quarta-feira, 19 de dezembro de 2012


SER CRIANÇA - ARAÇUAÍ|MG



Aconteceu
- 03/12 - Práticas sustentáveis, como bordaduras nas plantas e espiral de ervas, construídas no Quintal Maravilha de Sema e Edna. As crianças participaram da atividade com muito interesse e criatividade.






- 07/12 - A música encanta a todos! E a criatividade dos participantes cresce a cada dia. Assim, dividimos as pessoas em grupos e cada um deles ficou responsável pela apresentação de uma música. A inovação foi fantástica. Sucessos como “Canoeiro”, “Ainda Bem Não Cheguei” e “Escravos de Jó” foram apresentados de maneira inovadora, tornando a roda ainda mais alegre e atrativa.

- 10/12 - Produção de 80 (oitenta) brinquedos, como vai-e-vem, bilboquê, vasinho para plantinhas, bolsinha e jarro para flores. As crianças levaram os brinquedos para casa e alguns foram selecionados para exposição na Feira de Tecnologias.


- 10/12 - Quatro jogos foram produzidos na oficina de jogos ambientais. Esses jogos serão expostos durante uma oficina que acontecerá na Feira de Tecnologias. Essa é uma ação do Projeto Caminho das Águas!

- 11/12 - Cine Pipoca no Cinema Meninos de Araçuaí.

- 12/12 - Bingo alternativo. Educadoras e crianças trouxeram e fizeram produtos alternativos para colocar no bingo. Foi muito divertido e todos saíram felizes.

- 13/12 - Durante a semana, o grupo Matematizando Ideias produziu roupas alternativas para as crianças que irão participar do desfile. As produções ficaram muito criativas! O desfile é uma maneira de expor, com inovação, aquilo que as adolescentes produziram, destacando a importância da reciclagem para toda a comunidade.

- 14/12 - Campeonato de Futebol e outras brincadeiras - queimada, casinha e vôlei.

- 14/12 - Ensaio de apresentações. As peças mais impactantes apresentadas ao longo do ano serão reapresentadas no encerramento das atividades do projeto.


Acontece
- 17/12 - Práticas sustentáveis na comunidade.

- Roda grande, com apresentações realizadas pelas crianças e Educadores - poesias, cantoria, teatro e percussão.

- As crianças divertem-se com os brinquedos que produziram nas oficinas.

- Produção de jogos ambientais para a Feira de Tecnologias.

- Ensaios com as crianças para apresentações de encerramento.

Acontecerá
- 18/12 - Feira de Tecnologias, promovida pelo Projeto Caminho das Águas. O Ser Criança também participará das atividades desenvolvidas.

- 19/12 - Avaliação final com as crianças sobre as atividades desenvolvidas durante o ano.

- 20/12 - Piquenique Alternativo, promovido pelas crianças e educadores. Todos degustarão alimentos saudáveis, como frutas, bolos, biscoitos, roscas, sucos, saladas de frutas, entre outros.

- 21/12 - Roda de encerramento das atividades com as crianças. Na oportunidade, trocamos cartas do Amigo Carinhoso.

- 28/12 - Avaliação final com a equipe de Educadores.

CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ|MG


Núcleo Olinto Ramalho


Aconteceu
- 03/12 - Doação de 30 (trinta) mudas de graviola, laranja, limão, jaca e acerola ao Programa “Uma Criança, Uma Vida.”

- 04/12 - 200 (duzentos) quilos de composto de insumos humano foram feitos pelas famílias das comunidades de Banco do Setúbal e São João do Setúbal. O objetivo é usar o composto em áreas degradadas.


- As Mães Cuidadoras, Lina Lucia, Maria de Fátima e Maria de Lourdes participaram do encontro sobre a saúde da mulher, realizado no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Araçuaí. Essas mães são da comissão e participam ativamente dos encontros, que tem como objetivo informar às mulheres sobre a prevenção correta de doenças sexualmente transmissíveis, valorizando o papel de cada uma delas dentro da comunidade. 40 (quarenta) pessoas de Araçuaí e municípios vizinhos estiveram presentes no evento.

- 06/12 - Confecção de 90 (noventa) metros de cerca viva, nas casas de Cida, Emilia, Eliana e Adaltiva. Usamos o mandacaru e a palma para proteger as casas contra a entrada de animais. Além disso, evitamos, dessa forma, a retirada de madeira nativa, contribuindo de maneira sustentável para a preservação da natureza.

