quarta-feira, 19 de setembro de 2012


SER CRIANÇA - ARAÇUAÍ|MG


Aconteceu 
- 03/09 -  Representação teatral da música “Lavadeira”. As crianças vestiram-se como os personagens da música e, com muita criatividade e alegria, encantaram a todos na roda. 

- 03/09 -  Realização de rodas individuais, com a intenção de incentivar os participantes a reconhecerem a importância do respeito ao próximo. Na oportunidade, foram lidos textos reflexivos, poesias e várias músicas foram cantadas, alegrando o ambiente. A partir dessas rodas, as crianças participam melhor das atividades, tornando o cotidiano do projeto mais tranquilo e prazeroso. 

- 04/09 - Construção de MDI - Maneiras Diferentes e Inovadoras - para a roda grande, favorecendo uma maior interação entre os participantes.  

- 04/09 - Clube do Vídeo com a equipe do CPCD. O filme exibido, “Uma Chance para Viver”, mostra a luta de um professor universitário, que tenta achar a fórmula certa para atrair o carinho e a atenção de seus alunos. 


- 05/09 - Oficina sustentável reaproveitando os retalhos. Os grupos “Matematizando Ideias” e “Borboleta Pequenina” confeccionaram lindos palhacinhos de pano. 



- 06/09 - Alunos e professores da Escola Estadual Leopoldo Pereira vieram conhecer o projeto e participaram da roda grande. Várias brincadeiras, cantoria e muita alegria animaram os presentes. Realizaremos na escola novas oficinas de música e percussão. 

- 10/09 -  Avaliação sobre as atividades desenvolvidas na cozinha. Fizemos alguns combinados para melhorar, cada vez mais, a qualidade da nossa alimentação. A roda foi muito produtiva; todos deram sugestões importantes.  


- 10/09 -  O grupo “Matematizando Ideias” participou da Cozinha Experimental e fez doce de mamão. Essa ação favorece a interação entre crianças e Educadores.  



- 31/09 -  Visita do grupo de alunos do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG. Os jovens vieram conhecer o CPCD e fazer um trabalho de pesquisa sobre nossos projetos. 


Acontece 
- 15/09 a 01/10 -  Viagem do Coro Meninos de Araçuaí a Barbacena para ensaiar e provar o figurino do espetáculo. Depois de duas semanas de ensaio, os jovens irão a São Paulo para apresentarem-se juntamente com Milton Nascimento. 

- 17/09 -  Oficina de percussão, com o Educador Yuri. Durante as oficinas, as crianças assistirão a vídeos-documentários sobre os instrumentos e o desenvolvimento de técnicas rítmicas. 


- Todos os dias, cada grupo é responsável por trazer, para a roda grande, algo que a deixe mais participativa e prazerosa. Assim, textos e histórias são contados. As músicas também alegram o momento.  



- Amigo Carinhoso é mais uma atividade bem aceita entre as crianças. Todas elas sentem-se à vontade para escrever bilhetes carinhosos, frases, poesias, músicas, rimas, entre outras coisas. A intenção é despertar a afetividade entre as crianças.  

Acontecerá 
- Reunião de planejamento e avaliação das atividades desenvolvidas - quinzenal e mensal. 

- 19/09 - Cortejo e apresentação dos bois Menino e Manhoso na Escola Estadual Manuel Fulgêncio. 

- 20/09 - Encontro de pais. Na oportunidade, trabalharemos o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA.  

SEMENTINHA - ARAÇUAÍ|MG



Comunidade Engenheiro Schnoor 

Aconteceu 
- 03/09 -  Passeio ao campo de futebol com as crianças para soltar pipas. Foram construídas 26 (vinte e seis) pipas. As crianças estavam animadas e transformaram o passeio em um momento mágico!  

- 05/09 -  Dia de Jogos, com os jogos “Árvore da Sorte” e “Bom de Bola”. Participação de 16 (dezesseis) crianças. 

- 06/09 - Visita de Edton Alves ao projeto Sementinha, para realização de uma oficina de dobraduras com as crianças. Foram feitos sapinhos, cisnes, uma gravata e um diamante. 

