quarta-feira, 17 de abril de 2013


CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ|MG

Núcleo Alfredo Graça 

Aconteceu
- 01/04 - Oficina no Quintal Maravilha de Laura, com o objetivo de disseminar a permacultura. No espaço, foram construídas mandalas utilizando telhas e garrafas PET. Assim, aproveitamos os espaços, desenvolvendo práticas sustentáveis para a produção de alimentos.



- 05/04 - Apresentação da peça teatral Cinderela, realizada pelo grupo de Mães Cuidadoras, no Centro Comunitário, com a participação de 45 (quarenta e cinco) pessoas. Essa atividade é uma forma de incentivar as crianças a gostarem ainda mais de Literatura.

- 08/04 - Plantio de 25 (vinte e cinco) mudas de neem indiano, no campo de futebol. Assim, podemos arborizar toda a área. O plantio foi uma iniciativa da comunidade, que se mobilizou para reflorestar o espaço.

- 12/04 - Feira Solidária, na casa de Suzana, com a participação de 30 (trinta) pessoas. Durante a atividade, as pessoas compraram diversos produtos utilizando a moeda

Acontece
- 15/04 - Oficinas de filtro de purificação de água, com as famílias. Assim, podemos replicar a nova tecnologia, obtendo água de melhor qualidade.

Acontecerá
- 28/04 - Piquenique com a participação da comunidade, no Rio Gravatá. A partir da ação, promovemos momentos de reflexão sobre os cuidados com o meio ambiente, desenvolvendo ações práticas, como a coleta de lixo e o plantio de mudas nas matas ciliares.



Chapada do Lagoão

Aconteceu
- 02/04 - Análise de água das nascentes e caixa de captação de água de chuva da casa de Simar, na comunidade Malhada Preta. O kit bacteriológico foi utilizado para identificar as possíveis contaminações encontradas na água, monitorando assim sua qualidade.

- 04/04 - Visita às famílias que foram beneficiadas com banheiro seco, para orientação adequada do uso dessa tecnologia. Dez famílias foram visitadas e percebemos que elas fazem o uso correto do banheiro seco.

- 05 a 06/04 - Oficina sobre o monitoramento da água em Raposos, ministrada pela Educadora Luciana. O objetivo da ação é capacitar os Educadores para cuidar melhor das águas. Entre várias atividades desenvolvidas, o MDI foi construído como forma de contribuir para o planejamento das ações surgidas a partir da oficina.

- 10/04 - Reunião com o grupo gestor da APA - Chapada do Lagoão, para regulamentar o Estatuto do Conselho. Representantes do Conselho e entidades locais participaram da reunião.

- 11/04 - Visita dos Educadores de Raposos à Chapada do Lagoão, com o objetivo de conhecer o trabalho realizado em toda área que faz parte da APA. Na oportunidade, os visitantes foram até as nascentes da propriedade de Lucas. A equipe foi recepcionada pelo Sr. Zezé, que contou-nos um pouco sobre os desafios para a preservação da Chapada.

Acontece
- 15/04 - Cercamento das nascentes na propriedade de Iran, Leobino José e Maria José, na comunidade Córrego Jacuba. As famílias da Chapada do Lagoão apropriaram-se bem do cuidado com as nascentes, o que contribui com a melhoria na qualidade da água disponível para o consumo.

Acontecerá
- 26/04 - Oficina de permacultura com as famílias da comunidade Tesouras de Cima, com ênfase na aplicação dos princípios básicos de integração entre plantas, animais e pessoas. Assim, podemos fortalecer a agricultura familiar na região. Para essa oficina, contaremos com a participação de Celso, permacultor do Sítio Maravilha. 



Núcleo Cruzinhas

Aconteceu
- 01/04 - Oficina de sacolas recicláveis na casa de Aldiene, na comunidade Palmital, com o objetivo de reduzir a utilização de sacolinhas plásticas. Dessa forma, contribuímos com a preservação do meio ambiente. 19 (dezenove) pessoas participaram da oficina.

