sexta-feira, 20 de julho de 2012


CAMINHO DAS ÁGUAS - ARAÇUAÍ

Núcleo Olinto Ramalho

Aconteceu
- 01/07 -
Construção do 2º filtro de purificação de água na casa de Lina, na comunidade Vargem João Alves. A oficina foi ministrada pelo Sr. Miro Barreto e contou com a participação do grupo de Mães Cuidadoras, além de quatro pessoas da comunidade que já possuem cisternas de placas. Para fazer a montagem, foram usadas pedras de tamanhos diferenciados, areia, funil e um pedaço de sombrite. Todo esse material foi encontrado na própria comunidade.
 
- Oficina comunitária com a produção de doce de coco na casa de Emilia, com a participação de 17 (dezessete) pessoas. A comunidade doou 20 (vinte) litros de leite e 05 (cinco) cocos. A produção foi dividida entre os participantes.
 - 10/07 - Visita da educadora Juliana Jardim, estudante de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, à casa de Lina Lúcia. Juliana veio participar das práticas de permacultura que são realizadas nos quintais. Na oportunidade, a educadora presenciou a montagem da pilha de composto feito de insumos humanos e a fabricação de biofertilizante e repelente.

Acontece
- Montagem do 3º e 4º filtro de purificação de água na casa de Rosa e Fatinha, na comunidade Banco do Setúbal.


 - Reaplicação da 5ª Tecnologia Social PAIS - Produção Agroecológica Integrada Sustentável, realizada na casa de Lina Lúcia, em Vargem João Alves.

- 17/07 - Oficina da Feira Econômica Solidária. A atividade foi realizada na creche da comunidade Banco do Setúbal e contou com a participação do grupo de Mães Cuidadoras.

Acontecerá
- 23/07 -
Análise das cisternas de placas e do Rio Setúbal, na comunidade São João.
 
- 26/07 - Oficina de fibra de bananeira, na casa de Emilia, na comunidade Olinto Ramalho. Na oportunidade, a Mãe Cuidadora Fatinha ensinará a fazer um lindo suporte de panela.

Núcleo Alfredo Graça

Aconteceu
- 02/07 -
Feira Solidária com o grupo de Mães Cuidadoras e Guardiões das Águas, realizada no Centro Comunitário. Na feira, pode-se trocar a moeda social, que substitui o dinheiro formal, permitindo a criação de um novo mercado onde produtores e consumidores satisfazem mutuamente suas necessidades sem o uso do dinheiro.
 
- 04/07 - Atividade com as crianças no Centro Comunitário, com o jogo “Moeda Ambiental”. 12 (doze) crianças brincaram e aprenderam um pouco mais sobre práticas de permacultura e sustentabilidade.

- 05/07 - Pedagogia do Biscoito com alunos da Escola Municipal Brincando e Aprendendo. Participação de 18 (dezoito) crianças.


 - 11/07 - Roda de viola na comunidade de Alfredo Graça, com a participação do grupo de batuque da comunidade Córrego das Velhas. 112 (cento e doze) pessoas estiveram presentes. Na oportunidade, o grupo de jovens apresentou danças e músicas da cultura local.
 
- 16/07 - Produção de mudas nos mini-viveiros. Dessa forma, podemos arborizar a comunidade, realizar trocas com outros núcleos e doar mudas ao Programa “Uma Criança, Uma Vida”.
 
Acontece
- 17/07 -
Cinema Itinerante em Alfredo Graça. Exibição do filme “Lanterna Verde”.
 
Acontecerá
- 18/07 e 19/07 -
Oficina de monitoramento da água na comunidade de Alfredo Graça.
 
- 23/07 - Construção de viveiro comunitário no Quintal Maravilha de Maria Aparecida.


Núcleo Cruzinhas

Aconteceu
- 01/07 -
Mães Cuidadoras e Guardiões das Águas analisaram a água de cinco cisternas de placas e três reservatórios de água que abastecem as famílias e os animais da comunidade Palmital. Felizmente, a água analisada não apresentou contaminação.

- 03/07 - Atividade com os jogos da Algibeira Ambiental, realizada no quintal de Maria José, na comunidade Palmital. As 10 (dez) crianças presentes aprenderam de forma divertida a importância da preservação ambiental.


- 08/07 - Dia da Reciclagem com as crianças da Escola Professora Maria Gema. Os alunos trocaram todo o material recolhido por mudas frutíferas.
 
