Projeto Caminho das Águas em comemoração ao dia mundial do meio ambiente.

- 05/06 - Atividade em parceria com a Escola Estadual Hilário Pinheiro em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, com apresentação de teatros, slide com fotos do Rio Gravatá e doação de 100(cem) mudas de neem indiano para arborizar a comunidade

- 10/06 - Oficina de pintura com tinta de terra em pedras e telhas, com a participação de 12 (doze) pessoas da comunidade. As peças produzidas são usadas para a decoração. São alternativas simples de reaproveitamento, usando a terra para transformar e embelezar as casas com um recurso natural.

Acontece
- Oficina de construção filtros de purificação de água de chuva. 10(dez) famílias foram beneficiadas com a tecnologia, melhorando o cuidado com a água.
Acontecerá

- 21/06 - Apresentação de teatro com participação do grupo de Mães Cuidadoras e Grupo de Jovens da comunidade.

Núcleo Cruzinhas

Aconteceu
- 05/06 - Passeio Ecológico, em comemoração ao dia do Meio Ambiente, com a participação de 20 (vinte) crianças. Foram plantadas 20 mudas nos arredores da nascente, no quintal de dona Maria Marques, comunidade Mucambo. Cada criança comprometeu-se a plantar uma muda no quintal de sua casa, contribuindo com o aumento dos espaços verdes da comunidade.

- Nas áreas degradadas da comunidade Mucambo, o uso do composto de insumo humano é feito constantemente pelos moradores, contribuindo com o reflorestamento das matas nativas.

- 10/6 a 12/06 - Os Quintais Maravilha de Maria Moraes e das Mães Cuidadoras, Janinha e Maria do Socorro, comunidade Mucambo, geram renda e autonomia financeira. O excedente da produção é comercializado nas Comunidades Engenheiro Schnoor e nas comunidades vizinhas. Esta iniciativa gera grandes oportunidades às moradoras.

Acontece
- Visita do Engenheiro Carlos André, à comunidade Alferidor para avaliação do local onde será construído o açude. Durante a visita, roda com as famílias beneficiadas e troca de informações sobre a implantação da horta comunitária.

- 17/06 - Oficina de arranjos com garrafas PET, na escola da comunidade Cruzinhas.

CAMINHO DAS ÁGUA - em foco

- Residência Social nos projetos de Araçuaí. A educadora Janaína, do CPCD, com objetivo de conhecer as tecnologias e disseminar novas experiências no Projeto Ação, zona rural de Curvelo, acompanhou de perto o trabalho das educadoras e participou das atividades desenvolvidas nos projetos.

SEMENTINHA - ARAÇUAÍ|MG

Comunidade Engenheiro Schnoor

Aconteceu
- 05/06 - Oficina comunitária na casa de Joelma, Mãe Cuidadora, com a preparação de uma receita alternativa utilizando o umbigo de banana. O grupo de 12(doze) mães preparou uma receita de xarope e de farofa, incentivando o reaproveitamento de produtos encontrados na própria comunidade.

- 10/06 - Construção de jardim na casa de Manuela. O material utilizado, garrafas PET, foi coletado pelas mães participantes da atividade.

- 11/06 - Oficina de brinquedos reciclados, na quadra. A construção de brinquedos é uma alternativa eficaz para o reaproveitamento do lixo, valorizando os saberes da comunidade.

Acontece
- Mediação de leitura na comunidade - as algibeiras são expostas na praça e na casa das crianças, proporcionando momentos de aprendizagem e gosto pela leitura.

Acontecerá
- 21/06 - Plantio de mudas frutíferas na casa de Alison, com objetivo de ampliar o seu pomar.

- 28/06 - Oficina comunitária com as mães, na casa da Mãe Cuidadora, Virlene.

Colaboração de...

Hélia Viviane Neiva, Luciana J. Prates, Regina Poluceno, Ana Paula Aparecida Silva, João Paulo, Edilúcia B. Luiz, Gislane Sena, Flávia Mota, Doralice Barbosa Mota, Simone Cecília M. da Mata e Diana Ribeiro.