- 03/04 - Oficina comunitária na casa de Nenas, na comunidade Pequi, com a produção de vermífugo natural. Participação de 20 (vinte) pessoas. Na oportunidade, experimentamos uma deliciosa torta alternativa feita com talos.

- 05/04 - Atividade no Viveiro Comunitário, na casa de Maria José, no Palmital. 27(vinte e sete) pessoas participaram do encontro e produziram mudas de forma coletiva, trocando experiências. Essa ação mobiliza toda a comunidade, que participa doando mudas.

“Acho muito importante as pessoas se apropriarem do viveiro; com isso, a produção de mudas aumenta e teremos, futuramente, mais espaços reflorestados."
Maria José - Mãe Cuidadora
Comunidade Palmital
 
Acontece
- 16/04 - Atividade com o bornal de jogos ambientais, na Escola Irmã Maria Gema, com a participação de 15 (quinze) adolescentes. Dessa forma, promovemos de forma lúdica o compromisso ambiental, contribuindo com a transformação da comunidade.

Acontecerá
- 17/04 - Piquenique com o time de campo, na nascente do Sr. Sebastião. Essa atividade é uma proposta do MDI, criado para melhorar a relação da equipe.

- 25/04 - Criatório de abelhas da espécie jataí, no Quintal Maravilha de Socorro, com a proposta de aumentar a geração de renda para o grupo de Mães Cuidadoras. 



Núcleo Olinto Ramalho

Acontece
- 05/04 - O Quintal Maravilha de Inês, em Vargem João Alves, é um exemplo dentro da comunidade, pois produz uma variedade de alimentos que beneficia toda a família. Além disso, os excedentes são comercializados aos sábados na Feira Livre de Araçuaí, gerando renda para a família.

 
Depois que comecei produzir verduras e hortaliças no meu quintal, a alimentação de minha família melhorou muito. Consumimos alimentos produzidos de maneira orgânica, benéficos à saúde de meus filhos e netos.”
Inês Guedes
Comunidade Vargem João Alves
 
Acontece
- 15/04 - A Mãe Cuidadora Cleusa Esteves, do Núcleo Alfredo Graça, compartilha com o time de Campo do Núcleo Olinto Ramalho a sua criatividade ao produzir arranjos de flores feitas de garrafas PET. A ação acontece na Creche da Comunidade Banco do Setúbal. Essa troca de experiência proporciona uma formação continuada dos Núcleos, favorecendo a relação harmoniosa entre os times de campo.

Acontecerá
- 17/04 - Atividades com os jogos “Atitude” e “Algibeira Ambiental”, na Escola Municipal São Roque, em São João do Setúbal.
 

- Confecção dos jogos ambientais “Aprendendo com a Natureza”, “Descubra o Intruso” e “Dança das Flores”, na creche da comunidade Banco do Setúbal.

SER CRIANÇA - ARAÇUAÍ|MG

Aconteceu
- Roda com Tião Rocha e toda a equipe de Educadores, em Araçuaí. Na oportunidade, fizemos importantes reflexões sobre o trabalho e promovemos a ideia da construção de uma Araçuaí Solidária.
 

- Oito estagiárias do curso de Magistério da Escola Estadual Frei Rogato acompanharam o trabalho do Ser Criança.
 
- O Ser Criança participou da Caminhada da Paz, uma mobilização contra a violência que se alastra em nossa cidade. Escolas Municipais e Estaduais, APAE de Araçuaí e vários órgãos públicos participaram da atividade.

- 01/04 - Clube do Vídeo, com a equipe de Educadores do CPCD. Na oportunidade, exibimos “O Palhaço”. No filme, pai e filho, conhecidos nos picadeiros como os palhaços Pangaré e Puro Sangue, ganham a vida viajando pelo país com o Circo Esperança. O drama começa quando Pangaré, cansado da vida na estrada, acha que já não é mais um palhaço engraçado, fazendo despertar no personagem a vontade de abandonar seu trabalho. Assim, percebemos como é importante ter a alegria dentro do peito para enfrentarmos nossos desafios.