- 10/09 - Contação de história, à noite, na casa de Felipe, com a participação de 24 (vinte e quatro) pessoas, entre adultos e crianças. Todos estavam muito animados! 


- 12/09 -  Construção de uma casinha sustentável para as crianças com materiais reciclados. João, pai de Graziele, nos ajudou durante a realização da atividade. A casinha foi construída com madeira, garrafas PET e caixinhas de leite. 
  
Acontece  
- Roda de contação de história na comunidade. As algibeiras são expostas em pontos estratégicos - ruas, praças, embaixo de árvores. Assim, as crianças podem conhecer os contos “A Bela Adormecida”, “Cinderela”, “João e Maria”, “Maria Bruxinha”, “João e o Pé de Feijão”, “Rapunzel”, “Cachinhos Dourados, entre outros.  

- 17/09 - Atividades com jogos do Bornal de Jogos Ambientais. Acontecerá  

Acontecerá  
- 28/09 - Oficinas de brinquedo reciclado. 

SITIO MARAVILHA - ARAÇUAÍ|MG


Aconteceu 
- 03/09 -  Conclusão do 2° tanque do Sítio, com a proposta de aumentar a criação de peixes.



- 03/09 e 10/09 -  Entrega de 390 kg (trezentos e noventa quilogramas) de alimentos e 40 (quarenta) molhos de folhas, entre salsa, rúcula e cebolinha, ao Ser Criança e Ação Social. Dessa forma, contribuímos com uma alimentação saudável para as crianças dos dois projetos. 


- As Educadoras do CPCD de Araçuaí pintaram 30 (trinta) mandalas usando terra de tonalidades coloridas. Na oportunidade, o coelhário também foi pintado. Assim, o espaço fica mais bonito e atrativo para os visitantes. 



- Colheita de 12 kg (doze quilogramas) de figo para a Fabriqueta Dedo de Gente de Curvelo, para produção de doce em calda. 


- 04/09 - Cunicultura: criação de quatro coelhas e um coelho, com o objetivo de diversificar o plantel de pequenos animais. 


- As Educadoras Regina Poluceno e Luciana Jardim realizaram a oficina de “filetagem” de peixe, juntamente com a equipe do Sítio. A experiência tem como objetivo aumentar a quantidade de carne branca para as nossas crianças, já que o peixe é um alimento rico em nutrientes.  Ao todo, foram “filetados” 12 (doze) peixes da espécie tilápia. 


- 13/09 -  Visita de Luciano e Thamires, da instituição “Homens da Terra”, ao Sítio Maravilha. Na oportunidade, eles realizaram um passeio em toda a propriedade e conheceram as novas tecnológicas implantadas. 

- 15/09 - Montagem das pilhas de composto feito com bagaço de cana e esterco de vaca. 

- Continuação da construção da pocilga 

Acontece 
- 17/09 -  Podas nas plantas frutíferas e produção de 500 (quinhentas) mudas de figo. 

Acontecerá 
- 18, 25 e 27/09 - Transporte de bagaço de cana e esterco para o Sítio. 

- 29/09 - Adaptação dos 6000 (seis mil) alevinos no berçário. 

COOPERATIVA DEDO DE GENTE



- FABRIQUETAS DE ARTESANATO - ARAÇUAÍ|MG - 

Aconteceu 
- Rodas frequentes para avaliação do trabalho, com desenvolvimento de MDI – Maneiras Diferentes e Inovadoras - para os planejamentos. 

Acontece 
- Experimentação de novos produtos com o grupo da tinta de terra. 

Acontecerá 
- Inauguração da Sala de Vídeo e Biblioteca, no Artesanato. 


- FABRIQUETA DE CULTURA - CINEMA MENINOS DE ARAÇUAÍ 

Aconteceu 
- 13º Festival de Curtas de Belo Horizonte - exibição de filmes da Mostra Infantil, Animação, Mostra Minas, com a participação de algumas escolas estaduais. Público de 304 (trezentas e quatro) pessoas.  