- 16/07 - Roda de viola na Casa de Farinha da comunidade Palmital, com a participação do sanfoneiro Luiz, da comunidade Alfredo Graça. 100 (cem) pessoas participaram do evento. Depois da roda, o time de campo apresentou teatros e recitou poemas.
 
Acontece
- 17/07 - Reaplicação do apiário na casa de Delma, na comunidade Mucambo. O objetivo é gerar renda às famílias envolvidas.
 
Acontecerá
- 18/07 - Montagem do filtro de purificação de água na casa de Zene, na comunidade Pequi.
 
- 23/07 - Oficina comunitária com a produção de sabão e xarope caseiro.

EFA - Escola Família Agroecológica de Araçuaí

Aconteceu
- 03/07 -
Roda de conversa com alunos das turmas do 2° e 3° ano do Curso Técnico de Agricultura. Na oportunidade, discutimos propostas de ações conjuntas, que serão aplicadas nas comunidades onde os alunos atuam.


- 05/07 - Seleção dos livros para montagem das Algibeiras Educativas que serão disponibilizadas à EFA. Os livros, cartilhas e apostilas abordam os cuidados e ações que podem ser feitos com o solo, água, animais, sementes e a vida como um todo.
 
Acontece 
- Participação dos alunos nas atividades do Sitio Maravilha, com objetivo de aprofundar seus conhecimentos em práticas alternativas de cuidado com o meio ambiente. Essa semana, o Sitio conta com o trabalho de três estagiárias.
 
Acontecerá 
- 26/07 - Visita à casa do aluno Breno Ramalho, na comunidade Vagem João Alves. No encontro definiremos algumas práticas de permacultura iniciando as construções dos Quintais Maravilha nas casas dos alunos.

Núcleo Chapada do Lagoão

Aconteceu
- 03/07 a 06/07 -
Encerramento das construções das caixas de captação de água da chuva na casa de Lucas e Dona Terezinha, na comunidade Lapinha. As famílias beneficiadas já iniciaram a troca da “moeda ambiental” reutilizando as garrafas PET que estavam no quintal e realizando pinturas com tinta e terra.

 - 10/07 - Visita às nascentes de Sr. Martin e Cristovão para filmar imagens que serão usadas no vídeo “Caminho das Águas”.

- 12/07 - Pintura com tinta de terra no banheiro seco da casa de Sidinália. Ela usou a terra branca para deixar as paredes mais bonitas!

Acontece
- Mutirão de moradores da comunidade Tesouras de Cima para encerramento do trabalho manual feito no local da construção da barragem comunitária. O grupo “levanta” as paredes de cimento que sustentarão o aterro feito com o trator.

Acontecerá
- 18/06 - Construção de adobe natural na casa de Sr. Antônio, na comunidade Santa Rita de Cássia. Os adobes serão usados para construir o banheiro seco que tem como objetivo economizar água e, ao mesmo tempo, aproveitar os resíduos sólidos como adubo orgânico, evitando a contaminação do meio ambiente.
 
- 19/07 - Cinema Itinerante na comunidade Tesouras de Cima. Exibição do filme “Menino da Porteira”.
 
- 25/07 - Cercamento das nascentes de Iran e José Vaqueiro, na comunidade Jacuba. Quatro bolas de arame e três quilogramas de grampos foram entregues às famílias para proteger as nascentes do pisoteio de animais e recuperar a vegetação nativa.



CAMINHO DAS ÁGUA - em foco -

Aconteceu
- Visita da equipe do Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas - CAA - aos projetos do CPCD, para conhecer as ações realizadas, trocar experiências e articular maneiras eficientes que fortaleçam a vida do homem no campo.
 
- Visita dos educadores peruanos Pedro e Daniel aos projetos do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento. Durante duas semanas, os visitantes conheceram nossas atividades e ficaram impressionados com os resultados alcançados. A intenção é levar ao Peru o modelo aprendido no CPCD e aplicá-lo nos projetos sociais desenvolvidos pelo país.

SER CRIANÇA - ARAÇUAÍ|MG

Aconteceu
- 30/06 -
Quintal Maravilha na casa da educadora Paula, com a participação dos peruanos Daniel e Pedro. Na oportunidade, construímos um canteiro para plantio de ervas medicinais, um laguinho e bordadura com garrafas PET nas plantas frutíferas.


- 02/07 - Té, nossa Mestra da cozinha, animou a roda grande ensinando a cantiga da “Nega do Mané Joaquim”. Té aprendeu essa canção com sua mãe e quis ensiná-la à criançada.
 