- 02/04 - Realização do primeiro Grupo de Pais. Na oportunidade, fizemos a dinâmica da “teia de aranha”. Assim, pais e Educadores falaram sobre suas expectativas e a contribuição da parceria entre as famílias e o projeto para a construção de uma sociedade melhor.


- 05/04 - Apresentamos para os pais o vídeo da Colônia de Férias Ambiental - uma amostra das conquistas e realizações das crianças e adolescentes durante o ano. A partir da exibição desse vídeo, as crianças e seus pais sentiram-se valorizados e orgulhosos por participar de um projeto tão transformador.

- 10/04 - Rua de Lazer acompanhada dos bois Menino e Manhoso. Na oportunidade, realizamos oficinas de brinquedos, tinta de rosto, brincadeiras, entregas de Algibeiras com mediação de leitura. A atividade foi acompanhada por um saboroso chá da tarde, com bolo e biscoito. Uma roda de batuque animou a ação feita pelo Ser Criança.

Acontece
- 15/04 - Os Educadores Cléia e Yuri ensinam para o coro as músicas que irão compor o novo CD do Coral Meninos de Araçuaí. As crianças estão muito alegres e esforçam-se para aprender todo o repertório. Além de ensaiarem aos sábados e durante outros dias da semana, os jovens participam das oficinas de música.
 
- Todas as sextas-feiras, na roda grande, apresentação dos resultados e da produção dos grupos feita durante a semana.
 
- Ornamentação e cuidado com o jardim. A cada semana, um grupo é responsável por essa atividade. O coordenador do jardim auxilia nos trabalhos em outros momentos.

Acontecerá
- 20/03 -
Encontro de Educadores do CPCD, para avaliação e planejamento a partir dos MDI’s criados durante a formação. Essa ação representa uma enorme troca de experiência entre os projetos.
 
- 23/04 a 10/05 - Viagem do Coro Meninos de Araçuaí a Barbacena, para ensaios e gravação do novo CD.
 
- 25/04 - Encontro de pais para troca de experiência. Neste encontro, acontecerá a oficina de música e receita experimental.
 
- 29/04 - Plantio de mudas nativas na rua adotada pelo Ser Criança. As crianças, muito motivadas, recolhem as mudas que serão plantadas.

SITIO MARAVILHA - ARAÇUAÍ|MG

Aconteceu
- Introdução de novas culturas na floresta de alimentos (SAF-Sistemas Agroflorestais). Assim, teremos uma produção mais diversificada e em maior quantidade. Nesse espaço, desenvolvemos a experiência de irrigação por gotejamento.
 
- Experimento de um biofertilizante feito a partir de dejetos de aves. A expectativa é que esse produto contribua para o desenvolvimento satisfatório das plantas cultivadas no Sítio.
 
- 01/04 a 05/04 - Três estudantes da EFA Araçuaí realizaram estágio no Sítio Maravilha. Dessa forma, os estudantes aprendem novas técnicas de permacultura, tornando-se multiplicadores dessas boas práticas em suas comunidades. O estágio propicia momentos de troca de conhecimentos e, consequentemente, contribui para a formação de comunidades sustentáveis.
 
No mesmo período, continuamos a construção do biodigestor, tecnologia que nos permite aproveitar os dejetos dos porcos para produção de energia e produção de composto orgânico e biofertilizante para as plantas.
 
- 02/04 - Nascimento de 11 (onze) coelhos. A criação é uma atividade nova, que estamos experimentando no Sitio.
 
- 03/04 - Experiência com plantio de banana em curva de nível utilizando irrigação por sulcos. Pretende-se plantar taioba - planta que tem uma boa adaptação em lugares úmidos - e utilizar os espaços entre as fileiras de banana para cultivo de outros tipos de árvores, aproveitando o máximo de potencial dos espaços.
 
- 04/04 - Encubação de ovos de galinhas e codornas. O objetivo é aumentar a produção do sítio e melhorar o fornecimento de alimentos para os projetos atendidos.
 
- 09/04 - Produção de mudas no viveiro, contribuindo com a formação de espaços mais arborizados e produtivos.