- Sessão de Cinema com os alunos da Escola Estadual José Gonçalves. Assistimos ao filme “Os Pinguins do Papai”. Público de 131 (cento e trinta e uma) pessoas. 

- Cinema com os grupos de adolescentes e crianças do CREAS. Os visitantes conheceram o espaço do projeto, a história do cinema e assistiram aos filmes “A Rede Social” e “Os Pinguins do Papai”. Público de 65 (sessenta e cinco) pessoas. 

- Filmagem em São Paulo - os meninos do cinema fizeram a filmagem da oficina coordenada por Tião Rocha. Esta atividade faz parte do projeto CRIVO (Criança Violência Zero).  

- Clube do Vídeo com exibição do filme “Uma Chance para Viver”. Público de 15 (quinze) pessoas. 

Acontece 
- Produção de novos vídeos de tecnologias do Projeto Caminho das Águas. 

Acontecerá 
- 21/09 -  No aniversário da cidade, o Cinema receberá a visita do diretor Cláudio Assis. Na oportunidade, exibiremos seu mais novo filme em 35mm - “A Febre do Rato”. 



- FABRIQUETA DE SOFTWARES - ARAÇUAÍ|MG - 

Aconteceu 
- Participação dos Jovens da Fabriqueta de Softwares em evento no Rio de Janeiro - Insert, evento de design, que visa estabelecer a relação entre a arte, tecnologia, moda e cinema. 

Acontece 
- Cadastro de novos produtos na Loja Virtual da Dedo de Gente. 

- Finalização do layout do site da Organização Rezende. 

- Finalização do livreto sobre o banheiro seco, para o Caminho das Águas. 

- Finalização do layout do site da Escola Família Agrícola - EFA. 

Acontecerá 
- Sessão fotográfica para a empresa Organização 
Rezende. 

CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ|MG



Núcleo Cruzinhas 

Aconteceu 
- 03/09 - Plantio de mudas frutíferas e nativas, com a ajuda de 10 (dez) crianças, no quintal de Rosirene. Após o plantio, produzimos 100 (cem) mudas de graviola, acerola, café, entre outras. Juntos, avaliamos a importância do reflorestamento na comunidade. 

- 07/09 - Folia da Água na comunidade Cruzinhas. Saída da casa de Girlane, na comunidade Alferidor, em direção à Praça Central de Cruzinhas. Durante o cortejo, foram apresentadas peças teatrais que tratavam sobre os cuidados com o meio ambiente e árvores foram plantadas em locais estratégicos. Além disso, confeccionamos uma linda bandeira representando a água. 40 (quarenta) pessoas participaram do evento. Ao final, hasteamos a bandeira e servimos um delicioso lanche. 

- 10/09 - Oficina comunitária com as crianças, na casa de Socorro, com a produção de bolinhos feitos com as folhas da taioba. 15 (quinze) crianças participaram da atividade. Depois de prontos, os bolinhos foram servidos com suco de couve. De uma forma alegra e descontraída, mostramos aos envolvidos a importância de uma alimentação saudável.  


Acontece 
- 17/09 - Cercamento da nascente da casa de Zene. O objetivo é proteger a área do pisoteio de cavalos e pequenos animais. 

- Montagem da pilha de composto usando insumos humanos, na casa de Maria Aparecida, Laura e Sônia, todas da comunidade Mucambo. Aproximadamente, 50 (cinquenta) quilos de dejetos são usados para a compostagem.  

Acontecerá 
- 18/09 - Construção do fogão solar na casa de Eudes. A experiência está em fase de teste.  

- 20/09 - Análise das cisternas de placa deixadas nas comunidades Pequi, Taioba e Maranhão. Desejamos avaliar se as famílias estão cuidando corretamente dos seus reservatórios.   

- 28/09 - Montagem do filtro na casa de Zene, para filtrar a água da pia e a água barrenta do tanque.  



Comunidade Alfredo Graça 

Aconteceu 
- 03/09 - Reunião na comunidade de Alfredo Graça com as 14 (quatorze) famílias que serão beneficiadas com as caixas de captação de água da chuva. Na oportunidade, conversamos sobre a troca da moeda ambiental. 