- 04/07 - Oficina de brincadeiras na Praça do Fórum, com a participação de crianças e adolescentes. Os participantes brincaram de casinha, jogaram vôlei, futebol, pularam corda e usaram os jogos dos bornais da Aprendizagem e Ambiental.

- 05/07 - Em mais um encontro, os pais apreciaram o trabalho realizado com as crianças durante o último mês. Numa roda de avaliação, as crianças tocaram viola e tambores, cantaram e apresentaram danças culturais e teatros ambientais. O encontro foi muito rico e os pais ficaram orgulhosos com o resultado.
 
- 06/07 - Roda com muita cantoria, batuque, brincadeiras e alegria. O Educador Yuri também deu um “show”, contando piadas e histórias.

- 07/07 - Eloísa, Socióloga, especialista em Economia Sustentável e professora da Universidade de Buenos Aires, e Lolita, professora da Universidade Federal de Lavras, vieram conhecer os projetos do Araçuaí Sustentável. Na oportunidade, elas participaram de uma Feira promovida pelos Educadores do CPCD. Essa feira tem como objetivo despertar nos grupos a economia solidária, estimulando o uso de moeda social.


 -14/07 - Reunião de Educadores para programação da Colônia de Férias. O tema deste ano será “Colônia Ambiental”.
 
- 14/07 - Primeiro jogo dos meninos do Projeto Ser Criança pelo Campeonato Copa Escola, promovido pela Prefeitura Municipal. O jogo aconteceu no Ginásio Poliesportivo de Araçuaí.

Acontece 
- O grupo Furundum ensaia o texto “Céu de Passarinho”, de Carlos Brandão. O texto poético e ambiental fará parte das atividades desenvolvidas na Colônia de Férias.
 
- Construção de pipas com os grupos “Estrelar” e “Rouxinol”.
 
- O futebol está cada vez mais animado! As crianças brincam mais e brigam menos, aprendendo maneiras diferentes de jogar o futebol reverso, cumprindo melhor os combinados e divertindo-se com prazer.
 
- O trabalho com Josino proporciona maior interação e apropriação das crianças pela cultura popular. Meninos e meninas gostam de tocar, dançar e cantar batuques, repentes, cantigas, sempre trazendo inovação às rodas.

- Roda de avaliação sobre o futebol, realizada às sextas-feiras. Durante a roda, os participantes pontuam os avanços e as dificuldades da semana, sempre melhorando a atividade.
 
- Treino dos meninos do Futebol para o Campeonato Copa Escola de Araçuaí.
 
- Desenhos feitos pelas crianças para ilustrar as receitas sustentáveis que farão parte do Livreto de Receitas do Projeto Arassussa.

Acontecerá
- 17 a 27/07 - Colônia de Férias. Algumas atividades serão desenvolvidas na Rua Olaria, adotada pelo projeto no bairro Esplanada.

SEMENTINHA - ARAÇUAÍ|MG

Engenheiro Schnoor
 
Aconteceu
- 02/07 - Apresentação de teatro na roda – “Chapeuzinho Vermelho”. Participação de quatro crianças.
 
- 04/07 - Piquenique com os grupos “Arco-Íris” e “Estrelinha”, realizado nas margens do Rio Gravatá, com participação de 33 (trinta e três) crianças. Durante a atividade, conversamos sobre a preservação do meio ambiente.
 
- 05/07 - Oficina de brinquedos reciclados com a professora Alexandra e os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual José dos Santos Neiva. 30 (trinta) alunos confeccionaram bilboquês, vai-e-vem, porta-retratos de revista, entre outras peças.
 
Acontece
- Oficina de reciclagem. Com os materiais recolhidos na comunidade, as crianças constroem brinquedos, mandalas e produzem mudas. Através dessa atividade, é possível ensiná-las práticas de redução do lixo.
 
Acontecerá
- 18/07 - Produção de mudas com as crianças no mini-viveiro do projeto.
 
- 26/07 - Piquenique com as crianças na casa de Maria Thereza.

SITIO MARAVILHA - ARAÇUAÍ|MG

Aconteceu
- Curso de apicultura, ministrado por Geilsom, instrutor do Senar, com a participação de sete agricultores. O objetivo é capacitar os agricultores para reaplicar as técnicas em suas comunidades, promovendo a geração de renda. Durante o curso, foram implantadas no Sítio 11 (onze) caixas para o criatório de abelhas.


- Produção de 10m³ de composto, com objetivo de adubar toda área do Sitio, melhorando o solo.
 