Acontece
- 15/04 -
Reunião com a equipe do Sítio Maravilha para avaliação do trabalho desenvolvido durante a primeira quinzena de abril. Na oportunidade, realizaremos o planejamento referente à segunda quinzena do mês.

SEMENTINHA - ARAÇUAÍ|MG

Aconteceu  
- Caminhada ecológica realizada no Dia Mundial da Água, com a participação dos alunos da Escola Estadual José dos Santos Neiva e integrantes da Associar e Projeto Sementinha. Durante o percurso, as crianças doaram 40 (quarenta) mudas às famílias. A atividade foi um movimento importante para levar as pessoas a refletirem sobre a problemática da água.

 
 - 08/04 - Oficina de reciclagem na Quadra de Esportes da comunidade. As crianças aprenderam a construir um trenzinho! Para participar da oficina, as crianças coletaram materiais reciclados que foram utilizados na fabricação de brinquedos. Na oportunidade, o grupo conversou sobre a importância da reciclagem e cuidado com o lixo.

Acontece
- 15/04 - Construção de canteiro mandala no quintal de Virlene, Mãe Cuidadora.

Acontecerá
- 24/04 - Pesquisa de músicas e brincadeiras com os mestres da comunidade, resgatando a cultura local.

COOPERATIVA DEDO DE GENTE

- FABRIQUETAS DE ARTESANATO - ARAÇUAÍ|MG -

Aconteceu
 - Finalização da oficina técnica com os novos jovens que integrarão as fabriquetas de Serralheria e Marcenaria, com acompanhamento dos técnicos Ronaldo, de Curvelo, e Sérgio, de Barbacena.
 
- Criação de três novas peças pela equipe da Serralheria. Esse é o resultado de pesquisas realizadas pelo grupo.
 
- Rodas de avaliação e planejamento, com a participação de um representante do comércio local.
 
- A equipe da Serralheria fez, em quatro dias, 80 (oitenta) peças, sem comprometer o planejamento e a inspiração de outros produtos.
 
- Visita de Ivan Quaresma, Diretor do SEDESE de Araçuaí. Ivan veio acompanhando outro convidado com interesse de conhecer o trabalho.
 
- Visita da Vereadora Adriana, de Virgem da Lapa. Ela tem o interesse em trazer um grupo de 11 (onze) artesões para fazer intercâmbio de informações.

Acontece
- Acompanhamento do trabalho dentro das oficinas e avaliação dos produtos confeccionados.

- Montagem de quadros de manutenção das máquinas para as oficinas de Serralheria e Marcenaria, com procedimentos em destaques, fotos e nome das máquinas.

- Monitoramento do uso de equipamento de segurança e manutenção das máquinas.

Acontecerá
- Rodas de conversas individuais para melhorar o desempenho e a qualidade do trabalho dentro das oficinas.

- Promoção do Dia da Criatividade, com estudos, pesquisas e exibição de fotos para inspiração.


- FABRIQUETA DE SOFTWARES - ARAÇUAÍ|MG -

Aconteceu
 - Entrada dos novos jovens na Fabriqueta de Softwares como aprendizes.
 
- Criação da arte de três banners de divulgação para lojas físicas – Dedo de Gente.
 
- Criação de layout para Pousada das Araras.
 
- Criação de mala direta para o Dias das Mães e Divulgação da Loja Virtual.
 
- Criação de Cartão Fidelidade Dedo de Gente.
 
- Grupo de estudo


Acontece
 - Inserção de conteúdo no site da Organização Rezende.
 
Acontecerá
- Aprovação e construção do site da Pousada das Araras.


- FABRIQUETA DE CULTURA -
CINEMA MENINOS DE ARAÇUAÍ

Aconteceu
- Produção e edição de vídeo sobre a Fabriqueta de Software.
 
- Transcrição e legenda de vídeos para o CPCD.
 
- Capacitação com os novos jovens que desejam fazer parte da Cooperativa.
 
- Filmagem do encontro de leitura do Instituto C&A, em Belo Horizonte.
 
- Oficina áudio-visual, ministrada por Camila Mouri, de São Paulo.
 
Acontece
- Filmagens para a produção de vídeos tecnologias do Projeto Caminho das Águas.