- 04/09 - Gincana Ecológica, com a participação de 30 (trinta) pessoas, entre crianças, jovens e 
adultos. Foi emocionante ver as crianças recolhendo saquinhos de leite e garrafas PET pelas ruas da comunidade.  

“A prova para recolhermos os saquinhos de leite foi uma ótima ideia! Além de reciclar, estamos protegendo e cuidando do lugar onde vivemos. Aqui é nosso futuro; nosso lar verdadeiro.” 

Ketany - 11 anos 
Comunidade Alfredo Graça  


 - 06/09 -  Oficina para construção de filtro de purificação, realizada na casa de Alisson Marcos. A tecnologia será replicada em 105 (cento e cinco) casas. 


- 06/09 - Doação de 120 (cento e vinte) mudas ao Programa “Uma Criança; Uma Vida!”. Foram doadas mudas de goiaba, caju, acerola, graviola, jaca, laranja e limão. 

- 10/09 -  Cozinha Experimental, na Escola Brincando e Aprendendo, com a receita de brigadeiro de mandioca. Participação de 20 (vinte) crianças. 


- 11/09 - Oficina comunitária, em parceria com o programa Pro Jovem, com a participação de 30 (trinta) pessoas. Na oportunidade, experimentamos a receita de tapioca doce e salgada. 

- 14/09 - Folia da Água, com a participação de 110 (cento e dez) pessoas. Durante a Folia, as crianças apresentaram a peça teatral “Ensinando a Reciclar.” 


Acontece  
- Construção de 14 (quatorze) caixas de captação de água da chuva.




Acontecerá  
- 18/09 -  Oficina comunitária na casa da Mãe Cuidadora Marilda, com a receita de doce de leite 
cortado. 

- 24/09 - Oficina de filtro de purificação de água, na casa de Cleusa e Geise. 


Núcleo Olinto Ramalho 

Aconteceu 
- 04/09 - Festa simbólica na casa da aniversariante Antônia, com bolo, torta de verduras, cartinhas do Anjo e escalda-pé. Dessa forma, homenageamos as Mães Cuidadoras que fizeram aniversário nos meses de julho e agosto. Essa é mais uma tecnologia que aumenta a autoestima do grupo, oferecendo às Mães um momento único de comemoração.  



“É a primeira vez que ganho um bolo de aniversário. Estou muito feliz! Agradeço ao projeto e ao grupo de Mães Cuidadoras pela oportunidade”  


Armelina Campos - 50 anos  
 Mãe Cuidadora - Núcleo Olinto Ramalho


- 06/09 -
 Pintura com tinta de terra nas cisternas de placa de Maria de Lourdes e Ilda, da comunidade São João do Setúbal. Desenhamos o “pezinho”, símbolo do Projeto Caminho das Águas. As cisternas ficaram lindas! 

  
- 11/09 - Entrega de 60 (sessenta) mudas frutíferas e nativas ao Projeto PAIS, nas comunidades Vargem João Alves e São João do Setúbal. 
- Entrega de 17 (dezessete) porcos às famílias beneficiadas com o PAIS. O objetivo é aumentar a geração de renda das famílias. 


- 12/09 -  Visita de Luciano e Thamires, representantes da instituição “Terra dos Homens”, à comunidade São João do Setúbal. Na casa de D. Lia, os visitantes participaram, no período matutino, da Pedagogia do Biscoito e construção de mandalas usando garrafas PET. À tarde, eles visitaram o viveiro de mudas e o Projeto PAIS, na comunidade Vargem João Alves. Em seguida, participaram de uma oficina comunitária com mais 17 (dezessete) pessoas. Na oficina, houve a produção de bolo de cenoura, suco de couve e “pomada milagrosa”.   


- Dia a dia, os moradores do Núcleo Olinto Ramalho apropriam-se das tecnologias e utilizam o composto de dejetos. Na casa de D. Lina, na comunidade Vargem João Alves, já foram usados 30 Kg (trinta quilogramas) de adubo - feito com insumo humano - em 15 (quinze) mudas frutíferas. A família notou que as plantas melhoraram com o novo adubo. 