- 10/12 - Oficina de beleza na creche da comunidade Banco do Setúbal, com a participação de 17 (dezessete) crianças. Na oportunidade, produzimos, juntamente com as crianças, suco de limão com erva–cidreira e um delicioso bolo de cenoura. Assim, as crianças aprendem a aproveitar os alimentos alternativos que estão no quintal de casa.

- 11/12 - Avaliação final com o grupo de Mães Cuidadoras e confraternização, realizada na casa de Dona Rosa de Lima, na comunidade Banco do Setúbal. Na oportunidade, fizemos a dinâmica da “caixa de bombom” e revelamos o Anjo. Finalizamos o dia com um delicioso almoço feito pelas mães.




Acontece
- Produção de mudas frutíferas com as crianças da comunidade São João do Setúbal, no viveiro de Maria de Fátima.

Acontecerá
- 21/12 - Oficina comunitária na casa de Lindaura, na comunidade Vargem João Alves, com a produção de torta de talos e detergente. Nesse encontro, o time de campo estará reunido para confraternizar juntamente com as famílias.

Núcleo Alfredo Graça

Aconteceu
- 04/12 - Atividade com as crianças no Centro Comunitário. As crianças brincaram de cantigas de roda, resgatando a cultura local. 30 (trinta) pessoas, entre crianças, jovens e adultos participaram da ação. Em roda, os participantes jogaram versos e cantaram cantigas com bastante alegria e entusiasmo.

- 06/12 - Discussão do texto “Carta Escrita em 2070”, com o grupo do Projovem e grupo Caminho das Águas.


“O texto fala, não do que vai acontecer no futuro, mas das consequências que já acontecem na atualidade e faz uma profunda crítica ao modo de vida das pessoas, mostrando, como o ser humano trata negativamente o meio onde ele vive. Minha compreensão final do texto é que deveríamos cuidar mais do meio ambiente, pois, vários serão os problemas decorrentes do abuso excessivo de fontes naturais, podendo causar até a extinção de qualquer forma de vida na Terra.”
Deise Pereira Batista - Mãe Cuidadora
Comunidade Alfredo Graça


- 10/12 - Doação de 15 (quinze) mudas frutíferas para o Projeto Sementinha, na comunidade Engenheiro Schnoor. Foram doadas mudas de acerola, figo, laranja e caju.

- 12/12 - Cinema Itinerante na praça da comunidade, com a exibição de “Kenoma”, filme com algumas cenas gravadas na comunidade.

- 14/12 - Criação de espaço agro florestal no quintal de Maria, Mãe Cuidadora, com plantio de mudas frutíferas, nativas e café sombreado.


Acontece
- Doação de mudas às famílias das comunidades. São doadas mudas frutíferas e de nim indiano.

- Produção de alimentos no PAIS - Produção Agroecologica Integrada e Sustentável -, no quintal de Isnaldo. O quintal produz hortaliças, como rúcula e alface. O excedente da produção é vendido na própria comunidade, aumentando a renda da família.


Acontecerá
- 21/12 - Confraternização com o grupo de Mães Cuidadoras e revelação de Amigo Oculto.



Núcleo Chapada do Lagoão

Aconteceu
- 01/12 - Inauguração da Casa de Sementes, em Itinga, na comunidade Caldeirão, com a participação das comunidades envolvidas e entidades parceiras. O encontro teve como objetivo principal relembrar a caminhada, que resultou na concretização da Casa de Sementes. Na oportunidade, festejamos a importância dessa construção para a vida dos agricultores da região.


- 04/12 - Entrega de oito rolos de arame para cercar as nascentes das comunidades Girau e Tesouras. O cercamento das nascentes é uma ação contínua, que fortalece a biodiversidade existente em torno da APA Chapada do Lagoão.

- 06/12 - Visita às nascentes de Sr. Isidoro e Dona Fatinha, na comunidade Girau. As nascentes foram cercadas em parceria com o projeto e os proprietários já relatam os resultados positivos dessa ação: a água está mais limpa e as nascentes não sofrem com o pisoteio de animais.

- 11/12 - Aquisição dos produtos caseiros feitos pelos agricultores da Chapada do Lagoão. Esses produtos complementarão o lanche que será servido na Feira de Tecnologias. Foram adquiridos ovos caipiras, goma (polvilho) e farinha de mandioca.

Acontece
- 17/12 - Produção de mudas frutíferas e nativas, para preservação das espécies características do cerrado da Chapada do Lagoão.