Acontecerá 
- Edição do vídeo Encontro de Leitura, do Instituto C&A.
 
- Filmagens para documentário do Caminho das Águas.

EM FOCO

- 26/03 - Roda de conversa com o Prefeito José Armando Jardim Paixão e o Vereador André Carvalho para apresentação dos trabalhos desenvolvidos pela instituição – Plataforma Araçuaí Sustentável e sua importância para a comunidade.

  
- 08/04 - A equipe de Educadores do Projeto “Raposos Sustentável”, realizou uma residência social nos Projetos em Araçuaí. Tiveram a oportunidade de vivenciar a mobilização da comunidade para a realização de ações que contribuem para uma Araçuaí Sustentável. A visita teve um foco especial nas práticas de permacultura. O grupo contou também com a presença do Técnico da EMATER de Raposos.
 
- A Educadora do CPCD, Laniela, realizou uma visita aos Projetos da instituição, em Raposos, Araçuaí e Curvelo, com o objetivo de conhecer as práticas desenvolvidas e levar essas experiências ao grupo de São Paulo, que inicia os trabalhos no bairro Vargem Grande.

Colaboração de...

Hélia Viviane Neiva, Luciana J. Prates, Regina Poluceno, Advete Santana S. Rodrigues, Ana Paula Aparecida Silva, João PauloDoralice Barbosa Mota, Simone Cecília M. da Mata e Diana Ribeiro.

segunda-feira, 1 de abril de 2013


SER CRIANÇA - ARAÇUAÍ|MG


- 05/02 - A equipe de Educadores do Ser Criança deu início à ornamentação do espaço, utilizando materiais alternativos, o que tornou o ambiente ainda mais alegre e agradável. A partir desta atividade, destacamos a importância dos princípios dos 3 R’s – Reduzir, Reciclar e Reutilizar.




- 06 a 08/02 - Formação de Educadores, baseada na leitura do texto “Cultura: matéria-prima de educação”. O que é cultura para você? Essa foi a pergunta que deu início às nossas discussões, possibilitando-nos ampliar os conhecimentos e refletir sobre a prática pedagógica. Exercitamos a nossa metodologia de trabalho de maneira conceitual, realizando os MDI’s e PTA’s, técnicas que nos permitem um planejamento mais detalhado das atividades.

- 13/02 - As crianças foram recepcionadas pelos personagens “Martim e Mariana”. Elas ficaram extremamente felizes com as brincadeiras e trapalhadas do casal.

- 14/02 - Crianças e Educadores foram ao Cinema Meninos de Araçuaí para assistir ao vídeo da Colônia de Férias Ambiental. Todos ficaram encantados ao ver as imagens e sua participação no vídeo. A animação criativa do vídeo chamou atenção das crianças.


- 08/03 - As mestres da cozinha Té e Elizânia experimentaram a receita de bolinho de filé de peixe e pirão de peixe. As receitas foram aprovadas pelas crianças.

- 09/03 - Oficina de jogos do Bornal da Paz, Ambiental e Aprendizagem. Os Educadores reproduziram jogos de acordo com as necessidades de cada grupo e criança.

- 14/03 - Encontro de pais para troca de experiências e conhecimento da metodologia do projeto.


Acontece
- 15/03 - Oficinas de reciclagem. Na oportunidade, as crianças confeccionam enfeites para ornamentar os espaços externos do projeto. Foram feitos recipientes para plantas pequenas, como painel de muro, cortinas de garrafa PET, entre outras coisas.

- Avaliação e adaptação dos jogos ambientais para serem sistematizados.

- Ações sustentáveis desenvolvidas pelas crianças e Educadores, como gotejamento nas plantas, viveirinho de mudas e lixeiras de pneus.

- As crianças passam pela experiência de tocar flauta doce. Depois de conhecer direitinho como usar o instrumento, montaremos um repertório de músicas para tocar na roda grande.



- Crianças, Educadores e Josino trabalham com a nova música “Bois do Brasil”. A canção irá compor o cortejo dos bois Menino e Manhoso.