- 02/07 e 09/07 - 484 (quatrocentos e oitenta e quatro) quilogramas de alimentos, 69 (sessenta e nove) molhos de hortaliças e nove cocos foram entregue a Ação Social e Projeto Ser Criança. O objetivo é melhorar a qualidade da alimentação das crianças e idosos.



- Visita de cinco canadenses ao Sítio Maravilha, com objetivo de conhecer o Centro de Permacultura do Vale do Jequitinhonha.


Acontece
- Continuação da construção do “coelhário”.
 
- Plantio em 10 (dez) mandalas de beterraba, cenoura, alface e rúcula.
 
- Transporte de esterco de vaca para fazer composto orgânico.
 
- Produção de 200 (duzentas) mudas de figo.

COOPERATIVA DEDO DE GENTE

- FABRIQUETAS DE ARTESANATO - ARAÇUAÍ|MG -

Aconteceu
- Criação de novas peças na Fabriqueta Serralheria.
 
- Participação na Feira UNILAR, realizada no Minas Centro, em Belo Horizonte, Minas Gerais.
 
- Participação no encontro de Jovens Cooperados de Minas, promovido pela OCEMG.
 
Acontece
- Roda, todas as segundas-feiras, para avaliação do trabalho e formação continuada dos jovens.
 
- Roda, todas as sextas–feiras, com a equipe comercial, para avaliação, conhecimento e acompanhamento das entregas.
 
- Montagem da sala de vídeo e biblioteca.
 
Acontecerá
- Visita ao Presídio Doutor Carlos Vitoriano para conhecer o trabalho dos artesãos.


- FABRIQUETA DE CULTURA -
CINEMA MENINOS DE ARAÇUAÍ

Aconteceu
- Produção do vídeo “Um Abraço Pela Infância Sem Violência”.
 
- Sessão de vídeo com os alunos da Escola de Virgem da Lapa, com um público de 84 (oitenta e quatro) pessoas. Filme exibido: “Força G”.
 
- Finalização do vídeo-propaganda “Caminhos das Águas”.

- Roda de conversa para realização de futuras parcerias e oficinas com o Projeto Olhar em Foco, de Virgem da Lapa.

- Lançamento do catálogo e documentário dos artesãos do Presídio Doutor Carlos Vitoriano. As peças produzidas serão expostas.

Acontece
- Produção de roteiro de vídeo-tecnologia “Caminhos das Águas”.

Acontecerá
- Cine Clube de férias com jovens cooperados e amigos.

- Captação de imagens na Escola Família Agrícola – EFA - para produção de vídeo.

- Gravação de spot educativo para a Rádio Arassussa.

- Produção de vídeo-tecnologia do Projeto Caminho das Águas.


- FABRIQUETA DE SOFTWARES - ARAÇUAÍ|MG -

Aconteceu
- Criação do Calendário de Frutas para o Caminho das Águas.

- Finalização do folheto explicativo sobre o Banheiro Seco.
 
- Entrega do Portal Araçuaí Sustentável.

Acontece
- Criação de um folder para o Sítio Maravilha, mostrando à comunidade as tecnologias desenvolvidas no Sítio.

- Criação de banner e flyer virtuais para a Cooperativa Dedo de Gente.

- Organização de conteúdo e estudo do InDesign para novas diagramações do livro da C&A.

Acontecerá
- Criação de um Livreto de Receitas com várias receitas populares e sustentáveis.

- Planejamento de criação do site da EFA.

- Manutenção do site da 1ª Mostrar.


DEDO DE GENTE - em foco -

Acontecerá
- Cine Clube de Férias com jovens da Cooperativa e amigos.

- Comemoração dos aniversariantes dos meses de janeiro a junho.

EM FOCO

Aconteceu
- 01/07 - Recebemos a visita de dois educadores peruanos, Pedro e Daniel. Durante quatro dias, ficaram hospedados no Sítio Maravilha. Eles vieram conhecer o Centro de Permacultura e demais atividades desenvolvidas pelo CPCD. Participaram de uma roda de avaliação com os educadores dos projetos Ser Criança e Caminho das Águas.
Dessa forma, também pudemos conhecer um pouco dos trabalhos sociais desenvolvidos no Peru.

Colaboração de...

Hélia Viviane, Luciana Jardim, Regina Poluceno, Edilúcia Luiz, Advete Rodrigues, Ana Paula, Diana Ribeiro, Dora e Simone Cecília.