Acontecerá
- 24/12 - Doação de quatro mudas de pequi e duas mudas de araticum a Dona Fatinha, na comunidade Girau. As mudas do cerrado serão plantadas no Lagoão como garantia das espécies.

- 27/12 - Encontro com as famílias da comunidade Tesouras, para avaliação das atividades que aconteceram na comunidade durante o ano de 2012.
Núcleo Cruzinhas

Aconteceu
- 06/12 - Construção de canal de infiltração, nas casas de Sonia, Mãe Cuidadora da comunidade Mucambo, e Lidiane, Guardiã da Água no Palmital. O objetivo da ação é recuperar áreas degradadas.

- 10/12 - Produção de mudas no viveiro do quintal de Maria José, com a participação de 15 (quinze) crianças. Foram produzidas 180 (cento e oitenta) mudas de moringa, café e pinha. Na oportunidade, as crianças receberam mudas frutíferas para plantar em seus quintais, fazendo o reflorestamento. As crianças plantaram 18 (dezoito) mudas.

- 13/12 - Confraternização com o grupo de Mães Cuidadoras e Guardiões das Águas, realizada na casa de Janinha, Mãe Cuidadora. Durante o evento, revelamos o Amigo Oculto e avaliamos as atividades realizadas ao longo do ano.

Acontece
- 17/12 - Criação do espaço de agro floresta no quintal de Socorro, com o plantio de 11 (onze) mudas de café, jabuticaba e laranja. A proposta é diversificar a produção de alimentos, aumentando a geração de renda da comunidade.

- Oficina de composto de insumos humanos, na casa de Neidir, na comunidade Gangorrinha.

Acontecerá
- 21/12 - Confraternização com as crianças, na casa de Lidiane, na comunidade Palmital.

- 21/12 - Confraternização com crianças e adolescentes na comunidade Mucambo.



CAMINHO DAS ÁGUA - em foco

- Feira de Tecnologias, no quiosque. Dessa maneira, celebramos os avanços de 2012 e relembramos as tecnologias sociais aplicadas no dia a dia dos projetos. Contamos com a participação dos parceiros locais, projetos do CPCD e representantes das comunidades atendidas pelo Caminho das Águas.

SEMENTINHA - ARAÇUAÍ|MG


Comunidade Engenheiro Schnoor

Aconteceu
- 03/12 - Plantio de mudas na casa de Pedro Lucas, com a participação dos alunos do Projeto Tempo Integral, da professora Alexandra, da Escola Estadual José dos Santos Neiva. Na oportunidade, as crianças plantaram mudas de pitanga e acerola.



- 06/12 - Roda de contação de história, na casa de Dona Neném. As crianças ouviram várias histórias do passado. O encontro transformou-se em um momento de aprendizagem e envolvimento da comunidade, valorizando os Pontos Luminosos das pessoas.

- 11/12 - Apresentação, na roda, da história de “Chapeuzinho Vermelho”. As crianças representaram o conto, utilizando ilustrações feitas por elas mesmas.



- 13/12 - Grupo de produção na casa de Taís, com a receita de bolinho de mandioca. Participação de seis crianças.

Acontece
- 17/12 - Plantio de mudas frutíferas no quintal das crianças.

- Contação de história na casa das crianças.

Acontecerá
- 21/12 - Encerramento de atividades com contação de história, na casa de Felipe, com participação de todas as pessoas da comunidade.

COOPERATIVA DEDO DE GENTE


- FABRIQUETAS DE ARTESANATO - ARAÇUAÍ|MG -

Aconteceu
- 04 a 09/12 - Participação da Cooperativa Dedo de Gente na 23ª Feira Nacional de Artesanato, realizada em Belo Horizonte.

- Entrega de peças da Serralheria para a Feira de Artesanato.

Acontece
- Rodas semanais de avaliação do trabalho com a equipe do Comercial. Na oportunidade, discutimos as melhorias e planejamos as ações da equipe para o próximo ano.

Acontecerá
- Entrega da última produção do ano de todas as fabriquetas.

- Avaliação do trabalho de cada fabriqueta, inclusive o trabalho de Janinho, da Serralheria.

- Organização da equipe para o trabalho em janeiro.