- As Educadoras Cléia e Juliana trabalham no grupo a música “Mulheres do Vale”. As crianças aprendem a música para apresentá-la em forma de teatro para a roda.

- 14/03 - Os Educadores Cléia e Yuri viajarão para Barbacena entre os dias 14 a 21/03. Eles aprenderão as músicas que comporão o novo CD do Coro Meninos de Araçuaí.

Acontecerá
- 23/03 - Encontro de Educadores para Avaliação e Planejamento.


SEMENTINHA - ARAÇUAÍ|MG


Comunidade Engenheiro Schnoor

Aconteceu
- 04 a 08/03 - Semana de brincadeiras com as crianças. Dessa forma, trabalhamos a socialização, aproximação e boa convivência entre os meninos e meninas. Várias brincadeiras foram realizadas e os pequeninos trouxeram novidades de suas casas para serem feitas na roda.

- 12/03 - Clube do Vídeo na casa da Mãe Cuidadora Joelma. As crianças assistiram ao filme “Rei Leão” e deliciaram-se com um delicioso lanche natural - suco de acerola e rosquinhas de côco. 29 (vinte e nove) crianças participaram da atividade.

Acontece
- Atividades com jogos ambientais para incentivar as crianças a cuidar corretamente do meio onde elas vivem. Foram usados os jogos “Danças das Flores” e “Algibeira Ambiental”.

Acontecerá
- 28/03 - Contação de história na casa de Iasmim. Depois de ouvir as histórias, as crianças as ilustrarão através de desenhos.

COOPERATIVA DEDO DE GENTE

- FABRIQUETAS DE ARTESANATO - ARAÇUAÍ|MG -

Aconteceu
- A equipe da tinta de terra fez novas pinturas no nosso espaço, deixando a fabriqueta mais alegre, divertida e bonita.


- Rodas para a construção do Planejamento e Avaliação do trabalho.

- Limpeza e organização do jardim e quintal da fabriqueta.

- Criação de 12 (doze) novas peças pela equipe da Serralheria. Esse é o resultado de estudos e pesquisas realizadas pelo grupo.


Acontece
- Diariamente, acontecem rodas para reforçar os combinados, colocar as informações em dia e avaliar o trabalho. Essas rodas são fundamentais para a organização e amadurecimento da equipe. Assim, podemos pensar mais coletivamente.


Acontecerá
- Estágio técnico nas fabriquetas da Serralheria e Marcenaria para a entrada de novos jovens.

- Criação de peças grandes de sucata para expormos na loja e em nosso jardim.


- FABRIQUETA DE SOFTWARES - ARAÇUAÍ|MG -

Aconteceu
- Planejamento e preparo para oficina técnica com novos jovens da Fabriqueta de Softwares.

- Finalização do Calendário do Caminho das Águas.

- Criação do adesivo para o Projeto Raposos Sustentável.

- Manutenção dos computadores.

- Atualização do site da Lummus.

- Oficina de programação. Essa oficina serviu como um aperfeiçoamento para os novos integrantes.

Acontece
- 04 a 15/03 - Oficina técnica na Fabriqueta de Softwares. Os jovens conhecem os principais programas e suas ferramentas de criação.


Acontecerá
- Retomada na criação do Livro dos Voluntários do Instituto C&A.

- Inserção de conteúdo no site da Organização Rezende.


- FABRIQUETA DE CULTURA -
CINEMA MENINOS DE ARAÇUAÍ

Aconteceu
-Transcrição e legenda de vídeos para o CPCD. 

- Sessão com o Ser Criança. Apresentação do vídeo “Colônia Ambiental”, produzido na Colônia de Férias, pelos jovens do Cinema. Público de 59 (cinquenta e nove) pessoas.

- Capacitação com os novos jovens que desejam fazer parte da Cooperativa.


- Filmagens para a produção de vídeos tecnologias do Projeto Caminho das Águas.

Acontece
- Produção de vídeo sobre a Fabriqueta de Softwares.

Acontecerá
- Edição de vídeos sobre tecnologias.

- Oficina de áudio-visual com o João França.

CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ|MG


Aconteceu
- 04/03 - Reunião com Rafael e Helton, da CEMIG. Eles são os responsáveis pela linha de transmissão que está sendo construída entre Araçuaí a Itaobim. Os rapazes desejam firmar uma parceria com o CPCD, com o objetivo de reflorestar algumas áreas de APP’s, beiras de rios e nascentes que estão desprotegidas.

- 05/03 - Visita às propriedades do grupo beneficiado com a barragem, na comunidade Tesouras. As famílias já começaram o plantio de hortaliças utilizando água do açude para irrigação. Essa é uma nova perspectiva para a produção agrícola na comunidade, que é acometida pela falta d’água e escassez de chuva. As famílias estão felizes em poder fazer suas plantações para produção de alimentos saudáveis.

- 06/03 - Entrega de material para cercamento de nascentes nas comunidades Girau, São José das Neves e Córrego do Fogo. Com este material, 10 (dez) nascentes serão protegidas contra o pisoteio de animais e, consequentemente, terão recuperada a mata nativa que as cercam.

- 07/03 - Visita à propriedade do Sr. Alcy, na Cabeceira das Neves. Assim, podemos conhecer as

nascentes e toda área da propriedade que vem sendo recuperada. Sr. Alcy relata que, quando comprou o terreno, havia pouca vegetação, mas ele sempre evitou fazer o desmate, favorecendo a regeneração das espécies.

- 08/03 - Festa em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, realizada no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Araçuaí, com a participação das Mães Cuidadoras do núcleo Olinto Ramalho. As Mães Cuidadoras Maria de Fátima e Maria de Lourdes promoveram o evento e as apresentações teatrais.

- 11/03 - Roda com o grupo beneficiado pelo PAIS - Produção Agroecológica Integrada e Sustentável, na comunidade São João Setubal, para avaliação e continuidade do trabalho coletivo.

Acontece
- 15/03 - Atividade de permacultura no Quintal Maravilha de D. Marizete, na comunidade São João Setubal. São construídas mandalas com garrafa PET, plantio de hortaliças, composto orgânico e biofertilizantes. Além dessas ações, algumas paredes são pintadas com tinta de terra, deixando o espaço mais harmônico e bonito.

- Coleta de sementes frutíferas entre as famílias de Tesouras de Cima, para produção de mudas no viveiro comunitário. São coletadas as sementes das frutas de época, como pinha, goiaba e graviola. - Atividade com as crianças para experimentação do Bornal dos Jogos Ambientais, na comunidade Alfredo Graça.

Acontecerá
 - 18/03 - Construção de adobes naturais para novos banheiros secos, na comunidade Tesouras de Cima.

- 22/03 - Feira Solidária, na comunidade Alfredo Graça, com a participação dos moradores.

- 25/03 - Contação de história com os mestres da comunidade. A atividade acontecerá na praça e será aberta ao público local.

- 27/03 - Dia de Beleza na comunidade Banco Setubal. Os jovens nos ajudarão nas atividades.



CAMINHO DAS ÁGUA - em foco

- 27, 28 e 29/03 - Formação de Mães Cuidadoras e Guardiões das Águas, nos núcleos de Cruzinhas, Alfredo Graça e Olinto Ramalho. 

Na oportunidade, trabalhamos textos, fizemos dinâmicas e brincadeiras, entre outras atividades, sempre com o intuito de capacitar os participantes para iniciar as atividades juntamente com as famílias. 56 (cinquenta e seis) pessoas, entre adultos e adolescentes, estiveram presentes. 

- 04 a 08/03 - Visitas às famílias para falar sobre o retorno ao trabalho e realizar o levantamento das prioridades de cada núcleo. Foram visitadas mais de 400 (quatrocentas) famílias nos núcleos Cruzinhas, Alfredo Graça, Engenheiro Schnoor e Olinto Ramalho.

Colaboração de...

Hélia Viviane Neiva, Luciana J. Prates, Regina Poluceno, Advete Santana S. Rodrigues, Ana Paula Aparecida Silva, Doralice Barbosa Mota, Simone Cecília M. da Mata e Diana Ribeiro.