Acontece 
- Montagem das pilhas de composto usando insumo humano, nas casas de Tereza Barbosa e Ana, na comunidade Banco do Setúbal. Posteriormente, o adubo será usado em áreas degradadas. 



- Pintura com tinta de terra nos banheiros secos  de Maria Vanda, na comunidade Nossa Senhora 
Aparecida, e de Iralice Guedes, na comunidade Banco do Setúbal.  

Acontecerá 
- 21/09 - Gincana Ambiental com as crianças. A gincana será realizada no campo de futebol da casa de Lina. 

- 24/09 -  Cinema Itinerante na Igreja da comunidade São João do Setúbal. O filme exibido será “Tapete Vermelho”.  

- 30/09 - Folia da Água, no Banco do Setúbal, com a participação de Josino. Na oportunidade, as 
crianças apresentarão peças de teatro, poemas serão declamados e 30 (trinta) mudas de nim indiano serão distribuídas à comunidade.  


Chapada do Lagoão 

Aconteceu 
- 04/09 -  Visita em uma área de APP no Lagoão, juntamente com a Polícia Ambiental e alguns representantes do Grupo Gestor da APA. O objetivo da visita foi avaliar a área de 6 hectares, onde foi ateado fogo ilegalmente.  

- 06/09 - Reunião nas Tesouras de Cima com as famílias, para planejamento das ações conjuntas que irão acontecer na Casa de Sementes. 17 (dezessete) pessoas, entre agricultores e agricultoras locais participaram do evento. Neste dia, escolhemos os responsáveis pela coordenação da casa. Salete, Edy Carlos e Vanderley foram os agricultores escolhidos.  

- 07/09 - Visita às famílias para entrega de material para cercamento das nascentes. É grande o número de agricultores que nos procuram com o interesse de cercar suas nascentes. Dessa vez, mais de 15 (quinze) bolas de arame foram entregues aos interessados. 
  
- 08 a 12/09 -  Construção da barragem na comunidade Tesouras de Cima, usando trator de esteira para fazer a escavação. Sr. Zezé ajuda-nos muito no acompanhamento da atividade. As famílias estão eufóricas e acreditam que logo terão água em maior quantidade.


- 10/09 -  Construção de adobes nas casas de Edy Carlos e André, na comunidade Tesouras de Cima. Esses adobes serão usados para construir os banheiros secos - tecnologia que, aos poucos, é implantada no Lagoão, melhorando a qualidade de vida das pessoas.   

- 13/09 - Reunião com a coordenação da Casa de Sementes para organizar a forma de funcionamento do local. O encontro aconteceu na casa de Salete, na comunidade Tesouras de Cima. 


- 14/09 - Reunião da APA com representantes do Grupo Gestor e entidades locais, para a construção do Plano de Manejo da APA. Dentro das ações a serem feitas, realizaremos, com as famílias, reuniões e oficinas para ensinar a forma certa de coletar o pequi na época de sua produção.  


Acontece 
- Visita às famílias da comunidade Taioba para realização dos cadastros Arassussa e roda de conversa sobre a possibilidade da construção dos banheiros secos na comunidade.  

Acontecerá 
- 19/09 - Visita às nascentes na propriedade de Evandro Guedes, na comunidade Calhauzinho das Neves.  

- 26/09 - Cinema Itinerante na comunidade Santa Luzia do Tombo. O filme exibido será o “Auto da Compadecida”.  

CAMINHO DAS ÁGUA - em foco -



- Término da pintura com tinta de terra na Casa de Sementes, na comunidade Tesouras de Cima. 16 (dezesseis) pessoas participaram da atividade. 

As pinturas com a terra deixam os espaços mais harmônicos. Até a Casa de Sementes de Sr. Valteir, no município de Itinga, já foi pintada. O espaço foi todo decorado com as cores naturais da terra.  


Colaboração de...


Hélia Viviane, Luciana Jardim, Regina Poluceno, Advete Rodrigues, Ana Paula, Ana Paula Araújo, Ana Paula Silva, Dora e Simone Cecília.