- FABRIQUETA DE CULTURA -
CINEMA MENINOS DE ARAÇUAÍ

Aconteceu
- 30/11 a 07/12 - Circuito de Imagem, com a exposição da peça “Rua de Baixo” e lançamento do documentário “Debaixo do Rio e das Mulheres”. Logo após as sessões, que aconteceram às 19 horas, o público foi conduzido pelos fotógrafos Ana Clara Silva e Nilmar Lage, para visitarem a exposição de fotos de cada um deles. Ao todo, 286 (duzentas e oitenta e seis) pessoas estiveram presentes.

- Edição de vídeo do 1º Mostrar do IFNMG.

- Filmagens de depoimentos de Educadores do CPCD sobre o IQP.

- Produção de vídeo de recorte, feito pelos jovens bolsistas.

- Cine Clube, com Educadores do CPCD. O filme escolhido foi “Amor sem Fronteiras”.

Acontece
- Produção de novos vídeos de tecnologias do Projeto Caminho das Águas.

Acontecerá
- Inicio de edição dos vídeos de depoimentos - IQP.

- Sessão especial com a comunidade - exibição dos vídeos produzidos pelos jovens durante o ano.

- Produção de vídeo feita pelos jovens bolsistas. Tema: “Brinquedos”.

- 22 e 23/12 - Sessão de Natal, com exibição do filme “Os Pinguins de Madagascar - A Noite Toda Antes do Natal”.



- FABRIQUETA DE SOFTWARES - ARAÇUAÍ|MG -

Aconteceu
- Aprovação da arte do Calendário 2013 do Projeto Caminho das Águas.

- Aprovação da arte da faixa indicativa da Feira de Tecnologias do Projeto Caminho das Águas.

- Criação de novos layouts e proposta para reformulação do site do Cabana Raízes.

- Visita dos adolescentes e coordenador Yuri Hunas à Fabriqueta de Softwares.

- Inscrições para formação da Fabriqueta de Softwares - 2013.

- Envio do site EFA e do Portal Araçuaí Sustentável para aprovação da equipe do CPCD.

Acontece
- Criação da arte do Livreto de Tecnologias do Projeto Caminho das Águas.

Acontecerá
- Envio do Livreto de Tecnologias do Projeto Caminho das Águas para aprovação.


DEDO DE GENTE - em foco
- Avaliação e fechamento do ano com a confraternização da Equipe Dedo de Gente.

- Participação da equipe na Feira de Tecnologias do Projeto Caminho das águas.

SITIO MARAVILHA - ARAÇUAÍ|MG

Aconteceu
- 01/12 - Limpeza nas zonas 01 e 02, nos períodos quinzenais, usando a roçadeira. Dessa forma, facilitamos o trabalho de higienização e a vegetação triturada protege o solo, contribuindo com sua adubação e a umidade.

- 03/12 - Conclusão das caixas para depositar uma parte dos dejetos dos porcos. Esses dejetos serão usados no biodigestor.


- 03/12 e 10/12 - 330 (trezentos e trinta) quilogramas de alimentos e 15 (quinze) molhos de cebolinha foram entregues aos projetos Ser Criança e Ação Social. Esse alimento melhora a alimentação das crianças e idosos.



- 04/12 - As codornas iniciam a produção de ovos, melhorando a alimentação dos idosos e crianças atendidos pelo projeto.



- Manejo semanal no codornário e coelhário, para trocar a água dos bebedouros. A água usada na limpeza é aproveitada para irrigação do bananal.


- Plantio de culturas leguminosas, nos arredores do lago, para adubar o solo que foi compactado com a construção do tanque. Algumas culturas, como abobreiras, começam a produzir.


- 06/12 - Manejo na horta e adubação orgânica em oito mandalas. Plantaremos sementes de beterraba e cenoura.


- Criação de galinhas caipiras consorciadas com as de granja. Assim, melhoramos o plantel de aves, tornando-as mais resistente a doenças e adaptadas ao clima da região.


- 16/12 - Produção de 500 (quinhentas) mudas de nim indiano.

Acontece
- 17/12 - Aplicação da calda bordaleza nos pés das laranjeiras, para evitar fungos e outras doenças causadas pelo excesso de umidade.

Acontecerá
- 19/12 - Proteção no lago, usando arame farpado, evitando a entrada de vândalos no local.

Colaboração de...

Hélia Viviane Neiva, Luciana J. Prates, Regina Poluceno, Advete Santana S. Rodrigues, Ana Paula Aparecida Silva, Doralice Barbosa Mota, Simone Cecília M. da Mata e Diana Ribeiro